quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Trânsitos de outubro de 2019

Para este mês de outubro, temos os seguintes ingressos e trânsitos:

03.10 Vênus ingressa libra.
17.10 tula-saṁkrānti (o Sol ingressa libra).
22.10 Marte faz a sua ascensão helíaca no nakṣatra hasta, em virgem.
23.10 Mercúrio ingressa escorpião.
27.10 Vênus ingressa escorpião.
31.10 Mercúrio retrograda à 3º de escorpião.

O que infiro disso é:

(1) Haverá uma concentração de grahas (Mercúrio, Sol e Vênus) em libra do dia 17 (ingresso do Sol em libra) ao dia 23, sendo que Mercúrio deixa o signo justamente no dia 23, para então ingressar escorpião, ao passo que Vênus ingressa escorpião quatro dias depois, no dia 27. Assim, isso naturalmente ativará os temas a que libra se encontra relacionado em seu mapa por casa, incluindo também os grahas presentes no mesmo.

Indivíduos com essa configuração caindo na sua terceira ou quinta casa podem se sentir mais inspirados para estudar algo de cunho artístico, enquanto outros com a configuração caindo na sétima podem experimentar mais movimentação em sua vida afetiva, etc.

(2) Ao fim do mês teremos Mercúrio ingressando escorpião, exatamente no dia 23, enquanto Vênus ingressa somente no dia 27. Ou seja, haverá dois benéficos transitando o signo, ambos na condição de muditāvasthā (sentindo-se deleitados). Isso afetará positivamente o signo e os temas a que ele se encontra relacionado em seu mapa, assim como também os grahas nele presentes.

Se o trânsito se dá na quarta casa, esse pode ser um bom momento para aquisições materiais e relações familiares, além de indicar uma fase feliz e agradável. Já se o trânsito se dá na nona casa, pode ser um período favorável para os estudos, a religiosidade e a relação com os mais velhos e os professores, etc.

(3) Em meados do dia 22, Marte fará sua ascensão helíaca em hasta, no signo de virgem, libertando-se assim da combustão e tornando-se refulgente pelas manhãs, logo antes do dia raiar. Isso o tornará poderoso. Logo, os dias que se seguem a esse evento favorecem tomar atitudes que demandam coragem, estamina e força, ou que envolvem riscos. Tais atitudes podem ser tomadas nos dias de Marte (terças), especialmente se envolvem a realização de algo mais desagradável, uma vez que os dias dos krūra-grahas (maléficos) são apropriados para atividades como litígios, demolição, rompimentos, etc.

Note em seu mapa onde Marte estará e se ele estará tocando algum graha, seja por conjunção ou olhar (90º, 180º e 210º). Porém, como no dia 23 Mercúrio ingressa escorpião, signo de Marte, ambos estarão formando um parivartana (recepção mútua), o que aponta para uma movimentação de energia sobre os temas desses dois grahas e as casas onde o parivartana se dá. Mercúrio ainda ficará retrógrado a partir do dia 31, logo, isso favorece algum tipo de revisão, na qual Marte estará inserido.

Por exemplo, alguém com o parivartana se dando nas casas cinco e sete, como é o caso daqueles com ascendente em touro, pode vir a tomar a coragem de romper com uma relação ou rever uma série de questões envolvendo vida afetiva, conduta sexual, negócios, etc. Já no caso de alguém com lagna em gêmeos, o momento pode representar o início ou o andamento de um processo litigioso envolvendo casas, veículos, familiares, etc., uma vez que o parivartana se dará entre suas casas quatro e seis.

(4) Em relação ao contexto das eletivas, observando apenas as combinações de vāra (dia da semana), tithī (dia lunar) e nakṣatra¸ denominados vāra-tithī-nakṣatra-yogas, os dias impróprios para iniciar atividades auspiciosas seriam os dias 4, 5, 6, 27 e 28. Obviamente, essa é uma observação mais generalista da natureza dos dias e sua influência sobre as eleições de momentos auspiciosos, logo estou ignorando por completo outras configurações que não sejam as de vāratithī e nakṣatra. Também é recomendável que se consulte a posição da Lua no dia e os aspectos que essa forma com outros grahas para se saber se o dia em questão será bom ou não. Evite configurações tensas envolvendo a Lua, como por exemplo a conjunção da mesma a Saturno e Ketu que se dará entre os dias 5-6. Dê preferência a momentos em que a Lua se aplica a benéficos, tal como se dá nos dias 13, 17, 18, 21 e 22, em que ela se aplica a Júpiter.

Outra observação importante é de que, pelo fato do Sol ingressar libra nesse mês, isso por si só já é bastante negativo, pois a má situação de um luminar é algo indesejável. Luminares sustentam a vida e dão força ao horóscopo como um todo, logo, idealmente não devemos dar início a atividades auspiciosas quando esses estão enfraquecidos, especialmente se há a possibilidade de eleger uma outra data.

Só para citar um exemplo de como os luminares enfraquecidos podem causar danos, Nietzsche nasceu em um dia onde o Sol e a Lua estavam debilitados, o que por si só já explica muitas das misérias que ele enfrentou ao longo de sua vida. Logo, nesse mês, deve-se evitar especialmente iniciar atividades auspiciosas nos dias em que a Lua também estiver debilitada, o que ocorrerá entre os dias 29, 30 e 31.

Em casos onde não se pode evitar o início de uma atividade auspiciosa em um dia negativo, uma das melhores opções é escolher um horário no qual Júpiter ocupa a um, a cinco ou a nove do lagna do momento, pois esse é um bhanga (fator que nulifica males) para configurações negativas em um muhūrta.

* * *

Uma observação importante é de que as predições acima estão baseadas no zodíaco sideral (
nirāyaṇa), particularmente no Lahiri ayanāṁśa e, uma vez que são predições gerais e mais ilustrativas, devem ser encaradas com cautela. Deve-se também notar que essa leitura não é como a dos horóscopos modernos e visa apenas dar uma ideia de quais trânsitos devem ser observados no mês, seja a nível de jātaka (astrologia natal), muhūrta (eletiva) ou medini (mundial).

Inclusive, as nuances de muhūrta, em especial, só podem ser compreendidas por um estudo mais detalhado e profundo. Se tem dúvidas sobre se um dia é ideal para um determinado tipo de atividade, consulte-se com alguém de sua confiança, especialmente se o dia em que planeja iniciar uma atividade foi assinalado aqui como um dia impróprio para atividades auspiciosas em geral.

oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário