terça-feira, 30 de março de 2021

Rāśi-dṛṣṭi pode ser aplicado juntamente de graha-dṛṣṭi?

Algumas vezes já me perguntaram se era válido considerar rāśi-dṛṣṭis e graha-dṛṣṭis conjuntamente. Bem, na verdade, tudo pode, mas nem tudo convêm! No jyotiṣa, nós temos quatro tipos de dṛṣṭis, os quais são aplicados em quatro métodos distintos: (1) Parāśarī e Yavana, onde se utilizam graha-dṛṣṭis; (2) Jaimini, onde se utilizam rāśi-dṛṣṭis; (3) Tājika, onde são usados os mesmos dṛṣṭis da astrologia helenística/medieval; (4) Bhṛgu nāḍī, onde são considerados dṛṣṭis a tudo que dista 2, 12, 3, 5, 7, 9 e 11 casas do graha em questão. Porém, desses quatro dṛṣṭis os mais comumente citados no contexto do jyotiṣa são os graha-dṛṣṭis (olhares dos grahas) e rāśi-dṛṣṭis (olhares dos signos).

Em Parāśarī e Yavana jyotiṣa, apenas graha-dṛṣṭis são considerados, enquanto que em Jaimini jyotiṣa são levados em conta apenas os rāśi-dṛṣṭis. A prova de que esses dṛṣṭis não são misturados na tradição são os próprios astrólogos que perpetuaram essas linhagens. Nos métodos Parāśari e Yavana, por exemplo, temos nomes como Varāhamihira, Guṇakarma, Harji, Kalyāna, Mantreśvara, Vaidyanātha, Vyaṅkateśa, Somayaji, Paṇḍit Dhuṇḍirāja, etc., e absolutamente nenhum desses sequer cita rāśi-dṛṣṭi. Todos eles usavam apenas graha-dṛṣṭi.

Quanto a tradição de Jaimini, os nomes que se destacam são Raghavabhaṭṭa, Lakṣmaṇa Sūri, Vañchanātha, Kṛṣṇamiśra, Somanātha, Nṛsiṁha Suri, Nīlakaṇṭḥa, etc., e nenhum desses autores cita graha-dṛṣṭi em seus tratados. Todos, sem exceção, usavam apenas rāśi-dṛṣṭi. Logo, se você deseja misturar esses dṛṣṭis em sua análise, saiba que essa não é uma abordagem que encontramos entre os grandes nomes do jyotiṣa. O ideal mesmo é manter cada macaco no seu galho, já que misturar dṛṣṭis só torna a análise confusa.

Certa vez, para defender o uso conjunto de rāśi-dṛṣṭis e graha-dṛṣṭis, uma pessoa me disse que rāśi-dṛṣṭis apontam para influências de coisas inanimadas (recursos materiais em geral), enquanto graha-dṛṣṭis se referiam a influências de coisas animadas (pessoas, animais, etc.). Mas aí, além do fato de nenhum astrólogo clássico ter feito essa mistura, eu vi em Jaimini mesmo citações como: “se o Sol influencia a três a causa da morte serão inimigos ou o governo”; “se Marte influencia a três, o indivíduo terá muitos irmãos”; “Júpiter influenciando a cinco dará muitos filhos”; “Marte e Saturno influenciando a doze gerarão perdas causadas pelos irmãos”; “Budha influenciando a doze gerará perdas ligadas a familiares”, etc. Isso contradiz completamente o que foi dito por essa pessoa, afinal, inimigos, governantes, irmãos, filhos e familiares são seres animados. 

Não vejo necessidade alguma de tentar explicar a diferença entre esses dois tipos de dṛṣṭis para além do aspecto técnico. Basta aplicar cada um deles dentro dos métodos nos quais foram propostos, sem misturas.

 

oṁ tat sat

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