quarta-feira, 20 de novembro de 2013

II. Vimshottari Dasha - Analisando o Antardasha

No artigo anterior abordei a interpretação do Mahadasha de acordo com o que é ensinado por Parasara no Hora Shastra. Agora para concluir, irei abordar o segundo nível de um Dasha: o Antardasha. Utilizarei o mesmo mapa do exemplo anterior, fazendo uma análise do último Antardasha do Mahadasha de Saturno, que é governado por Júpiter.

Interpretação do Antardasha

          Para se interpretar o Antardasha deve-se pensar em função do Mahadasha e daquilo que este promete, logo o AD (Antardasha) embora possa conferir resultados próprios, geralmente atua em função do MD (Mahadasha). Há várias regras básicas que devem ser analisadas, estas são abundantes no Phaladeepika de Mantreswara, um clássico indispensável para qualquer astrólogo que se preze. Porém abordaremos apenas algumas das regras básicas apontadas por Parasara. Segue-se um exemplo da interpretação de Parasara acerca do Antardasha de Júpiter no Mahadasha de Saturno, o que podemos representar como Dasha Saturno-Júpiter:

71-71/2. Efeitos como sucesso, bem estar familiar, ganho de veículos, ornamentos e roupas pelo benefício do rei, reverência, devoção as deidades e aos preceptores, associação com homens de conhecimento, felicidade para esposa e filho etc., derivarão no Antardasha de Júpiter no Dasha de Saturno, se Júpiter ocupar um Kendra, ou Trikona, ou se Júpiter estiver associado com o senhor do Lagna, ou se Júpiter estiver em seu próprio signo ou signo de exaltação.

74-751/2. Resultados como a morte de pessoas próximas, perda de riqueza, antagonismo com oficiais do governo, insucesso em projetos, viagens para terras estrangeiras, aflições devido a doenças, como lepra etc, serão experienciados, se Júpiter estiver em seu signo de debilitação, ou se Júpiter estiver associado com maléficos, ou na 6, 8 ou 12.

76-78. Haverá opulência e glória, felicidade para a esposa, ganhos através do rei, confortos de boa comida e roupas, religiosidade, nome e fama no país, interesse nos Vedas e no Vedanta, realização de sacrifícios religiosos, oferecimento de grãos etc em caridade, se Júpiter estiver na 5, 9, 11, 2 ou Kendra a partir do senhor do Dasha.

79-80. Antagonismo com parentes, agonia mental, conflitos, perda de posição, perdas nos empreendimentos, perda de riqueza como resultado da imposição de multas e penalidades pelo governo, aprisionamento, aflição a esposa e filhos serão os resultados, se Júpiter estiver fraco e ocupar a 6, 8 ou 12 do senhor do Dasha.

81-82. Haverá aflição física, agonia, morte do nativo ou de qualquer membro da família, se Júpiter for regente da 2 ou 7. Medidas corretivas para obter alívio dos efeitos negativos são a recitação do Shiva Sahasranam e oferecer ouro em caridade.
          
        Nestes versos Parasara dá uma série de instruções preciosas sobre como interpretar um Antardasha. Em primeiro lugar ele analisa a situação geral do regente do Antardasha, se está digno, em boa posição a partir do Lagna, bem associado etc. Em seguida ele indica a posição do mesmo em relação ao regente do Mahadasha, ou seja toma-se o regente do Mahadasha como Lagna e analisa-se a relação entre o MD e o AD. Por fim ele dá uma regra que deve ser aplicada em todo MD ou AD: analisar se este está colocado nas casas 2, 7 ou se rege a uma destas, o que confere ao planeta propriedades de Maraka (assassino), que causarão injúrias a saúde ou mesmo a morte. Parasara também recomenda medidas para apaziguar os maus efeitos que são o recitar de certos mantras e a realização de determinadas adorações e caridades, conforme o período em questão. Devo frisar que para que as medidas sejam eficazes, deve haver a própria promessa no mapa, assim como indicações de que sua longevidade vá se estender. Pois se não fica cômodo assustar os outros por nada, exigir uma prática que não necessariamente condiz com a fé da pessoa e ainda cobrar um bom montante por isso.
          Agora vejamos como o Antardasha de Júpiter se deu para o nativo do exemplo
utilizado no artigo anterior, e que efeitos este AD proporcionou. Se analisamos a posição de Júpiter, vemos que este está em seu próprio signo, rege a 7 e a 10, está a ocupar um ângulo e se relaciona com o senhor de duas trikonas, Saturno regente de 9 e Vênus regente de 5, o que confere boas yogas. Saturno é também regente de 8, o que promete uma quebra, mudança brusca, assim como algum tipo de desconforto físico, pois ambos estão situados em uma casa Maraka, sendo que Júpiter é um Maraka. No Navamsa Júpiter ocupa a oito junto de Ketu na condição de neutralidade, o que não é lá muito favorável, porém este forma uma excelente yoga por ser regente de 6 na 8, indicando que algum obstáculo seria removido de sua vida. Por fim devemos ver a posição de Júpiter em relação a Saturno, o Dashanatha. Júpiter ocupa o mesmo signo que Saturno, o que lhe confere uma posição angular. Logo, a conclusão é que Júpiter trará predominantemente efeitos benéficos, embora também possa causar alguma aflição para saúde, inclusive de alguém próximo.
          Agora vamos aos resultados. Quando este nativo vivia o fim do Dasha de Saturno-Rahu, anterior a Saturno-Júpiter, ele me perguntou se passaria numa prova pra professor de uma escola de período integral, onde poderia coordenar, além de dar aulas, sendo este um evento que representaria uma quebra em relação ao que ocorria com sua vida na época. Baseando-se na boa situação de Júpiter como um regente de 10 e nas promessas que este trazia em relação a Saturno disse-lhe que sim, que passaria embora pudesse ocorrer algum atraso referente. Quando o Antardasha de Júpiter se iniciou, pouco tempo depois o resultado saiu e ele recebeu a notícia de que as vagas tinham sido esgotadas e que ele havia ficado de fora. Ele me contou isso e eu pedi desculpas, dizendo que não imaginava isso, mas achei bastante estranho. Foi em questão de minutos ele voltou até mim e disse que tinha acabado de receber uma ligação que dizia que ele tinha obtido o cargo, o que não me lembro agora se foi devido a um engano ou desistência de alguém que havia prestado a prova, mas que me parece ter sido devido a desistência. Neste caso, ele também teria de realizar viagens para o trabalho, visto que é em outra cidade, e vemos que o Sol rege a terceira casa das viagens e olha Júpiter. O nativo ficou muito satisfeito com a mudança (Saturno como regente de 8 trazendo uma quebra) que se deu na vida dele neste período, sendo querido por seus alunos e colegas de trabalho. Foi neste período também que obteve uma indenização que estava travada a anos e com ela começou a construir e investir em seus imóveis, o que havia previsto para o meio de 2013 baseando-se numa estimativa que ele mesmo fez, e que se deu. Este também me admitiu que andava temendo por sua vida e que sentiu uma necessidade maior de orar, e muito antes do período de Júpiter se iniciar eu havia lhe advertido sobre a necessidade de uma mudança, de um cultivo maior de espiritualidade. As únicas coisas que aconteceram com o nativo foram alguns problemas estomacais, mas eu lhe disse que tudo isso passaria e que a vida dele não se encerraria ali, coisa que temia. Conclui isso baseado em um estudo adequado de sua longevidade e da ordem dos períodos de sua vida, que não batiam com uma morte, mas sim com incômodos, pois além de tudo Saturno transitava sua Lua natal, mas com Júpiter no Lagna a proteger sua saúde.
          Neste mesmo período o nativo também veio a realizar caridades (coisa que não precisei recomendar pois o próprio período já prometia, assim como as orações), viveu prosperidade e felicidade familiar, desfrutou de fama através de sua atividade artística, além de ter se associado com homens de conhecimento (professores), ouvido sobre o Veda e o Vedanta e recebido favores e o contentamento de seus superiores (o rei nas palavras de Parasara). Pode-se acrescentar também que algumas pessoas próximas a ele começaram a sofrer de saúde, embora não tenham morrido, pois não há promessas de que vão morrer (ao menos daqueles que tive notícia) o que analisei por estudo de seus mapas isoladamente e que deve ser feito rigorosamente para não causar sofrimento e agitação.
         
          Conclusão

          Pudemos ver quais efeitos predominarão em um Mahadasha e em qual Antardasha algumas dessas promessas irão se cumprir, e para isso me vali apenas da análise do MD, AD e trânsitos (Gocchara) na explicação dos efeitos. Logo, utilizando Mahadasha-Antardasha se pode realizar predições verdadeiramente assertivas, desde que sigamos adequadamente aquilo que Parasara professa, que como se provou neste artigo, é perfeitamente coerente e de uma síntese e concisão sem par. Porém, devemos também nos atentar as nuances que cada mapa possui e saber transportar certos dizeres pros dias atuais. Esta técnica de MD-AD somada aos trânsitos (abordarei em um artigo futuro), especialmente de Júpiter e Saturno (me refiro a qualquer caso) facilita muito compreender os efeitos de um Dasha específico. Posteriormente, com aquisição de uma boa base de conhecimento e experiência prática, pode-se incorporar a análise do Pratyantardasa em conjunto com o Ashtakavarga, o que deixa os resultados ainda mais acurados, técnica bastante popularizada por K.N. Rao, mas que é também padrão para alguém que pratique a astrologia de Parasara. 
            
         Radhe Syam

2 comentários:

  1. Fiz meu mapa mas restaram muitas dúvidas.
    Sinto que tenho que me aprofundar.
    Gostaria de saber sobre o curso.

    ResponderExcluir