Essa
ideia, no entanto, não é aplicada no contexto da interpretação do mapa. Isso é
algo que todo praticante de Jaimini que tenha estudado esses textos sabe, pois
diferente de Parāśara jyotiṣa, em Jaimini nós não temos apenas textos que
instruem sobre técnicas, mas também textos que dão exemplos práticos com mapas
reais. Como nenhum dos exemplos práticos incorpora as regências de Rāhu e Ketu
para interpretação e como os autores que citam o conceito não instruem que ele
deve ser aplicado no contexto da interpretação, fica claro que a ideia é
limitar a técnica a situações específicas. Isso também foi seguido por
autoridades recentes, como Iraganti Rangācharya, Madhura Kṛṣṇamūrti, etc.
Inclusive, outra questão interessante é que em Jaimini, considera-se que Ketu se exalta em leão e se debilita em aquário, enquanto Rāhu se exalta em escorpião e se debilita em touro. Essa visão é corroborada pelas mesmas fontes que citei aqui, sendo que há ainda uma tradução do Jātaka sāra saṅgraha que inverte essas dignidades de Rāhu e Ketu, algo que não aparece nos outros textos. Porém, devo admitir que eu não acredito no uso de dignidades para os nodos, já que na literatura de jyotiṣa além de haver muitas discordâncias sobre o assunto, há também um enorme número de astrólogos clássicos que, assim como eu, não consideram dignidades ou mesmo regências para os nodos.
Portanto,
o propósito desse artigo não é o de encorajar o uso de dignidades e regências
para os nodos, mas apenas esclarecer que esses conceitos se destacaram
principalmente em Jaimini, mas ainda assim, limitando-se a contextos
específicos: cálculos de daśās e de
longevidade. Em Parāśara, há autores que simplesmente ignoraram o conceito de
regências e dignidades, enquanto há também aqueles que consideraram que Rāhu,
por exemplo, tem domicílio em aquário ou virgem, mūlatrikoṇa em gêmeos ou aquário, exaltação em touro ou gêmeos e
debilitação em escorpião ou sagitário. Há até mesmo outras visões distintas
dessa, mas menos populares. Em vista dessa confusão, o fato de muitos
astrólogos não terem citado dignidades e regências para os nodos e também a
prova prática de que não há nenhuma distinção significativa de status conforme
o signo ocupado por Rāhu ou Ketu, eu concluí, assim como outros (K. N. Rao, B.
V. Raman, etc.), que é melhor definir a força dos nodos com base nas relações
que esses estabelecem com outros grahas, a situação de seu dispositor e a casa
que ocupam.
oṁ
tat sat
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