quinta-feira, 8 de abril de 2021

Júpiter em aquário age como se estivesse exaltado (em câncer)?

Já que Júpiter finalmente ingressou aquário e há pessoas em dúvida sobre os resultados desse posicionamento, vou aproveitar para esclarecer a afirmação controversa de Varāhamihira (século V) que é causa de tais dúvidas. Basicamente, ele diz o seguinte:

"Júpiter em aquário produz os mesmos resultados de Júpiter em câncer. – Bṛhat Jātaka"

Ou seja, ele afirma que Júpiter em aquário age como exaltado. Mas veja agora o que o próprio Varāhamihira diz sobre Júpiter em câncer:

"...será abençoado com joias, filhos, riqueza, esposa, poder, inteligência e confortos. – Bṛhat Jātaka"

Em tese, seria isso que Júpiter em aquário ofereceria, mas o problema é que na prática os resultados de um Júpiter em câncer são muito distintos dos de Júpiter em aquário, o que fica ainda mais claro quando comparamos os resultados desses em ângulos. Mas nem será o caso de fazer isso aqui. Vamos apenas comparar o que outros autores dizem sobre ambos os posicionamentos, a começar por Júpiter em câncer:

"Aquele que possui Júpiter em câncer será um erudito, belo, alguém altamente instruído, caridoso, de uma natureza benevolente, muito forte, famoso, possuirá grãos em abundancia e riquezas. Além disso, será veraz e dado a realizar penitências, terá filhos longevos, será honrado por todos, um rei, terá uma profissão distinta e será apegado a seus amigos. –Sārāvalī"

“O indivíduo com Júpiter em câncer adquirirá uma grande variedade de riquezas e seu trabalho progredirá bem. Ele será bem versado nos śāstras, assim como em diferentes artes, se mostrará um orador astuto, talentoso e possuirá cavalos e elefantes. – Mānsagari"

"Aquele que nasce com Júpiter em câncer será sábio e terá muitos filhos. – Jātaka-pārijāta"

Já em relação aos resultados de Júpiter em aquário, os autores posteriores à Varāhamihira dizem o seguinte:

“Aquele que nasce com Júpiter em aquário será um fofoqueiro, mau comportado, terá interesse por empregos cruéis, será chefe de seu povo, mas apegado a homens vulgares, malicioso, miserável, sofrerá com doenças, violará a cama dos mais velhos e se provará desprovido de inteligência e virtudes. – Sārāvalī"

"O nascido com Júpiter em aquário será doente, terá uma inteligência insuficiente, será destituído, possuirá um corpo frágil e se mostrará desafortunado. Ele sofrerá com problemas estomacais e dentais. - Mānsagari"

"…será entregue ao desfrute. – Jātaka-pārijāta"

Quando Júpiter ocupa aquário ele está em signo amigo ou inimigo a depender da distância de Saturno em relação ao mesmo, ao passo que em câncer ele se situa na sua exaltação, a melhor posição para Júpiter.

Em termos matemáticos e puramente representativos, seguindo a perspectiva de Parāśara, um graha em signo amigo detém apenas 15 pontos de 60, em signo inimigo a pontuação cai para 4, ao passo que um graha em signo de exaltação detém a pontuação máxima de 60. Portanto, Júpiter em câncer é incomparavelmente mais forte do que em aquário, que por sinal ainda se trata de um signo maléfico, o que predispõem Júpiter a ter a sua natureza corrompida pela natureza ríspida, obscura, tola e fria de Saturno.

Certa vez li e já nem me lembro onde, que a razão de Varāhamihira ter atribuído efeitos de exaltação a Júpiter em aquário seria o fato de Júpiter estar se distanciando de capricórnio, o seu signo de debilitação, o que lhe daria novo fôlego e força ascendente. Os astrólogos clássicos chamam esse fenômeno de arohiṇī, ou movimento ascendente, onde o graha se desloca do signo de debilitação ao signo de exaltação. Porém, essa explicação é insuficiente, visto que se fosse assim teríamos de atribuir a Sol em escorpião, Lua em sagitário, Marte em leão, Mercúrio em áries, Saturno em touro e Vênus em libra os mesmos resultados de quando ocupam suas exaltações, o que não é verdadeiro e, inclusive, é irracional, pois o graha só ganha força em arohiṇī quando está no signo ou decanato (alguns são mais exigentes em relação a isso) que precede o de sua exaltação. É necessário que o graha esteja muito próximo de sua exaltação para ser considerado forte, o que não ocorre com Júpiter em aquário, o qual dista seis signos de câncer.

Varāhamihira jamais exageraria a regra do movimento ascendente a tal ponto, portanto, é difícil de entender o que o levou a afirmar que Júpiter em aquário agiria como exaltado. A minha conclusão a respeito disso é de que ele simplesmente fez uma afirmação exagerada e imprecisa, já que na prática eu não vejo Júpiter em aquário agindo como exaltado. Pelo contrário, vejo muito do que os autores posteriores à Varāhamihira citam a respeito desse posicionamento e que não é de forma alguma um exagero, pois trata-se de um Júpiter em signo de Saturno, um krūra-graha (maléfico), o que aponta para uma certa degeneração de seus significados essenciais, já que ele é um graha benéfico.

Claro que não estou aqui generalizado os resultados de Júpiter em aquário. Todo posicionamento pode se manifestar de formas diversas, fora o fato de ser absolutamente dependente das outras configurações do mapa. No caso de Júpiter, ainda devemos lembrar que ele permanece um ano inteiro em um signo, logo achar que todos que vão nascer no ano em que Júpiter ocupa aquário serão tolos, desafortunados e vis é no mínimo absurdo. Ainda assim, é óbvio que Júpiter em aquário, analisado isoladamente, é uma posição muito mais desfavorável do que favorável, e o que dizer então de compará-lo a um Júpiter exaltado? Longe disso, pois está mais próximo de um Júpiter debilitado (em capricórnio) do que exaltado, até mesmo astronomicamente.

 

oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário