quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Eclipse lunar do dia 21.01.2019

Na madrugada do dia 21.01, próxima segunda, ocorrerá um eclipse lunar total (Chandra grahana). Esse será o último de uma série de eclipses solares e lunares que vem ocorrendo no eixo câncer-capricórnio desde fevereiro de 2017. Logo, a ênfase sobre esses signos cessa no próximo eclipse, que se dará em 16 de julho no eixo gêmeos-sagitário, com mais uma sequência de eclipses se dando nesse mesmo eixo até novembro de 2020, exceto por um eclipse em junho de 2020 que se dará no eixo touro-escorpião.

No caso, o próximo eclipse lunar, que ocorrerá nessa segunda-feira, se dará a 5º de câncer e, portanto, afetará aqueles que possuem o lagna (ascendente) ou algum graha próximo a esse grau. Os efeitos, no caso, são basicamente os de ativar eventos significativos relacionados ao graha ou ponto em questão que está sendo afetado, uma vez que eclipses nada mais são do que lunações mais enfáticas.

Esse eclipse, em particular, envolve Rāhu, o que predispõem a atividades pioneiras ou novas vivências em relação aos temas afetados. Também pode representar um maior foco ou até mesmo uma obsessão sobre o tema em questão, o que pode perdurar por alguns meses, no máximo seis. Além disso, notei em estudos que realizei sobre os eclipses que quando Rāhu está envolvido, isso pode apontar algum tipo de transgressão. Por exemplo, uma pessoa que foi afetada por um eclipse envolvendo Rāhu sobre a sua sétima casa veio a trair sua esposa. Fora isso, viagens, mudanças e revezes são eventos comumente desencadeados pelos eclipses, algo que já mencionei em publicações anteriores sobre o tema.

Enfim, resta lembrar a todos que um eclipse só é relevante para aqueles que possuem o lagna ou algum graha próximo ao grau afetado pelo eclipse. Inclusive, enfatizo os resultados natais dos eclipses porque falar em termos coletivos tende a ser vago, além do que, demanda um bom conhecimento de astrologia mundial, algo que ainda não possuo, logo não me arrisco a realizar previsões, pois não se trata de uma atividade para amadores e o meu foco é astrologia natal e não mundial. Infelizmente boa parte dos astrólogos que faz previsões mundiais envolvendo os eclipses nem sequer teve o cuidado de estudar minuciosamente esse ramo do jyotiṣa e o fazem apenas para ganhar popularidade entre as massas, portanto, peço que sejam cautelosos com previsões mundiais.

Para compreender os resultados particulares do eclipse sobre o seu próprio mapa, estude-o por conta própria ou se consulte com um astrólogo, especialmente se esse momento for de alguma forma relevante para os seus planos e atividades atuais.

oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário