sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Trânsitos de fevereiro de 2019

Agora, no fim de janeiro e durante o mês de fevereiro, os trânsitos são os seguintes:

29.01 Śukra (Ven) ingressa sagitário.
04.02 Amāvāsyā (último dia da quinzena escura).
05.02 Maṅgala (Mar) ingressa áries.
06.02 Budha (Mer) ingressa aquário.
13.02 ocorre kumbha saṁkrānti, o ingresso de Sūrya (Sol) em aquário.
18.02 ocorre um apasavya graha-yuddha entre Śukra e Śani (Sat) no 22º de sagitário, com Śukra sendo o vencedor.
24.02 Śukra ingressa capricórnio e Budha ingressa peixes.

O que eu entendo disso, é o seguinte:

(i) Dos ingressos, chama a atenção o de Śukra em sagitário, que virá a se unir a Śani à 22º. Note em qual casa a partir do ascendente e de Chandra (Lua) natal esses se encontrarão. Preste especial atenção aos dias próximos de 18.02, no qual um graha yuddha (guerra planetária) se dará. A nível mundial, na linguagem de Varāhamihira, isso representa um aumento dos preços e dificuldades para pessoas orgulhosas.

(ii) Śukra, além de travar uma guerra com Śani no dia 18.02, se encontrará com Ketu no dia 25.02, logo, a segunda metade de fevereiro não será um bom momento para as mulheres, artistas, personalidades carismáticas, casais e tudo que envolva veículos. Algumas notícias relacionadas a temas chaves de Śukra podem emergir. A nível individual, aqueles que possuem o lagna em touro ou libra podem ser especialmente afetados por tais trânsitos.

(iii) Em termos de eletivas (muhūrta), tanto o dia do saṁkrānti (13.02) e do graha-yuddha (18.02), como também o dia que antecede esses eventos não são apropriados para iniciar atividades auspiciosas. Amāvāsyā (04.02) também desfavorece tais atividades. Inclusive, é importante mencionar que por atividade auspiciosa me refiro a coisas como casamento, abertura de negócios, assinar contratos, atividade sexual, mudar-se de imóvel, adquirir algo, etc. Dias que desfavorecem tais atividades, por outro lado, costumam ser bons para atividades espirituais ou que envolvam destruição, términos e outras coisas ruins.

(iv) Alguns dos muhūrta yogas (combinações para eletivas) do mês de fevereiro são: dia 1 temos mṛtyu yoga, dia 3 sarvārtha siddhi yoga, dias 5-10 pañchaka, dias 11-12 hutāśana/viṣa yoga, dia 13 mṛtyu/hutāśana/sarvārtha siddhi yoga, dia 14 mṛtyu/hutāśana yoga, dia 21 dagdha yoga, dia 23-25 mṛtyu yoga e dia 26 siddha yoga, logo os dias 1, 4-15, 21, 23-25 são muhūrtas impróprios para atividades auspiciosas, enquanto os dias 3 e 26 contam com muhūrta yogas que favorecem atividades auspiciosas, especialmente o dia 3. Demais dias não possuem nenhum dos muhūrta yogas mais básicos, mas isso não necessariamente os desqualifica, assim como ter um muhūrta yoga também não é absolutamente decisivo para o dia em questão, uma vez que há outros elementos a serem observados em uma análise mais cuidadosa que podem tornar um dia aparentemente ruim em um dia bom e vice-versa.

(v) Com o ingresso de Maṅgala em áries, no dia 05.02, seus temas são beneficiados, o que incide diretamente sobre pessoas que trabalham com lâminas, com o fogo, na área militar, etc. Esse também é um período que beneficia homens vis e no qual atos violentos são desencadeados. A nível individual, esse trânsito é especialmente benéfico para aqueles que possuem Chandra, o ascendente ou os dois em gêmeos, escorpião e aquário. No caso, felicidade, ganhos, confortos, progresso econômico, etc., são predições possíveis. Além disso, atenção especial deve ser dada ao que estiver em câncer e escorpião no mapa natal, pois seus temas serão ativados pela influência tanto de Maṅgala quanto também de Guru.

(vi) Budha ingressa seu signo de debilitação, peixes, em 24.02, saindo do signo apenas em 03.05, após um período de retrogradação que vai de 05.03 à 28.03, no qual ele também retorna a aquário. Logo, isso indica confusões, desorganização, problemas de comunicação e decisões equivocadas ou tolas, o que se acentua com a debilitação de Budha.

As predições acima estão baseadas no zodíaco sideral (nirāyaṇa) e, uma vez que são gerais, devem ser encaradas com cautela. Deve-se também notar que essa leitura não é como a dos horóscopos modernos e visa apenas dar uma ideia de quais trânsitos devem ser observados no mês, seja a nível de jātaka (astrologia natal), muhūrta (eletiva) ou medini (mundial). Inclusive, as nuances de muhūrta, em especial, só podem ser compreendidas por um estudo mais detalhado e profundo. Se tem dúvidas sobre se um dia é ideal para um determinado tipo de atividade, consulte-se com alguém de sua confiança.

oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário