quinta-feira, 23 de abril de 2015

Prevendo através dos trânsitos

Anticítera, instrumento utilizado no passado
para cálculos astronômicos.
          Para determinar quando um evento vai se dar, nos valemos dos daśās no jyotiṣa, que são os sistemas de predição baseados em divisões do tempo governados por cada um dos planetas. Porém, além dos daśās, os trânsitos, denominados goccharas, também são fundamentais, pois sem os trânsitos fica muito difícil precisar quando um evento irá se dar.

            Dentre as várias técnicas de análise de trânsitos, como as propostas em clássicos como Phaladīpikā, ou nos Nāḍi Granthas, há uma em especial que é muito eficiente, mencionada por K.N. Rao em seus livros. Essa regra diz que para que algo se manifeste o consentimento de Júpiter e Saturno se faz necessário, ou seja, ambos precisam influenciar por aspecto, ou conjunção, durante os seus trânsitos, as casas, ou os senhores das casas que governam um determinado assunto para que o evento se manifeste. Para exemplificar como isso funciona, um exemplo é dado logo abaixo.



               Quando poderei vender o meu imóvel e me mudar?

            O mapa ao lado é de uma pessoa que desejava muito vender seu imóvel e me perguntou tempos atrás se eu via alguma indicação de venda. Analisando, cheguei a conclusão de que Júpiter transitando câncer entre junho de 2014 e julho de 2015 seria muito favorável para a venda do imóvel, visto que estaria ocupando a casa cinco de seu mapa natal, sendo a cindo a dois da quatro, ou seja, os ganhos relacionados a imóveis. Porém, Saturno também precisaria influenciar de alguma forma sua casa cinco, ou o regente da mesma. Até novembro do ano passado ele ainda estava a influenciar a casa cinco, visto que ocupava libra em seu trânsito e dali ele aspectava a quinta casa com seu olhar de décima casa. Portanto, a princípio disse a ela que acreditava que até julho de 2015 ela poderia vender o imóvel e que talvez isso se desse um pouco antes, até novembro de 2014. Porém, novembro de 2014 já passou e ela não vendeu o imóvel dentro dessa faixa de tempo. Saturno avançou de libra para escorpião e então deixou de influenciar a quinta casa. Seu daśā também mudou, de Vênus-Júpiter foi para Vênus-Saturno que teve início em novembro de 2014. Nesse caso, Vênus é o regente de três (doze da quatro) e oito (mudanças) a influenciar o regente de quatro, o que garante uma mudança ainda nesse longo período iniciado em 2002 e que se encerra somente em 2022. Como Vênus encontra-se conjunta ao regente de seis, Sol, isso forma um viparita-rāja-yoga, o que atesta que após alguma situação estressante ela se sucederia em seus objetivos. Tal situação estressante é o problema que ela tem com vizinhos barulhentos, o que a motivou a querer vender o imóvel. Porém, com o início do antardaśā de Saturno, uma nova esperança se manifesta para ela, visto que ele ocupa a sétima da quarta (māraka - assassina, isso é, ajuda a por fim nos assuntos da casa quatro) e a aspecta como regente de doze (separação) e também de onze (ganhos) que é a oitava da quarta, outra casa responsável por dar fim aos assuntos de casa quatro. Portanto, tais configurações garantem que no antardaśā de Saturno ela irá conseguir vender o imóvel e se mudar.

            Paralelamente a sua mudança de daśā, o trânsito de Júpiter por câncer ainda prossegue até julho desse ano, enquanto que Saturno recentemente entrou em seu movimento retrógrado no signo de escorpião, o que faz com que possamos considerar seus aspectos tanto a partir de escorpião quanto de libra, o signo anterior[1]. A partir disso, Saturno lança seu olhar de décima casa à quinta casa novamente, o que se estende até agosto, um indício muito positivo! Pois, inicialmente, como disse mais acima, previ a ela que durante o trânsito de Júpiter por câncer o imóvel seria vendido, o que ainda faz a predição válida, porém quando tentei definir com mais precisão quando isso ocorreria, falhei ao dizer que acreditava ser durante o trânsito de Saturno por escorpião e daśā de Vênus-Júpiter. Porém, como o trânsito de Júpiter ainda prossegue e a retrogradação de Saturno faz com que sua influência sobre a quinta casa seja restabelecida, a venda do imóvel antes de julho desse ano é mais do que certa. Felizmente, ontem recebi uma mensagem dela dizendo que conseguiu um comprador para o imóvel e que agora está correndo com todo o processo para a finalização da compra que, creio eu, se dará antes de Júpiter sair do signo de câncer e adentrar leão, fazendo com que a predição se cumpra.

Hari Om Tat Sat


[1] Essa é uma técnica de Bhṛgu muni onde se considera que um Graha retrógrado tem influência e lança aspectos a partir do décimo-segundo signo ocupado por ele. 

Um comentário:

  1. Essa máquina era usada em navios fenícios, para navegar e fazer cálculos astrológicos e mais uma coisa que não me lembro mais.e uma espécie de computador analógico.

    ResponderExcluir