Yoga é um termo principalmente empregado dentro do
contexto espiritual da Índia e cujo significado é “união”, no caso, da ātmā ao Paramātmā. Em jyotiṣa, a palavra yoga tem o mesmo significado, de “união”, mas aplicado a
configurações onde dois ou mais fatores astrológicos se relacionam. Tais yogas podem ser formados por permutações
de relacionamentos entre os grahas (planetas)
com outros grahas, bhāvas (casas), bhāveśas (senhores de casas) ou mesmo rāśis (signos).
Todos os clássicos de jyotiṣa contém descrições de diferentes yogas, embora nem todos os yogas
sejam explicitamente tratados como tal, uma vez que não foram nomeados,
como é o caso de yogas mais populares
como gaja kesari, mahāpuruṣa yoga, etc. Sem dúvida, a
categorização dos yogas que
encontramos no jyotiṣa é uma de suas
características distintivas mais importantes e atraentes quando o comparamos
com outros sistemas de astrologia.
Para um jyotiṣi,
identificar os yogas de um horóscopo
é absolutamente essencial, pois a delineação é, em outras palavras, um processo
de identificação de yogas e também de
ariṣṭas (misérias). No caso, yogas são as configurações positivas de
um horóscopo, ao passo que os ariṣṭas
também são yogas, mas cujo impacto é
negativo. Todo horóscopo possui um
misto de yogas e ariṣṭas, porém, em alguns os ariṣṭas
predominam em influência, ao passo que em outros são os yogas que detém mais destaque.
Inclusive, embora os yogas sejam divididos em dois grupos maiores: yogas e ariṣṭas ou śubha yogas e aśubha yogas, há ainda categorias muito mais específicas, como:
Nābhasa yoga:
os nābhasa yogas são trinta e dois e
levam em consideração a distribuição dos sete grahas visíveis ao longo dos bhāvas
ou rāśis. Eles se subdividem em
quatro grupos: āśraya, dala, akṛti e sāṅkhya yogas.
Pañcha mahāpuruṣa
yoga: há cinco mahāpuruṣa
yogas, os quais envolvem os cinco tāra-grahas
(Maṅgala, Budha, Guru, Śukra e Śani). Aqueles que nascem sob tais yogas tornam-se grandes personalidades.
Rāja yoga: são
yogas que outorgam eminência social
ou mesmo poder político. No passado eram usados especialmente para determinar
quem se tornaria um rei ou teria uma influência equiparável a de um rei.
Dhana yoga: os
dhana yogas são configurações que
outorgam riqueza e confortos materiais em geral.
Ariṣṭa yoga: ariṣṭas são misérias, ou
seja, configurações indesejáveis. Os clássicos fazem menção a vários tipos de ariṣṭas como rāja yoga bhanga (nulificação de rāja yogas), preṣya (servidão), daridra (pobreza), aṅgahīna (deficiência física), reka (inferioridade) e roga (doença) yoga.
Parivartana yoga: são
as recepções mútuas ou trocas de posição, que de acordo com Mantreśvara podem
ser de três tipos: mahā (grandioso), dainya (miserável) e kāhala (um tambor ou um som) yoga, conforme os bhāvas envolvidos. No caso, há sessenta e seis parivartana yogas, onde vinte e oito são mahā parivartana, trinta são dainya
parivartana e oito são kāhala
parivartana.
Viśeṣa yoga: esses
são os yogas distintivos ou especiais
(viśeṣa) e que carregam consigo nomes
de divindades, armas, instrumentos musicais, símbolos reais, etc. Tais yogas geralmente tem um impacto mais
abrangente sobre o jātaka,
beneficiando-o em termos de status, condição econômica, educação, longevidade,
prazeres, etc.
Āyu yoga: consistem
em yogas que determinam o āyus, isso é, a longevidade do
indivíduo. Tais yogas dividem-se em balāriṣṭa (morte infantil), yogāriṣṭa (morte até os 20 anos de
idade), alpāyu (vida curta, dos 20 os
36), madhyāyu (vida média, dos 36 os
72) e pūrṇāyu/dīrghāyu (vida longa,
dos 72 aos 100 ou mais) yogas.
Pravrajyā yoga:
os pravrajyā (mendicante errante) yogas tratam-se de yogas raros, que impelem o indivíduo a uma vida ascética, dedicada
a disciplinas espirituais. Na linguagem clássica, são yogas que tornam o indivíduo iniciado em uma tradição espiritual ou
mesmo que o libertam do ciclo do saṁsāra.
Tais yogas são também designados tapo (austeridade) ou sanyāsa (renúncia) yogas.
Bhāva yoga: consistem
em yogas que determinam os resultados
de um bhāva e que podem ser tanto
formações simples, como as de um bhāveśa em
um bhāva, quanto também mais
complexas, envolvendo permutações de bhāva,
bhāveśa e kāraka.
Graha yoga: são
basicamente permutações de conjunções entre os grahas. No caso, os graha
yogas podem ser conjunções envolvendo dois, três, quatro, cinco ou mesmo
seis grahas, pois uma conjunção de
sete grahas é, na verdade, um nābhasa yoga denominado gola yoga. Rāhu e Ketu,
tradicionalmente, são ignorados, porém, se os consideramos então podemos ter um
número maior de variações. Um exemplo popular de graha yoga envolvendo os nodos é o chamado Guru chaṇḍāla yoga, no qual Guru se encontra
conjunto a Rāhu.
Neste
curso que darei em setembro de 2019, você aprenderá tudo sobre esses diferentes
yogas, o que o habilitará a realizar
delineações muito mais precisas e profundas.
As
aulas seguirão a seguinte ordem:
1.
Introdução aos yogas; bhāva & graha yoga
2.
Nābhasa yoga
3. Āyu
yoga (yogas de longevidade)
4. Ariṣṭa
yoga (yogas para sofrimentos em geral)
5.
Sūrya & Chandra yoga
6.
Pañcha mahāpuruṣa yoga & rāja yoga (yogas para eminência)
7.
Dhāna & daridra yoga (yogas para riqueza e pobreza)
8. Viśeṣa
yoga (yogas distintivos)
9.
Pravrajyā yoga (yogas para renúncia e asceticismo)
10.
Delineando yogas (metodologia eficiente para a memorização e análise dos yogas)
11-16.
Aulas práticas
O
curso é online, via Zoom, inclui gravações em áudio e PDFs para estudo que são
enviados por e-mail. O valor proposto é de R$ 1500,00 à vista, podendo ser
parcelado em até 12x via PagSeguro. Sua duração é de quatro meses e,
inicialmente, a ideia é inicia-lo no dia 16.09, as 20hrs e manter as aulas
todas as segundas, o que também poderá ser modificado a depender das
necessidades dos alunos. Inclusive, não é necessário que todos compareçam a
aula, pois terão acesso as gravações em áudio de todas as aulas. Isso torna o
curso acessível mesmo para aqueles que não tem condições de comparecer aos
encontros.
Se
deseja se inscrever para o curso, basta me contatar via email (jyotishabr@gmail.com)
ou whatsapp (12996242742) até no máximo o dia 05.09, sendo que o pagamento
integral ou da primeira parcela deverá ser realizado até esse mesmo dia.
Obs.: para a realização deste curso é
necessário ter antes realizado o curso de fundamentos
básicos do jyotiṣa ou no mínimo provar que detém habilidade suficiente com
os fundamentos.
oṁ tat sat
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