terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Trânsitos de março de 2019

Neste mês de março, os trânsitos que chamam a atenção são os seguintes:

05.03 Budha retrograda à partir de 5º de peixes o que cessa apenas no dia 28.03 à 21º de aquário.
06.03 Rāhu ingressa gêmeos e Ketu ingressa sagitário.
14.03 mīna saṁkrānti (ingresso de Sūrya em peixes).
20.03 tem início chaitra śukla prātipada, o ano novo; começa o outono.
21.03 Śukra ingressa aquário.
22.03 Maṅgala ingressa touro.
29.03 Guru ingressa sagitário.

O que se pode dizer sobre isso é:

(1) Com a mudança dos nodos do eixo câncer-capricórnio para o eixo gêmeos-sagitário, teremos uma conjunção entre Ketu e Śani (Sat) que se acentuará nos meses seguintes. Inclusive, no mês de junho essa conjunção tem seus efeitos maléficos potencializados, em virtude da oposição de Sūrya  (Sol) e Maṅgala (Mar) no signo de gêmeos. Atenção àquilo que tais trânsitos afetaram em seu mapa, sejam casas ou grahas. Não é bom planejar atividades auspiciosas para o mês em questão, o que falarei em mais detalhe quando ele já estiver mais próximo.

(2) Com a mudança para a estação do outono, de acordo com o āyurveda, faz-se necessário a adoção de medidas anti-vāta, especialmente para aqueles cuja prakṛti é vāta. Toda mudança de estação fragiliza o corpo, portanto, certos cuidados especiais são necessárias algum tempo antes, durante e depois de tais mudanças.

Aqueles que vivem daśās de grahas que ocupam, regem ou estão de alguma forma relacionados as casas dois, seis, sete, oito e doze ou que vivenciam trânsitos sensíveis para a saúde como sade-sati, aṣṭama Śani, trânsitos dos nodos ou de outros maléficos pelos luminares, lagna ou lagneśa, devem dar atenção especial a sua saúde em períodos como esse, especialmente porque envolve uma mudança radical de um clima quente para um clima frio.

(3) Os ingressos de Śukra, Maṅgala e Guru serão especialmente relevantes àqueles que possuem algum graha em tais signos. No caso, Śukra tende a trazer benefícios, inclusive ao signo oposto ao do ingresso, enquanto Maṅgala, prejuízos, não só a touro nesse caso, como também ao que estiver posicionado em leão e escorpião. Já o trânsito de Guru será breve, pois em seguida ele retrograda e volta para escorpião em abril. Logo, apenas aqueles com grahas nos primeiros 10º de sagitário, áries, gêmeos e leão serão benefíciados de maneira mais substancial.

(4) Em termos de muhūrtas, os dias 4, 5, 6, 9, 10, 12, 14, 15, 16, 17, 20, 24, 25, 26 e 28 devem ser evitados para aqueles que desejam iniciar qualquer atividade auspiciosa, pois formam muhūrta yogas negativos. Os demais dias são bons, medianos ou medíocres a depender da atividade em questão, o que demanda um estudo mais específico. Desses dias, os dias 8 e 22 se destacam como dias muito bons, isso sem levar em consideração as especificidades dos diferentes tipos de eletivas. 

Em suma, esse mês não apresenta trânsitos tão chamativos, pois mesmo o ingresso de Guru em sagitário é temporário. Dia 22.04 ele retrogradará para o signo de escorpião, no qual permanecerá até 4.11.

Uma observação importante é de que as predições acima estão baseadas no zodíaco sideral (nirāyaṇa) e, uma vez que são gerais, devem ser encaradas com cautela. Deve-se também notar que essa leitura não é como a dos horóscopos modernos e visa apenas dar uma ideia de quais trânsitos devem ser observados no mês, seja a nível de jātaka (astrologia natal), muhūrta (eletiva) ou medini (mundial). Inclusive, as nuances de muhūrta, em especial, só podem ser compreendidas por um estudo mais detalhado e profundo. Se tem dúvidas sobre se um dia é ideal para um determinado tipo de atividade, consulte-se com alguém de sua confiança.

oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário