terça-feira, 15 de outubro de 2019

Curso online sobre o pañchāṅga em 11-12 de novembro

Agora em novembro, nos dias 11 e 12 (horários a serem combinados com os interessados), darei duas aulas online sobre o pañchāṅga, os cinco elementos essenciais para determinar as qualidades do tempo e que são sempre analisados pelos astrólogos antes da delineação do horóscopo do indivíduo. Essa técnica consiste em basicamente notar o dia da semana (vāra), o nakṣatra ocupado por Chandra, a tithī (dia lunar), o karaṇa (a metade de uma tithī) e o nitya-yoga presente no momento do nascimento do indivíduo. Por meio disso é possível já inferir certas características do indivíduo e de sua vida, assim como também se há ou não algum doṣa (defeito) significativo que lhe afetará negativamente.

Na Índia, é costume notar logo de início todos esses elementos, os quais formam o pano de fundo para a delineação do horóscopo. Além disso, esses elementos do pañchāṅga são essenciais para a eleição (muhūrta) de momentos apropriados para o início de diferentes atividades, algo que abordarei mais superficialmente nessas aulas, uma vez que isso demanda um estudo à parte e extensivo sobre o assunto.

O conteúdo do curso será:

1.0. Pañchāṅga
1.1. A importância de Sūrya & Chandra
2.0. Os sete vāras e seus efeitos
3.0. Os vinte e sete janma-nakṣatras e as descrições clássicas dos mesmos
4.0. As dezesseis tithīs e seus efeitos
5.0. Os onze karaṇas e seus efeitos
6.0. Os vinte e sete nitya yogas e seus efeitos
7.0. Doṣas (gaṇḍānta, eclipses, viṣṭi karaṇa, saṁkrānti, amāvāsyā e kṛṣṇa chaturdaśī)
8.0. A importância do pañchāṅga em muhūrta-jyotiṣa (astrologia eletiva)

Interessados em participar do curso devem estar se inscrevendo até no máximo o dia 8 de novembro, o que inclui a realização do depósito. No caso, o valor do curso é de R$ 350,00. As aulas serão dadas via zoom e o áudio delas será gravado para que possam ouvir o conteúdo novamente. Isso possibilitará que mesmo pessoas que não possam participar dos encontros online consigam acessar todo o conteúdo. Além disso, no curso também está incluído um PDF para acompanhamento e um bom número de mapas que serão usados para exemplificação.

Para inscrição, contate-me via email (jyotishabr@gmail.com) ou whatsapp (12996242742).

oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário