quarta-feira, 7 de abril de 2021

Uma análise do mapa do Ayrton Senna


A pedido, vou apresentar aqui o que vejo sobre a partida precoce do Ayrton Senna, assim como também sobre o seu talento e renome. Começando pela questão da longevidade, o primeiro ponto é que ele tem dois benéficos, a Lua e Júpiter, na doze, um dusthāna. Isso por si só já um indicativo negativo para a longevidade, mas que deve ser relacionado a outros pontos. 

Como o regente do ascendente dele, Saturno, também ocupa a doze e ainda aflige os benéficos, temos um testemunho ainda mais negativo para a longevidade. Os senhores de um, oito e dez também não estão posicionados de forma ideal, como é demandado em um método de análise de longevidade citado na literatura. Isso é agravado pelo fato do Ayrton ter apenas maléficos ocupando kendras e koṇas. No ascendente ele tem Marte, enquanto na nove ele tem Rāhu.

Em relação ao Marte, o fato dele estar forte em um ângulo é um testemunho comum para mortes violentas, rápidas, que envolvem fogo, acidentes, etc., como já testemunhei em muitos casos, além de ser também algo pontuado na literatura clássica. Mas há algo mais: para o ascendente do Ayrton, Marte é o bādhakeśa, além de ser, nesse caso, dispositor de Gulikā. Pulippani cita em seu Pulippani Jothidam que o bādhakeśa em ângulo é especialmente indesejável, ao passo que Vaidyānatha cita como indesejável ter Gulikā relacionado ao bādhaka ou ao bādhakeśa, algo que ocorre nesse caso e só reforçou o testemunho negativo de seu Marte angular. Como Marte olha a oitava casa, deixa evidente que sua morte estaria relacionada a algo da natureza do mesmo: um acidente.

Sua morte se deu na viṁśottarī daśā de Rāhu/Rāhu, sendo que Rāhu, embora ocupe a nove, está sob o olhar do Sol, regente de oito. O dispositor de Rāhu, Mercúrio, também ocupa um māraka-sthana, a dois, reforçando o testemunho. No dia de sua morte, ainda tínhamos Marte transitando o Sol natal, regente de oito, e lançando olhar a seis (acidentes), enquanto Saturno transitava o regente de seis e Júpiter olhava tanto esse regente quanto a própria casa seis.

Quanto ao seu talento e renome, isso se deve ao ruchaka mahāpurūṣa yoga que Marte forma no ascendente, estando, inclusive a meros minutos de distância do seu grau máximo de exaltação e ainda predominantemente cercado por grahas benéficos. Isso fez do Senna alguém renomado por sua coragem e habilidade no âmbito esportivo. Marte é até mesmo o regente de quatro (veículos), indicando algo mais sobre onde ele se destacaria.

Os regentes de nove e dez conjuntos na dois a formar um rāja/dhana yoga notável, assim como também o suśubhaśāṅkhaśarada e o gaja kesari yoga presentes em seu mapa são outros fatores que contribuíram significativamente para que ele fosse uma figura rica e famosa. O seu regente de dez, inclusive, é Vênus (veículos) conjunto ao regente de seis (competições), ambos situados em śatabhiṣa, um nakṣatra de natureza móvel e que favorece, portanto, uma carreira envolvendo viagens e movimentação de modo geral.

 

oṁ tat sat

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário