No Brihat Parasara Hora Sastra, Maitreya pede instrução a
Parasara referente aos Dashas (sistemas de predição), e o mesmo responde:
Cp. 46 - Verso 2-5. Ó Brahmin! Dashas
são de muitos tipos. Entre eles Vimshottari é o mais apropriado para a
população geral.
Em um
trecho de um dos versos seguintes ele também diz:
Verso
12-14. Em Kali yuga o tempo de vida natural de um ser humano é geralmente
tomado como 120 anos. Portanto o Vimshottari Dasha é considerado o mais
apropriado e o melhor dentre os Dashas.
O
Vimshottari Dasha é o Dasha mais utilizado na Jyotisha, podendo ser aplicado em
qualquer caso. Ele segue uma ordem natural de períodos, cada um com um número
específico de anos, estes se estendem da seguinte forma:
Ketu
(7)-Vênus (20)-Sol (6)-Lua (10)-Marte (7)-Rahu (18)-Júpiter (16)-Saturno (19)-Mercúrio
(17)
Porém,
sendo baseado nas Nakshatras (que possuem a mesma ordem de regências
planetárias), a ordem do Vimsottari vai depender da posição da Lua natal. Logo,
se a Lua ocupa Krttika na constelação de Touro, o Vimshottari irá começar a
partir do Dasha do Sol, pois Krttika é regida pelo Sol. Se ocupar Revati na
constelação de Peixes, então Mercúrio irá reger o primeiro Dasha, assim segue.
Deve-se nestes casos analisar quanto da Nakshatra a Lua percorreu e remover
esta porção do número de anos, cálculo este que não será explicado aqui.
Determinado
o Mahadasha (grande período) que iniciará o Vimshottari, podemos desmembrar
este Mahadasha em 9 sub-períodos conhecidos como Antardashas (períodos
interiores). Visto que cada Mahadasha tem um número específico de anos de
duração, os Antardashas serão divididos na mesma proporção, logo Vênus que
possui o mais longo período de 20 anos ficará com 1/6 da duração do Mahadasha.
Desta forma se procede, podendo dividir mesmo o Antardasha em períodos menores,
os Pratyantardashas (períodos adjacentes) e assim segue sucessivamente em
divisões cada vez menores, o que nos dá um total de 6 divisões possíveis
indicadas por Parasara: Maha, Antar, Pratyantar, Sookshma, Prana e Deha Dashas.
A
princípio é recomendado que se utilize apenas o Maha e Antardasha junto dos
trânsitos e que posteriormente se incorpore também o Pratyantardasha para um
timming mais preciso dos eventos. Neste caso, deve-se ter o horário acurado de
nascimento, pois do Pratyantardasha em diante qualquer mudança sutil no horário
mudará o início e fim de cada período. Por conta disto muitos astrólogos vão
até no máximo o Pratyantardasha, o que é inclusive natural, visto que
determinar o que ocorrerá a partir daí já fica bastante difícil e exige o
horário exato do nascimento, o que só se dá por retificação geralmente.
Interpretação de acordo com Parasara
Para
interpretar o Vimshottari Dasha, Parasara dá inúmeras e muito preciosas dicas.
No Capítulo 47, assim como do 52 ao 63 do BPHS, Parasara se dedica a descrever
os efeitos de cada Dasha em suas diferentes divisões (Maha, Antar, Pratyantar
etc). Mas basicamente, há alguns padrões gerais aos quais ele nos atenta e que
definirão os efeitos de cada Dasa. A começar pelo Mahadasha, devemos analisar
os seguintes fatores:
1.
Posição por casa e regências.
2.
Dignidade e força, inclusive nos Vargas (mapas divisionais)
3.
Aspectos que recebe, assim como conjunções.
4. Natureza
e regência dos planetas que se relacionam com o Dashanatha (Senhor do Dasha).
5. Repetir o mesmo procedimento a partir do Navamsa.
Segue um
exemplo de interpretação do próprio Parasara a respeito do Dasha de Saturno no
capítulo 47:
52.
Agora irei descrever os efeitos do período de Saturno, que é
considerado o mais vil e inferior dentre todos os planetas.
53-56.
Se Saturno estiver em sua exaltação, em seu próprio signo, ou em Moolatrikona,
ou signo amigo, em seu próprio, ou Navamsa de exaltação, na 3, ou 11, então
haverá durante seu período reconhecimento pelo governo, opulência e
glória, nome e fama, sucesso na esfera educacional, aquisição de veículos e
ornamentos etc, ganho de riqueza, favores do governo, obtenção de um elevado
posto, como o comandante de uma armada, aquisição de um reino, benevolência da
deusa Lakshmi, ganho de prosperidade e nascimento de um filho.
57-60.
Se Saturno estiver na 6, 8 ou 12, em seu signo de debilitação, ou combusto,
então durante seu período se darão maus efeitos devido a veneno, injúrias com
armas, separação do pai, aflição para esposa e filhos, disastre como resultado
de descontentamento do governo, aprisionamento etc. Se Saturno recebe o aspecto
ou está associado com um benéfico, estiver colocado em uma kendra (1, 4, 7, 10)
ou em trikona (1, 5, 9), em Sagitário ou Peixes, haverá a aquisição de um
reino, veículos e roupas.
Parasara é
bastante conciso em sua análise, que pode ser seguramente transportada para os
dias de hoje, devendo apenas realizar algumas adaptações que em nada modificam seus
dizeres. Para exemplificar isso, usarei o mapa de alguém que vive o período de
Saturno e analisarei as condições do mesmo.
Interpretação do Mahadasha
No mapa do
nativo, Saturno ocupa a sétima em Sagitário junto de Júpiter e a
receber olhares de Sol e Vênus. No Navamsa
Saturno ocupa Libra, sua exaltação, junto da Lua senhora da décima e está a
receber o olhar da senhora do Lagna, Vênus. Se nos referimos aos versos de
Parasara, vemos que Saturno cumpre com todos os requisitos para que um bom
período se dê, ele está em uma kendra, em sagitário, junto de um benéfico,
recebendo olhar de Vênus, outro planeta benéfico e ainda ocupa seu Navamsa de
exaltação associado ao senhor da décima, o que confere um excelente yoga. Os
únicos efeitos negativos são o olhar do Sol, seu inimigo, e embora Parasara
assinale que os efeitos de Saturno em Sagitário sejam favoráveis, este devido a
estar junto de Júpiter passa de um estado de neutralidade pra inimizade,
o que promete algum tipo de desconforto e dificuldade.
Agora,
vejamos o que o nativo vivenciou. Baseando-se no que Parasara diz, este deveria
ter ganho um reino, favores do governo, veículos, sucesso na esfera
educacional, opulência e glória, nome e fama, favores da deusa da fortuna,
ganho de propriedade, nascimento de um filho, roupas e ornamentos. Pode-se
dizer que tudo isso se deu, o nativo viveu realizações na política
(aquisição de um reino, nome e fama), trocou duas vezes de carro, teve um filho logo que o Dasha se iniciou, obteve
imóveis, recebeu uma indenização do governo (favores do governo), realizou
vários cursos de especialização, ganhou a frente em uma escola onde trabalha,
bons rendimentos financeiros (favores da deusa da fortuna), assim como roupas.
Dos efeitos negativos, deu-se dificuldades no casamento, mas que foram
superadas, feriu-se e teve algumas injúrias físicas, perdeu seus cargos
políticos e sofreu devido a intrigas. Agora vem a questão, como distinguir os
anos de fortuna dos de infortúnio num período tão longo como o de Saturno, que
se estende por 19 anos? É ai que entra o Antardasha e as demais divisões.
Continua no próximo artigo...
Radhe Syam
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirmuito bom, parabéns.
ResponderExcluirpor que alguns astrólogos calculam Vimshottari Dasha da seguinte ordem? : Sol 6 anos, Lua 10 anos, Marte 7, Rahu 18, Júpiter 16, Saturno 19, Mercúrio 17, Ketu 7 e Vênus 20 anos...
ResponderExcluirGostaria de saber qual devo acreditar, tem algo que denota um estudo como por ex o seu, ser mais elevado que este? (obs essa ordem que escrevi é de uma linha que segue os estudos no Norte da índia.
Obrigada.
Olá Malini... não há diferença nenhuma no que mencionou. A ordenação é a mesma. O que define a dasha inicial é o nakshatra ocupado pela Lua.
ResponderExcluirAtt,
Gaura Hari dasa