A data máxima para inscrição vai até o dia 7 de julho, portanto, os interessados devem se inscrever neste link de pré-inscrição, caso o interesse seja no curso de nível I, ou me contatar via e-mail (jyotishabr@gmail.com) ou whatsapp (12997494931 ou neste link). As datas de início das turmas, a princípio seriam as seguintes – o que pode ser modificado conforme a necessidade e disponibilidade dos alunos:
11.07 às 19h – Fundamentos básicos
12.07 às 19h – Yogas
13.07 às 19h – Técnicas preditivas
14.07 às 19h - Jaimini
Abaixo dou maiores informações sobre
cada um dos cursos separadamente, o que inclui valores:
NÍVEL I - FUNDAMENTOS BÁSICOS DO
JYOTIṢA
Esse curso é focado no método descrito
por Varāhamihira em seu Bṛhat jātaka e que foi expandido na
Sārāvalī, Phaladīpikā e Jātaka pārījāta, os quais integram os quatro principais
textos de jyotiṣa. No entanto, também complementaremos o nosso estudo
com outras referências clássicas, tais como o Bṛhat Parāśara horā śāstra e o
Sarvārtha chintāmaṇi.
O curso tem extensão de cinco meses e
abrange os seguintes tópicos:
1. Introdução ao jyotiṣa
2. Karma, reencarnação e destino
(daiva)
3. Os doze signos (rāśis) e o āyanāṁśa
(precessão dos equinócios)
4. Os nove planetas (grahas)
5. Olhares dos planetas (graha-dṛṣṭis)
6. Avaliando a força dos planetas
(graha-bala)
7. As divisões de um signo (vargas)
8. As doze casas (bhāvas)
9. Kendras (1, 4, 7 e 10) & koṇas
(5 e 9)
10. Upachayas (3, 6, 10 e 11),
dusthānas (6, 8 e 12) & mārakas (2 e 7)
11. Natureza funcional dos planetas
para cada ascendente
12. O processo de delineação
13-19. Aulas práticas
20. Pacificação dos planetas
(graha-śāntiḥ)
O valor do curso é de
R$ 2200,00 à vista ou parcelado via Mercado Pago em até 12x. As aulas são
semanais, dadas via Google Meet (vídeo-conferência) e serão todas
gravadas em vídeo e áudio para que os alunos possam estuda-las posteriormente,
o que é especialmente útil para aqueles que não podem comparecer com
regularidade as aulas online. Além disso, o curso inclui PDFs riquíssimos e
muitos mapas para exemplificação.
Serão incluídas também no curso
referências bibliográficas, artigos diversos, outros tipos de materiais
complementares ao ensino, grupo no Whatsapp para esclarecimentos de dúvidas.
Além disso, enviarei a todos um arquivo contendo os principais textos clássicos
em PDF para consultas ao longo do curso.
Para inscrição é necessário fazer a pré-inscrição neste link.
NÍVEL II - YOGAS, AS CONFIGURAÇÕES DOS
GRAHAS
Yoga é um termo
principalmente empregado dentro do contexto espiritual da Índia e cujo
significado é “união”, no caso, da ātmā ao Paramātmā. Em jyotiṣa,
a palavra yoga tem o mesmo significado, de “união”, mas
aplicado a configurações onde dois ou mais fatores astrológicos se relacionam.
Tais yogas podem ser formados por permutações de
relacionamentos entre os grahas (planetas) com outros grahas, bhāvas (casas), bhāveśas (senhores
de casas) ou mesmo rāśis (signos).
Todos os clássicos de jyotiṣa contém
descrições de diferentes yogas, embora nem todos os yogas sejam
explicitamente tratados como tal, uma vez que não foram nomeados, como é o caso
de yogas mais populares como gaja kesari, mahāpuruṣa
yoga, etc. Sem dúvida, a categorização dos yogas que
encontramos no jyotiṣa é uma de suas características
distintivas mais importantes e atraentes quando o comparamos com outros
sistemas de astrologia.
Para um jyotiṣi,
identificar os yogas de um horóscopo é absolutamente
essencial, pois a delineação é, em outras palavras, um processo de
identificação de yogas e também de ariṣṭas (misérias).
No caso, yogas são as configurações positivas de um horóscopo,
ao passo que os ariṣṭas também são yogas, mas cujo
impacto é negativo. Todo horóscopo possui um misto de yogas e ariṣṭas,
porém, em alguns os ariṣṭas predominam em influência, ao passo
que em outros são os yogas que detém mais destaque.
Inclusive, embora os yogas sejam
divididos em dois grupos maiores: yogas e ariṣṭas ou śubha
yogas e aśubha yogas, há ainda categorias muito mais
específicas, como:
Nābhasa yoga: os nābhasa
yogas são trinta e dois e levam em consideração a distribuição dos
sete grahas visíveis ao longo dos bhāvas ou rāśis.
Eles se subdividem em quatro grupos: āśraya, dala, akṛti e sāṅkhya
yogas.
Pañcha mahāpuruṣa yoga: há cinco mahāpuruṣa
yogas, os quais envolvem os cinco tāra-grahas (Maṅgala, Budha,
Guru, Śukra e Śani). Aqueles que nascem sob tais yogas tornam-se
grandes personalidades.
Rāja yoga: são yogas que
outorgam eminência social ou mesmo poder político. No passado eram usados
especialmente para determinar quem se tornaria um rei ou teria uma influência
equiparável a de um rei.
Dhana yoga: os dhana
yogas são configurações que outorgam riqueza e confortos materiais em
geral.
Ariṣṭa yoga: ariṣṭas são misérias, ou
seja, configurações indesejáveis. Os clássicos fazem menção a vários tipos
de ariṣṭas como rāja yoga bhanga (nulificação
de rāja yogas), preṣya (servidão), daridra (pobreza), aṅgahīna (deficiência
física), reka (inferioridade) e roga (doença) yoga.
Parivartana yoga: são as recepções
mútuas ou trocas de posição, que de acordo com Mantreśvara podem ser de três
tipos: mahā (grandioso), dainya (miserável)
e kāhala (um tambor ou um som) yoga, conforme
os bhāvas envolvidos. No caso, há sessenta e seis parivartana
yogas, onde vinte e oito são mahā parivartana, trinta são dainya
parivartana e oito são kāhala parivartana.
Viśeṣa yoga: esses são os yogas distintivos
ou especiais (viśeṣa) e que carregam consigo nomes de divindades, armas,
instrumentos musicais, símbolos reais, etc. Tais yogas geralmente
tem um impacto mais abrangente sobre o jātaka, beneficiando-o em
termos de status, condição econômica, educação, longevidade, prazeres, etc.
Āyu yoga: consistem em yogas que
determinam o āyus, isso é, a longevidade do indivíduo. Tais yogas dividem-se
em balāriṣṭa (morte infantil), yogāriṣṭa (morte
até os 20 anos de idade), alpāyu (vida curta, dos 20 os
36), madhyāyu (vida média, dos 36 os 72) e pūrṇāyu/dīrghāyu (vida
longa, dos 72 aos 100 ou mais) yogas.
Pravrajyā yoga: os pravrajyā (mendicante
errante) yogas tratam-se de yogas raros, que
impelem o indivíduo a uma vida ascética, dedicada a disciplinas espirituais. Na
linguagem clássica, são yogas que tornam o indivíduo iniciado
em uma tradição espiritual ou mesmo que o libertam do ciclo do saṁsāra.
Tais yogas são também designados tapo (austeridade)
ou sanyāsa (renúncia) yogas.
Bhāva yoga: consistem em yogas que
determinam os resultados de um bhāva e que podem ser tanto
formações simples, como as de um bhāveśa em um bhāva,
quanto também mais complexas, envolvendo permutações de bhāva, bhāveśa e kāraka.
Graha yoga: são basicamente
permutações de conjunções entre os grahas. No caso, os graha
yogas podem ser conjunções envolvendo dois, três, quatro, cinco ou
mesmo seis grahas, pois uma conjunção de sete grahas é,
na verdade, um nābhasa yoga denominado gola yoga.
Rāhu e Ketu, tradicionalmente, são ignorados, porém, se os consideramos então
podemos ter um número maior de variações. Um exemplo popular de graha
yoga envolvendo os nodos é o chamado Guru chaṇḍāla yoga,
no qual Guru se encontra conjunto a Rāhu.
Neste curso você aprenderá tudo sobre
esses diferentes yogas, o que o habilitará a realizar delineações
muito mais precisas e profundas.
As aulas seguirão esta ordem:
1. Introdução aos yogas; bhāva &
graha yoga
2. Nābhasa yoga
3. Āyu yoga (yogas de longevidade)
4. Ariṣṭa yoga (yogas para sofrimentos
em geral)
5. Sūrya & Chandra yoga
6. Pañcha mahāpuruṣa yoga & rāja
yoga (yogas para eminência)
7. Dhāna & daridra yoga (yogas para
riqueza e pobreza)
8. Viśeṣa yoga (yogas distintivos)
9. Pravrajyā yoga (yogas para renúncia
e asceticismo)
10. Delineando yogas (metodologia
eficiente para a memorização e análise dos yogas)
11-16. Aulas práticas
O curso é online, via Google Meet,
inclui gravações em áudio e PDFs para estudo que são enviados por e-mail. O
valor proposto é de R$ 1750,00 à vista, ou parcelado em até 12x via Mercado
Pago. Sua duração é de quatro meses e o início do curso se dará (a princípio, o
que pode mudar) no dia 12 de julho, com as aulas se mantendo às quartas às 19h.
Inclusive, não é necessário que todos compareçam à aula, pois terão acesso as
gravações em vídeo e áudio de todas as aulas. Isso torna o curso
acessível mesmo para aqueles que não tem condições de comparecer aos encontros.
Para inscrição é necessário enviar via
whats (12997494931 ou direto neste
link) ou email (jyotishabr@gmail.com)
o seguinte: (1) dados de nascimento (data, hora e local), (2) motivo do
interesse no estudo, (3) esclarecer as intenções em relação ao jyotiṣa (se
são profissionais, ou apenas para autoconhecimento, etc.) e (4) enviar o
comprovante de pagamento.
Obs.: para a realização deste curso é
necessário ter antes realizado o curso de fundamentos básicos do
jyotiṣa, ou no mínimo provar que detém habilidade suficiente com os
fundamentos.
NÍVEL III - TÉCNICAS PREDITIVAS: DAŚĀS,
TRÂNSITOS E REVOLUÇÃO SOLAR
Podemos resumir o estudo de um mapa em
duas fases: delineação, que envolve o estudo e a determinação das promessas do
mapa, e predição, que envolve prever quando trais promessas se manifestação. No
caso, para prever, um astrólogo faz uso de técnicas que trabalham com um tempo
simbólico, as daśās, e técnicas que lidam com o tempo real, ou
seja, os trânsitos (gochara) e revoluções solares (varṣaphala),
com os quais se pontua o momento mais aproximado de manifestação dos eventos
indicados pelas daśās.
Agora em janeiro estarei dando início a
um curso online focado justamente nessas técnicas preditivas, ou seja, daśās, trânsitos
e revoluções solares. Trata-se de um curso mais avançado e que, portanto,
demanda o conhecimento básico de delineação, uma vez que antes de prever,
precisamos saber delinear bem um horóscopo.
Os temas que serão abordados no curso
são:
1. Udu daśās (viṁśottarī, yogini e
outras)
2. Graha-phala (os resultados das
daśās)
3. Daśā & bhukti (como prever
usando períodos maiores e menores)
4. Yoga-daśā-phala (determinando quando
os yogas darão seus frutos)
5. Māraka-daśā-phala (determinando o
momento da morte ou fases difíceis para a saúde)
6. Gochara (trânsitos)
7. Aṣṭakāvarga
8. Varṣaphala (revolução solar)
9. Prevendo eventos
10-16. Aulas práticas
O curso será dado via Google Meet,
compreende gravações em vídeo e áudio das aulas e PDFs para estudo
que serão enviados por email juntamente de mapas para exemplificação e estudo.
O valor do curso é de R$ 1750,00 à vista, ou parcelado em até 12x via Mercado
Pago. Sua duração é de quatro meses, ou seja, teremos uma aula por semana,
sendo que a data de início será, a princípio (o que pode mudar, conforme a
necessidade dos alunos), no dia 13 de julho, com as aulas se mantendo às quintas
às 19h.
Como as aulas serão gravadas, não é
necessário que todos estejam presentes na aula online. Logo, esse é um curso
que não impossibilita a participação daqueles que não poderiam comparecer as
aulas, uma vez que terão acesso as gravações semanais para poderem estuda-las
no seu próprio tempo.
Interessados devem me contatar via
e-mail (jyotishabr@gmail.com) ou whatsapp (12997494931 ou direto neste link) até no máximo o dia
7 de julho.
Para inscrição é necessário enviar o
seguinte: (1) dados de nascimento (data, hora e local), (2) motivo do interesse
no estudo, (3) esclarecer as intenções em relação ao jyotiṣa (se
são profissionais, ou apenas para autoconhecimento, etc.) e (4) enviar o
comprovante de pagamento.
Obs.: para a realização deste curso é
necessário ter antes realizado o curso de fundamentos básicos do jyotiṣa
(nível I), e idealmente o de yogas (nível II) também, do contrário é necessário
que o interessado prove já deter habilidade e conhecimento suficiente para a
realização desse curso.
INTRODUÇÃO AO JAIMINI JYOTIṢA
Trata-se de um curso introdutório sobre
Jaimini jyotiṣa, ainda que seja muito rico em termos de conteúdo, incluindo até
mesmo o estudo de daśās. Todo o conteúdo apresentado ao longo das
aulas será abalizado nas fontes tradicionais do sul da Índia, tais como o
Jātaka sāra saṅgraha, o Jyotiṣa phala ratna mālā, a Kalpalatā e outros, assim
como também nos escritos e ensinamentos de Irangati Rangācharya e de seu aluno,
Shanmukha Teli, com quem venho estudando esse método desde 2015. Inclusive,
para quem não tem muita informação sobre a escola Jaimini de jyotiṣa,
recomendo a leitura deste artigo. Basicamente essa é uma vertente
fascinante da astrologia indiana, mas também muito velada e incompreendida fora
dos círculos tradicionais do sul da Índia, que foi onde essa escola se
desenvolveu melhor.
As aulas que darei ao longo
do curso serão vinte, durando cinco meses, ou seja, teremos uma aula por semana
e com duração de no máximo 1h30min. Todas as aulas teóricas incluirão PDFs para
estudo, mapas para exemplificação, referências bibliográficas e, além disso,
também gravarei o conteúdo de todas as aulas em vídeo e áudio para que possam
assistir novamente, o que, inclusive, viabiliza o curso àqueles que não tem
condições de comparecer aos encontros online.
A programação será a seguinte:
1. Introdução ao Jaimini jyotiṣa
2. Viśeṣa lagnas (ascendentes
especiais) & as quatro fontes de força
3. Yogadas & argalas
4. Chara kārakas & svāṁśa lagna
(ascendente derivado a partir do ātmakāraka)
5. Ārūḍhas
6. Yogas
7. Āyurdāya (método de determinação da
longevidade)
8. Darpaṇa & śūla daśā (daśās para
determinar o período da morte)
9. Sthira daśā (daśā para determinar o
período da morte)
10. Chara, trikoṇa & chara paryāya
daśā (daśās para predição de eventos gerais)
11. Checklist de delineação
12-16. Aulas práticas
O curso será realizado via Google Meet
(plataforma de vídeo conferência). O valor do investimento é de R$ 1750,00, o
que também pode ser parcelado via Mercado Pago em até 12x. Os interessados
devem se inscrever até no máximo o dia 7 de julho, me contando via e-mail (jyotishabr@gmail.com),
ou whatsapp (12997494931 ou direto neste link). As aulas desse
curso se darão, a princípio (o que pode mudar, conforme a necessidade dos
alunos), nas sextas às 19h, começando no dia 14 de julho.
Para inscrição é necessário enviar o
seguinte: (1) dados de nascimento (data, hora e local), (2) motivo do interesse
no estudo, (3) esclarecer as intenções em relação ao jyotiṣa (se
são profissionais, ou apenas para autoconhecimento, etc.) e (4) enviar o
comprovante de pagamento.
Como esse curso não trata dos elementos
básicos de jyotiṣa, se faz necessário ter uma boa base de Parāśarī jyotiṣa (o
método mais convencional) para a compreensão do conteúdo. Aqueles que não
possuem essa base podem estudar os outros cursos que ofereço, os quais são
focados em Parāśarī jyotiṣa.
oṁ tat sat
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