sábado, 27 de julho de 2019

Trânsitos de agosto de 2019

Neste mês de agosto não há tantos ingressos e mudanças nos céus. No caso, ocorrerá apenas o seguinte:

02.08 Mercúrio ingressa câncer.
08.08 Marte ingressa leão.
11.08 a retrogradação de Júpiter cessa à 20º de escorpião.
16.08 Vênus ingressa leão.
17.08 siṁha-saṁkrānti (Sol ingressa leão).
26.08 Mercúrio ingressa leão.

O que infiro disso é:

(1) O ingresso de Marte por leão inicia uma sequência de trânsitos que se darão sobre esse signo neste e no início do próximo mês. Aqueles que possuem o ascendente ou a Lua em gêmeos, libra ou peixes são os que tendem a se beneficiar desse trânsito de Marte, o qual outorga felicidades, ganhos, confortos, progresso econômico, vitórias e êxito sobre adversidades. Para os demais posicionamentos a propensão a enfrentar dificuldades com relação a casa ou graha que Marte estiver afetando em seus horóscopos é maior, embora apenas o aṣṭakāvarga e a análise individual permita decidir o que realmente ocorrerá.

Como já é de conhecimento geral, o trânsito de Marte infunde energia, coragem e força sobre aquilo que afeta, porém, isso também pode descambar na agressão e na irascibilidade.

(2) Com o fim da retrogradação de Guru se dando a 20º de escorpião, aqueles que possuem grahas ou algum ponto sensível próximo a esse grau pode experimentar a ativação das promessas do mesmo.

(3) Todos os anos o Sol, juntamente de Mercúrio e Vênus, transita progressivamente cada um dos doze signos, ativando-os. Porém, como disse no ponto (1), neste mês inicia-se uma sequência de trânsitos sobre o signo de leão que inclui também a presença de Marte. Até o fim do mês teremos Marte, o Sol, Vênus e Mercúrio em leão, o que tornará o signo significativamente ativado.

Indivíduos cujo ascendente ou a Lua estejam em escorpião, por exemplo, tendem a ser beneficiados por este curto, mas intenso trânsito de quatro grahas por leão, pois esse coincide com a décima casa dos mesmos, onde não só Mercúrio e Vênus, mas também o Sol e Marte se saem bem. Os resultados benéficos, nesse caso, serão especialmente sentidos no âmbito profissional ou na vida pública.

Note em que casa a partir do ascendente e da Lua o signo de leão cai em seu mapa, assim como também se há ou não grahas nesse signo, pois a partir daí pode-se ter uma ideia do que será ativado neste período. A fase de pico dos trânsitos sobre leão se dará entre 17.08 e 10.09, sendo que entre 26.08 e 17.08 todos os quatro grahas estarão passando pelo signo.

(4) Em relação ao contexto das eletivas, observando apenas as combinações de vāra (dia da semana), tithī (dia lunar) e nakṣatra¸ denominados vāra-tithī-nakṣatra-yogas, os dias impróprios para iniciar atividades auspiciosas seriam os dias 6, 7, 9, 10, 12, 13, 15, 22, 23 e 24, 29 e 30 (amāvasyā). Obviamente, essa é uma observação mais generalista da natureza dos dias e sua influência sobre as eleições de momentos auspiciosos, logo estou ignorando por completo outras configurações que não sejam as de vāratithī e nakṣatra. Também é recomendável que se consulte a posição da Lua no dia e os aspectos que essa forma com outros grahas para se saber se o dia em questão será bom ou não. Evite configurações tensas envolvendo a Lua, como por exemplo a conjunção da mesma a Saturno e Ketu que se dará entre os dias 11-13.

Em casos onde não se pode evitar o início de uma atividade auspiciosa em um dia negativo, uma das melhores opções é escolher um horário no qual Júpiter ocupa a um, a cinco ou a nove do lagna do momento, pois esse é um bhanga (fator que nulifica males) para configurações negativas em um muhūrta.
* * *

Uma observação importante é de que as predições acima estão baseadas no zodíaco sideral (
nirāyaṇa), particularmente no Lahiri ayanāṁśa e, uma vez que são predições gerais e mais ilustrativas, devem ser encaradas com cautela. Deve-se também notar que essa leitura não é como a dos horóscopos modernos e visa apenas dar uma ideia de quais trânsitos devem ser observados no mês, seja a nível de jātaka (astrologia natal), muhūrta (eletiva) ou medini (mundial).

Inclusive, as nuances de muhūrta, em especial, só podem ser compreendidas por um estudo mais detalhado e profundo. Se tem dúvidas sobre se um dia é ideal para um determinado tipo de atividade, consulte-se com alguém de sua confiança, especialmente se o dia em que planeja iniciar uma atividade foi assinalado aqui como um dia impróprio para atividades auspiciosas em geral.

oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário