A abordagem mais
simples e comum do navāṁśa envolve
considerá-lo como um complemento na determinação da força de um graha. Varahāmihira, por exemplo,
menciona[1] que um graha obtém sthana-bala (força posicional) quando situado em uccha, mūlatrikoṇa, svakṣetra, rāśi amigo ou em seu próprio navāṁśa. Porém, é complicado quantificar
a contribuição do navāṁśa em termos
de força.
Vaidyanātha diz[2] que um graha que ocupa o seu próprio navāṁśa manifesta uma força equivalente
a de um graha em mūlatrikoṇa, enquanto que o graha
em navāṁśa amigo age similar a um em svakṣetra. Kalyāna, no entanto, é o astrólogo
que apresenta a opinião mais coerente. Na sua opinião[3] um graha
em seu uccha-navāṁśa manifestará
efeitos plenos; em próprio navāṁśa,
efeitos similares aos de seu svakṣetra;
em nīcha ou śatru-navāṁśa, resultados insignificantes; em mitra-navāṁśa, resultados moderados.
Há certas
situações em que o navāṁśa é capaz de
alterar significativamente os resultados de um graha. Isso se dá quando um graha
está em uccha no rāśi e em nīcha no navāṁśa ou em nīcha no rāśi e em uccha no navāṁśa, o que é chamado de ucchabhanga
e nīchabhanga, respectivamente. O
seguinte śloka do Jātaka pārījāta[4] dá evidências disso:
"Os
grahas produzirão resultados de
debilitação se ocuparem o nīcha-navāṁśa de
seu uccha-rāśi. Por outro lado, se
ocupam o uccha-navāṁśa de seu nīcha-rāśi, produzirão os resultados
comuns a exaltação."
Bhanga significa
"anulação", logo, ucchabhanga é
a anulação da exaltação, enquanto nīchabhanga
é a anulação da debilitação. Vaidyanātha, por exemplo, diz o seguinte em
relação a Sūrya sofrendo ucchabhanga[5]:
"Sūrya
em áries, mas ocupando o navāṁśa de
libra tornará o indivíduo pobre."
Porém, é
importante salientar que mesmo que um graha
esteja debilitado no navāṁśa, o fato
de estar exaltado no rāśi dá a ele
alguma força. Pior é quando o graha
está debilitado tanto no rāśi quanto
no navāṁśa. Nesse caso, o vargottamāṁśa dará resultados medíocres.
Isso fica claro no seguinte śloka[6]:
"Śukra
em virgem tanto no rāśi quanto no navāṁśa fará do indivíduo um
pedinte."
Porém, caso haja
elementos de nīchabhanga[7],
então o graha poderá conferir bons
resultados.
Exemplos
Madame Billy
Madame Billy era
dona de um dos mais famosos senão o mais famoso bordel de Paris. No mapa dela
encontramos Sūrya (Sol) exaltado em áries na oito junto de Budha (Mer), o lagneśa e senhor de dez, e Śukra (Vên),
senhor de dois e nove. Chandra (Lua) e Guru ainda os olham, enquanto Maṅgala
(Mar) forma um parivartana com Sūrya.
Em suma, essa configuração a mostra profundamente envolvida com os temas de
casas oito, ou seja, algo subversivo: um bordel. Notável aqui é que Sūrya,
embora exaltado, cai em libra no navāṁśa,
o que gera um ucchabhanga, reforçando
assim o testemunho para o seu envolvimento e reconhecimento em um meio onde
abunda a imoralidade e a lascívia.
Elizabeth Taylor
A atriz
Elizabeth Taylor se casou sete vezes, mas teve apenas quatro filhos. Ela também
chegou a cometer um aborto e a viver uma série de relações ilícitas. Em seu
mapa, no entanto, Guru está exaltado e retrógrado na nove, o que fortaleceria
muito o aspecto moral, ainda mais por ser o senhor de dois e cinco. Porém, Guru
cai no navāṁśa de capricórnio, o que
gera um ucchabhanga. Note ainda que
Śukra também está exaltado na cinco, enquanto senhor de sete e doze junto a Rāhu.
Essa configuração, a qual Guru olha e dispõem, sem dúvida também contribuiu
para fragiliza-la ainda mais no âmbito moral e em suas escolhas afetivas, além
de apontar para a própria contribuição de Guru em acentuar os seus excessos.
Barack Obama
Barack Obama é
um exemplo contrário aos que apresentei até aqui, pois no mapa dele Guru se
encontra nīcha no rāśi, mas também retrógrado e a ocupar o
seu navāṁśa próprio (peixes). Para
melhorar ainda mais a situação, o seu dispositor, Śani (Sat), está digno,
retrógrado e vargottama. Foi
justamente no fim da daśā de Guru que
ele foi eleito pela primeira vez presidente dos EUA. Sua segunda vitória se deu
logo no início da daśā de Śani, o graha que está dispondo Guru no rāśi e a gozar de uma força excepcional,
inclusive no navāṁśa.
Obs. – o
conteúdo aqui apresentado é apenas um trecho de um curso extenso que ofereço
sobre o navāṁśa.
oṁ tat sat
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