terça-feira, 2 de julho de 2019

Sobre o eclipse solar parcial do dia 02.07.19

Todos os anos as pessoas ficam agitadas por causa dos eclipses, os quais na maior parte das vezes não são tão relevantes, pois não são visíveis no país (especialmente o solar), são parciais ou então não tocam nenhum ponto sensível no mapa de uma nação ou governante. A nível individual, a menos que o eclipse toque um ponto natal, especialmente o lagna (ascendente), o lagneśa (senhor do ascendente), Chandra (Lua), Sūrya (Sol) ou os kendras (ângulos), seus efeitos não serão tão relevantes. Claro que se ele toca algum outro graha, um impacto será sentido nos temas do graha, mas se o eclipse se dá apenas em uma casa do mapa, sem tocar nenhum outro ponto natal, então ele também não será tão relevante, em geral.

Hoje teremos um eclipse solar que se dará no signo de gêmeos, à 16º35’, aproximadamente. Esse eclipse tocará o nakṣatra ardra e será parcialmente visível no Brasil, logo no crepúsculo. São Paulo por exemplo verá apenas 27% do globo solar eclipsado, enquanto Porto Alegre verá 58%. Apenas em parte do Chile e da Argentina o eclipse solar será total, o que no Brasil só ocorrerá em 2045, pois eclipses solares visíveis levam muito tempo para ocorrerem novamente em um mesmo local.

Em vista do que descrevi acima, julgo que esse não será um eclipse tão relevante para o Brasil, exceto para a região sul que pode ser mais significativamente afetada. Como o eclipse se dá em um signo bípede, de ar e sob o olhar de Śani (Sat), o qual ainda está retrógrado, de acordo com textos clássicos de astrologia isso pode resultar em problemas ligados ao frio, doenças aos homens, banimentos, carências, tribulações, ansiedades, medos, tristezas, contendas, problemas para os mais velhos, ventos inconvenientes, etc.

O senhor de gêmeos, Budha (Mer), está aflito no momento, pois ocupa câncer junto de um Maṅgala (Mar) debilitado, o que pode apontar para enganação, roubo, viagens e comércio sem sucesso, tempo irregular e mutável, com risco de furacões, trovões e outros desequilíbrios naturais. Porém, a intensidade de todo esse impacto é questionável, pois como mencionei, mesmo em Porto Alegre o alcance do eclipse sobre o globo solar não é integral, embora já compreenda mais de 50% do mesmo. Pode ser que tais efeitos se deem apenas onde o eclipse é completamente visível.

A nível individual, aqueles que possuem Chandra ou o lagna nos nakṣatras mṛga, ārdrā, punarvasu, svātī e śatabhiṣa serão especialmente afetados. De resto, deve-se notar apenas onde o signo de gêmeos está posicionado no mapa e se há algum graha no mesmo. Como esse eclipse está sendo predominado pelo olhar de Śani, seu impacto tende a ser mais negativo, pois ainda que Śukra (Vên) esteja também em gêmeos, ele ocupa 4º, sendo que o eclipse se dá a 16º e Śani o opõem a 23º, ou seja, a orbe de Śani é mais estreita do que a de Śukra. Além disso, Śani está retrógrado, o que fortalece ainda mais o seu impacto, mas não descarto completamente a possibilidade de Śukra amenizar os efeitos do eclipse, tornando-o ainda algo positivo.

Claro que é impossível padronizar um efeito para o eclipse a nível individual, pois para cada mapa o impacto é único. No entanto, diria que aqueles que o tem caindo na três, seis ou onze do lagna ou/e de Chandra, podem gozar de resultados mais positivos. Para os demais, a tendência natural é de que o impacto seja de revisão ou mudança sobre o tema afetado, o que será motivado por algum atrito de ênfase mais negativa, dada a proeminente influência de Śani sobre o grau do eclipse. O tempo que levará para os efeitos se manifestarem é difícil de precisar, alguns afirmam que deve-se considerar os efeitos dentro de uma faixa de seis meses, outros consideram alguns meses antes e seis meses após, enquanto outros dirão que como esse eclipse durará quase duas horas, seu impacto se estenderá por quase dois anos. Eu não tenho nenhuma resposta definitiva sobre o assunto.

Outras considerações gerais sobre eclipses, extraídas dos smṛtis, são de que qualquer ato piedoso/religioso realizado durante um eclipse tem seu efeito multiplicado milhares de vezes, logo a recomendação é que antes do eclipse se tome um banho, durante o mesmo se recite japa (oração) e que caridades sejam realizadas no seu término. Após tudo isso, deve-se tomar banho novamente (alguns opinam que, como esse banho teria de ser tomado a noite, ele só se aplicaria a um eclipse lunar) e trocar de roupa. 

Idealmente, deve-se observar jejum completo horas antes (uns dizem nove, outros doze e alguns apenas seis horas), durante e depois de um eclipse. Sexo também deve ser evitado 24hrs antes e depois do eclipse, embora o ideal seja se abster de atividade sexual 72hrs antes e depois do mesmo. Por sinal, dentro dessa mesma faixa nenhuma atividade auspiciosa deve ser iniciada, pois os resultados tendem a ser negativos.

Como esse eclipse se dá durante o poente, os smṛtis recomendam que só se coma no dia seguinte e isso após ter tomado um banho e contemplado o luminar já livre do eclipse. Qualquer alimento que tenha sido preparado antes do eclipse deve ser rejeitado e é bom que durante o eclipse o estômago esteja vazio, ou seja, deve-se evacuar antes do mesmo. Tudo isso se deve ao fato de eclipses gerarem um efeito impregnante de āśaucha, ou seja, de impureza, similar a de quando ocorre a morte de alguém próximo. Por fim, não é bom olhar um eclipse diretamente, especialmente o solar, pois pode prejudicar a vista. Isso é especialmente importante para mulheres grávidas, de acordo com os smṛtis

oṁ tat sat

Um comentário:

  1. Grata, Guilherme por mais este texto objetivo e orientador. Isso nos dá uma direção melhor sobre como lidar com esse tema. Obrigada! Hare Krsna!

    ResponderExcluir