terça-feira, 23 de julho de 2019

Curso em setembro sobre yogas, as configurações astrológicas

Yoga é um termo principalmente empregado dentro do contexto espiritual da Índia e cujo significado é “união”, no caso, da ātmā ao Paramātmā. Em jyotiṣa, a palavra yoga tem o mesmo significado, de “união”, mas aplicado a configurações onde dois ou mais fatores astrológicos se relacionam. Tais yogas podem ser formados por permutações de relacionamentos entre os grahas (planetas) com outros grahas, bhāvas (casas), bhāveśas (senhores de casas) ou mesmo rāśis (signos).

Todos os clássicos de jyotiṣa contém descrições de diferentes yogas, embora nem todos os yogas sejam explicitamente tratados como tal, uma vez que não foram nomeados, como é o caso de yogas mais populares como gaja kesari, mahāpuruṣa yoga, etc. Sem dúvida, a categorização dos yogas que encontramos no jyotiṣa é uma de suas características distintivas mais importantes e atraentes quando o comparamos com outros sistemas de astrologia.

Para um jyotiṣi, identificar os yogas de um horóscopo é absolutamente essencial, pois a delineação é, em outras palavras, um processo de identificação de yogas e também de ariṣṭas (misérias). No caso, yogas são as configurações positivas de um horóscopo, ao passo que os ariṣṭas também são yogas, mas cujo impacto é negativo. Todo horóscopo possui um misto de yogas e ariṣṭas, porém, em alguns os ariṣṭas predominam em influência, ao passo que em outros são os yogas que detém mais destaque.

Inclusive, embora os yogas sejam divididos em dois grupos maiores: yogas e ariṣṭas ou śubha yogas e aśubha yogas, há ainda categorias muito mais específicas, como:

Nābhasa yoga: os nābhasa yogas são trinta e dois e levam em consideração a distribuição dos sete grahas visíveis ao longo dos bhāvas ou rāśis. Eles se subdividem em quatro grupos: āśraya, dala, akṛti e sāṅkhya yogas.

Pañcha mahāpuruṣa yoga: há cinco mahāpuruṣa yogas, os quais envolvem os cinco tāra-grahas (Maṅgala, Budha, Guru, Śukra e Śani). Aqueles que nascem sob tais yogas tornam-se grandes personalidades.

Rāja yoga: são yogas que outorgam eminência social ou mesmo poder político. No passado eram usados especialmente para determinar quem se tornaria um rei ou teria uma influência equiparável a de um rei.

Dhana yoga: os dhana yogas são configurações que outorgam riqueza e confortos materiais em geral.

Ariṣṭa yoga: ariṣṭas são misérias, ou seja, configurações indesejáveis. Os clássicos fazem menção a vários tipos de ariṣṭas como rāja yoga bhanga (nulificação de rāja yogas), preṣya (servidão), daridra (pobreza), aṅgahīna (deficiência física), reka (inferioridade) e roga (doença) yoga.

Parivartana yoga: são as recepções mútuas ou trocas de posição, que de acordo com Mantreśvara podem ser de três tipos: mahā (grandioso), dainya (miserável) e kāhala (um tambor ou um som) yoga, conforme os bhāvas envolvidos. No caso, há sessenta e seis parivartana yogas, onde vinte e oito são mahā parivartana, trinta são dainya parivartana e oito são kāhala parivartana.

Viśeṣa yoga: esses são os yogas distintivos ou especiais (viśeṣa) e que carregam consigo nomes de divindades, armas, instrumentos musicais, símbolos reais, etc. Tais yogas geralmente tem um impacto mais abrangente sobre o jātaka, beneficiando-o em termos de status, condição econômica, educação, longevidade, prazeres, etc.

Āyu yoga: consistem em yogas que determinam o āyus, isso é, a longevidade do indivíduo. Tais yogas dividem-se em balāriṣṭa (morte infantil), yogāriṣṭa (morte até os 20 anos de idade), alpāyu (vida curta, dos 20 os 36), madhyāyu (vida média, dos 36 os 72) e pūrṇāyu/dīrghāyu (vida longa, dos 72 aos 100 ou mais) yogas.

Pravrajyā yoga: os pravrajyā (mendicante errante) yogas tratam-se de yogas raros, que impelem o indivíduo a uma vida ascética, dedicada a disciplinas espirituais. Na linguagem clássica, são yogas que tornam o indivíduo iniciado em uma tradição espiritual ou mesmo que o libertam do ciclo do saṁsāra. Tais yogas são também designados tapo (austeridade) ou sanyāsa (renúncia) yogas.

Bhāva yoga: consistem em yogas que determinam os resultados de um bhāva e que podem ser tanto formações simples, como as de um bhāveśa em um bhāva, quanto também mais complexas, envolvendo permutações de bhāva, bhāveśa e kāraka.

Graha yoga: são basicamente permutações de conjunções entre os grahas. No caso, os graha yogas podem ser conjunções envolvendo dois, três, quatro, cinco ou mesmo seis grahas, pois uma conjunção de sete grahas é, na verdade, um nābhasa yoga denominado gola yoga. Rāhu e Ketu, tradicionalmente, são ignorados, porém, se os consideramos então podemos ter um número maior de variações. Um exemplo popular de graha yoga envolvendo os nodos é o chamado Guru chaṇḍāla yoga, no qual Guru se encontra conjunto a Rāhu.

Neste curso que darei em setembro de 2019, você aprenderá tudo sobre esses diferentes yogas, o que o habilitará a realizar delineações muito mais precisas e profundas.

As aulas seguirão a seguinte ordem:

1. Introdução aos yogas; bhāva & graha yoga
2. Nābhasa yoga
3. Āyu yoga (yogas de longevidade)
4. Ariṣṭa yoga (yogas para sofrimentos em geral)
5. Sūrya & Chandra yoga
6. Pañcha mahāpuruṣa yoga & rāja yoga (yogas para eminência)
7. Dhāna & daridra yoga (yogas para riqueza e pobreza)
8. Viśeṣa yoga (yogas distintivos)
9. Pravrajyā yoga (yogas para renúncia e asceticismo)
10. Delineando yogas (metodologia eficiente para a memorização e análise dos yogas)
11-16. Aulas práticas

O curso é online, via Zoom, inclui gravações em áudio e PDFs para estudo que são enviados por e-mail. O valor proposto é de R$ 1500,00 à vista, podendo ser parcelado em até 12x via PagSeguro. Sua duração é de quatro meses e, inicialmente, a ideia é inicia-lo no dia 16.09, as 20hrs e manter as aulas todas as segundas, o que também poderá ser modificado a depender das necessidades dos alunos. Inclusive, não é necessário que todos compareçam a aula, pois terão acesso as gravações em áudio de todas as aulas. Isso torna o curso acessível mesmo para aqueles que não tem condições de comparecer aos encontros.

Se deseja se inscrever para o curso, basta me contatar via email (jyotishabr@gmail.com) ou whatsapp (12996242742) até no máximo o dia 05.09, sendo que o pagamento integral ou da primeira parcela deverá ser realizado até esse mesmo dia.

Obs.: para a realização deste curso é necessário ter antes realizado o curso de fundamentos básicos do jyotiṣa ou no mínimo provar que detém habilidade suficiente com os fundamentos.

oṁ tat sat

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