quinta-feira, 17 de outubro de 2019

O navāṁśa e sua contribuição em termos de força

A abordagem mais simples e comum do navāṁśa envolve considerá-lo como um complemento na determinação da força de um graha. Varahāmihira, por exemplo, menciona[1] que um graha obtém sthana-bala (força posicional) quando situado em uccha, mūlatrikoṇa, svakṣetra, rāśi amigo ou em seu próprio navāṁśa. Porém, é complicado quantificar a contribuição do navāṁśa em termos de força.

Vaidyanātha diz[2] que um graha que ocupa o seu próprio navāṁśa manifesta uma força equivalente a de um graha em mūlatrikoṇa, enquanto que o graha em navāṁśa amigo age similar a um em svakṣetra. Kalyāna, no entanto, é o astrólogo que apresenta a opinião mais coerente. Na sua opinião[3] um graha em seu uccha-navāṁśa manifestará efeitos plenos; em próprio navāṁśa, efeitos similares aos de seu svakṣetra; em nīcha ou śatru-navāṁśa, resultados insignificantes; em mitra-navāṁśa, resultados moderados.

Há certas situações em que o navāṁśa é capaz de alterar significativamente os resultados de um graha. Isso se dá quando um graha está em uccha no rāśi e em nīcha no navāṁśa ou em nīcha no rāśi e em uccha no navāṁśa, o que é chamado de ucchabhanga e nīchabhanga, respectivamente. O seguinte śloka do Jātaka pārījāta[4] dá evidências disso:

"Os grahas produzirão resultados de debilitação se ocuparem o nīcha-navāṁśa de seu uccha-rāśi. Por outro lado, se ocupam o uccha-navāṁśa de seu nīcha-rāśi, produzirão os resultados comuns a exaltação."

Bhanga significa "anulação", logo, ucchabhanga é a anulação da exaltação, enquanto nīchabhanga é a anulação da debilitação. Vaidyanātha, por exemplo, diz o seguinte em relação a Sūrya sofrendo ucchabhanga[5]:

"Sūrya em áries, mas ocupando o navāṁśa de libra tornará o indivíduo pobre."

Porém, é importante salientar que mesmo que um graha esteja debilitado no navāṁśa, o fato de estar exaltado no rāśi dá a ele alguma força. Pior é quando o graha está debilitado tanto no rāśi quanto no navāṁśa. Nesse caso, o vargottamāṁśa dará resultados medíocres. Isso fica claro no seguinte śloka[6]:

"Śukra em virgem tanto no rāśi quanto no navāṁśa fará do indivíduo um pedinte."

Porém, caso haja elementos de nīchabhanga[7], então o graha poderá conferir bons resultados.

Exemplos
Madame Billy

Madame Billy era dona de um dos mais famosos senão o mais famoso bordel de Paris. No mapa dela encontramos Sūrya (Sol) exaltado em áries na oito junto de Budha (Mer), o lagneśa e senhor de dez, e Śukra (Vên), senhor de dois e nove. Chandra (Lua) e Guru ainda os olham, enquanto Maṅgala (Mar) forma um parivartana com Sūrya. Em suma, essa configuração a mostra profundamente envolvida com os temas de casas oito, ou seja, algo subversivo: um bordel. Notável aqui é que Sūrya, embora exaltado, cai em libra no navāṁśa, o que gera um ucchabhanga, reforçando assim o testemunho para o seu envolvimento e reconhecimento em um meio onde abunda a imoralidade e a lascívia.

Elizabeth Taylor

A atriz Elizabeth Taylor se casou sete vezes, mas teve apenas quatro filhos. Ela também chegou a cometer um aborto e a viver uma série de relações ilícitas. Em seu mapa, no entanto, Guru está exaltado e retrógrado na nove, o que fortaleceria muito o aspecto moral, ainda mais por ser o senhor de dois e cinco. Porém, Guru cai no navāṁśa de capricórnio, o que gera um ucchabhanga. Note ainda que Śukra também está exaltado na cinco, enquanto senhor de sete e doze junto a Rāhu. Essa configuração, a qual Guru olha e dispõem, sem dúvida também contribuiu para fragiliza-la ainda mais no âmbito moral e em suas escolhas afetivas, além de apontar para a própria contribuição de Guru em acentuar os seus excessos.

Barack Obama

Barack Obama é um exemplo contrário aos que apresentei até aqui, pois no mapa dele Guru se encontra nīcha no rāśi, mas também retrógrado e a ocupar o seu navāṁśa próprio (peixes). Para melhorar ainda mais a situação, o seu dispositor, Śani (Sat), está digno, retrógrado e vargottama. Foi justamente no fim da daśā de Guru que ele foi eleito pela primeira vez presidente dos EUA. Sua segunda vitória se deu logo no início da daśā de Śani, o graha que está dispondo Guru no rāśi e a gozar de uma força excepcional, inclusive no navāṁśa.

Obs. – o conteúdo aqui apresentado é apenas um trecho de um curso extenso que ofereço sobre o navāṁśa.

oṁ tat sat



[1] Bṛhat jātaka, 02.19
[2] Jātaka pārījāta, 08.115
[3] Sārāvalī, 45.22
[4] Jātaka pārījāta, 06.36
[5] Jātaka pārījāta, 06.02
[6] Jātaka pārījāta, 06.02
[7] Vide o artigo: http://hora-sastra.blogspot.com/2015/08/nichabanga-raja-yoga-anulacao-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário