A data máxima para
inscrição vai até o dia 1 de julho, portanto, os
interessados devem me contatar até lá via e-mail (jyotishabr@gmail.com), ou
whatsapp (12997851094). As datas de início das turmas, a princípio seriam as
seguintes – o que pode ser modificado conforme a necessidade e disponibilidade
dos alunos:
04.07 – Fundamentos
básicos
05.07 – Técnicas
preditivas
06.07 – Yogas
08.07 - Jaimini
Abaixo
dou maiores informações sobre cada um dos cursos separadamente, o que inclui
valores:
NÍVEL I -
FUNDAMENTOS BÁSICOS DO JYOTIṢA
Esse curso é
focado no método descrito por Varāhamihira em seu Bṛhat jātaka e
que foi expandido na Sārāvalī, Phaladīpikā e Jātaka pārījāta, os quais integram
os quatro principais textos de jyotiṣa. No entanto, também
complementaremos o nosso estudo com outras referências clássicas, tais como o
Bṛhat Parāśara horā śāstra e o Sarvārtha chintāmaṇi.
O curso tem
extensão de cinco meses e abrange os seguintes tópicos:
1. Introdução ao
jyotiṣa
2. Karma, reencarnação
e destino (daiva)
3. Os doze signos
(rāśis) e o āyanāṁśa (precessão dos equinócios)
4. Os nove
planetas (grahas)
5. Olhares dos
planetas (graha-dṛṣṭis)
6. Avaliando a
força dos planetas (graha-bala)
7. As divisões de
um signo (vargas)
8. As doze casas
(bhāvas)
9. Kendras (1, 4,
7 e 10) & koṇas (5 e 9)
10. Upachayas (3,
6, 10 e 11), dusthānas (6, 8 e 12) & mārakas (2 e 7)
11. Natureza
funcional dos planetas para cada ascendente
12. O processo de
delineação
13-19. Aulas
práticas
20. Pacificação dos planetas (graha-śāntiḥ)
Com este curso, o
aluno poderá compreender como a delineação de um mapa deve ser realizada, o que
o tornará apto a interpretar um horóscopo a um nível básico ou intermediário, a
depender de seu empenho.
O valor do curso é de R$ 2000,00 à vista ou parcelado via Mercado Pago em
até 12x. As aulas são semanais, dadas via Google Meet (vídeo-conferência)
e serão todas gravadas em vídeo e áudio para que os alunos possam estuda-las
posteriormente, o que é especialmente útil para aqueles que não podem
comparecer com regularidade as aulas online. Além disso, o curso inclui PDFs
riquíssimos e muitos mapas para exemplificação.
O dia e o horário
dos encontros semanais serão combinados com os alunos depois do dia 1 de julho,
quando a turma já estiver formada.
Serão incluídas
também no curso referências bibliográficas, artigos diversos, outros tipos de
materiais complementares ao ensino, grupo no face e um chat (Messenger e
Whatsapp) para esclarecimentos de dúvidas. Além disso, enviarei a todos um
arquivo contendo os principais textos clássicos em PDF para consultas ao longo
do curso.
Para inscrição é
necessário enviar o seguinte: (1) dados de nascimento (data, hora e local), (2)
motivo do interesse no estudo, (3) esclarecer as intenções em relação ao jyotiṣa (se
são profissionais, ou apenas para autoconhecimento, etc.) e (4) enviar o
comprovante de pagamento.
NÍVEL II - YOGAS, AS CONFIGURAÇÕES DOS GRAHAS
Yoga é
um termo principalmente empregado dentro do contexto espiritual da Índia e cujo
significado é “união”, no caso, da ātmā ao Paramātmā. Em jyotiṣa,
a palavra yoga tem o mesmo significado, de “união”, mas
aplicado a configurações onde dois ou mais fatores astrológicos se relacionam.
Tais yogas podem ser formados por permutações de
relacionamentos entre os grahas (planetas) com outros grahas, bhāvas (casas), bhāveśas (senhores
de casas) ou mesmo rāśis (signos).
Todos os clássicos
de jyotiṣa contém descrições de diferentes yogas,
embora nem todos os yogas sejam explicitamente tratados como
tal, uma vez que não foram nomeados, como é o caso de yogas mais
populares como gaja kesari, mahāpuruṣa yoga, etc. Sem
dúvida, a categorização dos yogas que encontramos no jyotiṣa é
uma de suas características distintivas mais importantes e atraentes quando o
comparamos com outros sistemas de astrologia.
Para um jyotiṣi,
identificar os yogas de um horóscopo é absolutamente
essencial, pois a delineação é, em outras palavras, um processo de
identificação de yogas e também de ariṣṭas (misérias).
No caso, yogas são as configurações positivas de um horóscopo,
ao passo que os ariṣṭas também são yogas, mas cujo
impacto é negativo. Todo horóscopo possui um misto de yogas e ariṣṭas,
porém, em alguns os ariṣṭas predominam em influência, ao passo
que em outros são os yogas que detém mais destaque.
Inclusive, embora
os yogas sejam divididos em dois grupos maiores: yogas e ariṣṭas ou śubha
yogas e aśubha yogas, há ainda categorias muito mais
específicas, como:
Nābhasa yoga: os nābhasa
yogas são trinta e dois e levam em consideração a distribuição dos
sete grahas visíveis ao longo dos bhāvas ou rāśis.
Eles se subdividem em quatro grupos: āśraya, dala, akṛti e sāṅkhya
yogas.
Pañcha mahāpuruṣa
yoga: há cinco mahāpuruṣa yogas, os quais
envolvem os cinco tāra-grahas (Maṅgala, Budha, Guru, Śukra e
Śani). Aqueles que nascem sob tais yogas tornam-se grandes
personalidades.
Rāja yoga: são yogas que
outorgam eminência social ou mesmo poder político. No passado eram usados
especialmente para determinar quem se tornaria um rei ou teria uma influência
equiparável a de um rei.
Dhana yoga: os dhana
yogas são configurações que outorgam riqueza e confortos materiais em
geral.
Ariṣṭa yoga: ariṣṭas são
misérias, ou seja, configurações indesejáveis. Os clássicos fazem menção a
vários tipos de ariṣṭas como rāja yoga bhanga (nulificação
de rāja yogas), preṣya (servidão), daridra (pobreza), aṅgahīna (deficiência
física), reka (inferioridade) e roga (doença) yoga.
Parivartana
yoga: são as recepções mútuas ou trocas de posição, que
de acordo com Mantreśvara podem ser de três tipos: mahā (grandioso), dainya (miserável)
e kāhala (um tambor ou um som) yoga, conforme
os bhāvas envolvidos. No caso, há sessenta e seis parivartana
yogas, onde vinte e oito são mahā parivartana, trinta são dainya
parivartana e oito são kāhala parivartana.
Viśeṣa yoga: esses
são os yogas distintivos ou especiais (viśeṣa) e que
carregam consigo nomes de divindades, armas, instrumentos musicais, símbolos
reais, etc. Tais yogas geralmente tem um impacto mais
abrangente sobre o jātaka, beneficiando-o em termos de status,
condição econômica, educação, longevidade, prazeres, etc.
Āyu yoga: consistem
em yogas que determinam o āyus, isso é, a
longevidade do indivíduo. Tais yogas dividem-se em balāriṣṭa (morte
infantil), yogāriṣṭa (morte até os 20 anos de idade), alpāyu (vida
curta, dos 20 os 36), madhyāyu (vida média, dos 36 os 72)
e pūrṇāyu/dīrghāyu (vida longa, dos 72 aos 100 ou mais) yogas.
Pravrajyā yoga: os pravrajyā (mendicante
errante) yogas tratam-se de yogas raros, que
impelem o indivíduo a uma vida ascética, dedicada a disciplinas espirituais. Na
linguagem clássica, são yogas que tornam o indivíduo iniciado
em uma tradição espiritual ou mesmo que o libertam do ciclo do saṁsāra.
Tais yogas são também designados tapo (austeridade)
ou sanyāsa (renúncia) yogas.
Bhāva yoga: consistem
em yogas que determinam os resultados de um bhāva e
que podem ser tanto formações simples, como as de um bhāveśa em
um bhāva, quanto também mais complexas, envolvendo permutações
de bhāva, bhāveśa e kāraka.
Graha yoga: são
basicamente permutações de conjunções entre os grahas. No caso,
os graha yogas podem ser conjunções envolvendo dois, três,
quatro, cinco ou mesmo seis grahas, pois uma conjunção de
sete grahas é, na verdade, um nābhasa yoga denominado gola
yoga. Rāhu e Ketu, tradicionalmente, são ignorados, porém, se os
consideramos então podemos ter um número maior de variações. Um exemplo popular
de graha yoga envolvendo os nodos é o chamado Guru chaṇḍāla
yoga, no qual Guru se encontra conjunto a Rāhu.
Neste curso você
aprenderá tudo sobre esses diferentes yogas, o que o habilitará a
realizar delineações muito mais precisas e profundas.
As aulas seguirão
esta ordem:
1. Introdução aos
yogas; bhāva & graha yoga
2. Nābhasa yoga
3. Āyu yoga (yogas
de longevidade)
4. Ariṣṭa yoga
(yogas para sofrimentos em geral)
5. Sūrya &
Chandra yoga
6. Pañcha
mahāpuruṣa yoga & rāja yoga (yogas para eminência)
7. Dhāna &
daridra yoga (yogas para riqueza e pobreza)
8. Viśeṣa yoga
(yogas distintivos)
9. Pravrajyā yoga
(yogas para renúncia e asceticismo)
10. Delineando
yogas (metodologia eficiente para a memorização e análise dos yogas)
11-16. Aulas
práticas
O curso é online, via
Google Meet, inclui gravações em áudio e PDFs para estudo que são enviados por
e-mail. O valor proposto é de R$ 1600,00 à vista, ou parcelado em até 12x via Mercado
Pago. Sua duração é de quatro meses e o início do curso se dará depois do dia 1
de julho, sendo que a data ainda será acertada com os alunos. Inclusive, não é
necessário que todos compareçam a aula, pois terão acesso as gravações em vídeo e áudio de todas as aulas. Isso torna
o curso acessível mesmo para aqueles que não tem condições de comparecer aos
encontros.
Para inscrição é
necessário enviar o seguinte: (1) dados de nascimento (data, hora e local), (2)
motivo do interesse no estudo, (3) esclarecer as intenções em relação ao jyotiṣa (se
são profissionais, ou apenas para autoconhecimento, etc.) e (4) enviar o
comprovante de pagamento.
Obs.: para
a realização deste curso é necessário ter antes realizado o curso de fundamentos
básicos do jyotiṣa, ou no mínimo provar que detém habilidade
suficiente com os fundamentos.
NÍVEL III -
TÉCNICAS PREDITIVAS: DAŚĀS, TRÂNSITOS E REVOLUÇÃO SOLAR
Podemos resumir o
estudo de um mapa em duas fases: delineação, que envolve o estudo e a
determinação das promessas do mapa, e predição, que envolve prever quando trais
promessas se manifestação. No caso, para prever, um astrólogo faz uso de
técnicas que trabalham com um tempo simbólico, as daśās, e técnicas
que lidam com o tempo real, ou seja, os trânsitos (gochara) e revoluções
solares (varṣaphala), com os quais se pontua o momento mais aproximado
de manifestação dos eventos indicados pelas daśās.
Agora em janeiro
estarei dando início a um curso online focado justamente nessas técnicas
preditivas, ou seja, daśās, trânsitos e revoluções solares.
Trata-se de um curso mais avançado e que, portanto, demanda o conhecimento
básico de delineação, uma vez que antes de prever, precisamos saber delinear
bem um horóscopo.
Os temas que serão
abordados no curso são:
1. Udu daśās
(viṁśottarī, yogini e outras)
2. Graha-phala (os
resultados das daśās)
3. Daśā &
bhukti (como prever usando períodos maiores e menores)
4. Yoga-daśā-phala
(determinando quando os yogas darão seus frutos)
5.
Māraka-daśā-phala (determinando o momento da morte ou fases difíceis para a
saúde)
6. Gochara
(trânsitos)
7. Aṣṭakāvarga
8. Varṣaphala
(revolução solar)
9. Prevendo
eventos
10-16. Aulas
práticas
O curso será dado
via Google Meet, compreende gravações em vídeo e
áudio das aulas e PDFs para estudo que serão enviados por email
juntamente de mapas para exemplificação e estudo. O valor do curso é de R$
1600,00 à vista, ou parcelado em até 12x via Mercado Pago. Sua duração é de
quatro meses, ou seja, teremos uma aula por semana, sendo que as datas ainda
serão marcadas com os alunos depois do dia 10 de janeiro.
Como as aulas
serão gravadas, não é necessário que todos estejam presentes na aula online.
Logo, esse é um curso que não impossibilita a participação daqueles que não
poderiam comparecer as aulas, uma vez que terão acesso as gravações semanais
para poderem estuda-las no seu próprio tempo.
Interessados devem
me contatar via e-mail (jyotishabr@gmail.com) ou whatsapp (1299785-1094) até no
máximo o dia 1 de julho.
Para inscrição é
necessário enviar o seguinte: (1) dados de nascimento (data, hora e local), (2)
motivo do interesse no estudo, (3) esclarecer as intenções em relação ao jyotiṣa (se
são profissionais, ou apenas para autoconhecimento, etc.) e (4) enviar o
comprovante de pagamento.
Obs.: para
a realização deste curso é necessário ter antes realizado o curso
de fundamentos básicos do jyotiṣa (nível I), e idealmente o de yogas
(nível II) também, do contrário é necessário que o interessado prove já deter
habilidade e conhecimento suficiente para a realização desse curso.
INTRODUÇÃO AO
JAIMINI JYOTIṢA
Trata-se de um
curso introdutório sobre Jaimini jyotiṣa, ainda que seja muito rico em termos
de conteúdo, incluindo até mesmo o estudo de daśās. Todo o conteúdo
apresentado ao longo das aulas será abalizado nas fontes tradicionais do sul da
Índia, tais como o Jātaka sāra saṅgraha, o Jyotiṣa phala ratna mālā, a
Kalpalatā e outros, assim como também nos escritos e ensinamentos de Irangati
Rangācharya e de seu aluno, Shanmukha Teli, com quem venho estudando esse
método desde 2015. Inclusive, para quem não tem muita informação sobre a escola
Jaimini de jyotiṣa, recomendo a leitura deste artigo. Basicamente
essa é uma vertente fascinante da astrologia indiana, mas também muito velada e
incompreendida fora dos círculos tradicionais do sul da Índia, que foi onde
essa escola se desenvolveu melhor.
As aulas
que darei ao longo do curso serão vinte, durando cinco meses, ou seja,
teremos uma aula por semana e com duração de no máximo 1h30min. Todas as aulas
teóricas incluirão PDFs para estudo, mapas para exemplificação, referências
bibliográficas e, além disso, também gravarei o conteúdo de todas as aulas em vídeo
e áudio para que possam assistir novamente, o que, inclusive, viabiliza o curso
àqueles que não tem condições de comparecer aos encontros online.
A programação será
a seguinte:
1. Introdução ao
Jaimini jyotiṣa
2. Viśeṣa lagnas
(ascendentes especiais) & as quatro fontes de força
3. Yogadas &
argalas
4. Chara kārakas
& svāṁśa lagna (ascendente derivado a partir do ātmakāraka)
5. Ārūḍhas
6. Yogas
7. Āyurdāya
(método de determinação da longevidade)
8. Darpaṇa &
śūla daśā (daśās para determinar o período da morte)
9. Sthira daśā
(daśā para determinar o período da morte)
10. Chara, trikoṇa
& chara paryāya daśā (daśās para predição de eventos gerais)
11. Checklist de
delineação
12-16. Aulas
práticas
O curso será
realizado via Google Meet (plataforma de vídeo conferência). O valor do
investimento é de R$ 1600,00, o que também pode ser parcelado via Mercado Pago
em até 12x. Os interessados devem se inscrever até no máximo o dia 1 de julho,
me contando via e-mail (jyotishabr@gmail.com), ou
whatsapp (1299785-1094).
Para inscrição é
necessário enviar o seguinte: (1) dados de nascimento (data, hora e local), (2)
motivo do interesse no estudo, (3) esclarecer as intenções em relação ao jyotiṣa (se
são profissionais, ou apenas para autoconhecimento, etc.) e (4) enviar o
comprovante de pagamento.
Como esse curso
não trata dos elementos básicos de jyotiṣa, se faz necessário ter
uma boa base de Parāśarī jyotiṣa (o método mais convencional)
para a compreensão do conteúdo. Aqueles que não
possuem essa base podem estudar os outros cursos que ofereço, os quais são
focados em Parāśarī jyotiṣa.
oṁ
tat sat
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