segunda-feira, 27 de maio de 2019

Trânsitos de junho de 2019

Neste mês de junho, há uma série de ingressos, além de oposições e conjunções que se darão entre os grahas, conforme descrevo abaixo:

01.06 Mercúrio ingressa gêmeos.
03.06 Vênus ingressa touro.
10.06 ocorre uma oposição entre o Sol e Júpiter à 25º de touro-escorpião.
12.06 ocorre uma conjunção entre Marte e Rāhu à 19º de gêmeos.
14.06 ocorre uma oposição entre Marte e Saturno à 24º de gêmeos-sagitário.
15.06 ocorre uma conjunção entre Mercúrio e Rāhu à 23º de gêmeos.
16.06 ocorre uma oposição entre Mercúrio e Saturno à 24º de gêmeos-sagitário; mithuna saṁkrānti (Sol ingressa gêmeos).
18.06 ocorre um bheda graha yuddha entre Mercúrio e Marte à 27º de gêmeos.
20.06 Mercúrio ingressa câncer.
22.06 Marte ingressa câncer.
23.06 ocorre uma oposição entre Vênus e Júpiter à 23º de touro-escorpião.
28.06 Vênus ingressa gêmeos.

Como são muitos eventos, vou pontuar apenas alguns, que considero mais relevantes:

(1) O eixo touro-escorpião e gêmeos-sagitário é aquele que estará mais ativado durante o mês, uma vez que temos uma série de ingressos, conjunções e oposições no mesmo. Ao fim do mês, a partir do dia 20, temos o ingresso de Mercúrio em câncer, seguido no dia 22 do ingresso de Marte em câncer. Logo, aqueles que possuem grahas nesses signos devem se atentar mais a tais trânsitos, embora, é claro, também seja possível considerar tais trânsitos independente de se ter ou não um graha ou ponto sensível no mesmo. Dos signos citados, sagitário e gêmeos são os que mais sofrem, uma vez que muitos trânsitos maléficos ocorrerão nesses signos.

(2) Há quatro oposições no mês: entre o Sol e Júpiter à 25º de touro e escorpião, respectivamente; entre Marte e Saturno à 24º de gêmeos e sagitário, respectivamente; entre Mercúrio e Saturno à 24º de gêmeos e sagitário, respectivamente; entre Vênus e Júpiter à 23º de touro e escorpião, respectivamente. Deve-se prestar atenção nos grahas e pontos sensíveis próximos a esses graus, pois serão tencionados por essas configurações, especialmente a que é formada entre Marte e Saturno, cuja natureza é mais áspera do que as das demais oposições. Inclusive, a oposição entre Vênus e Júpiter à 23º de to-es pode se mostrar muito benéfica para as casas e grahas envolvidos.

Indivíduos cujo lagna é sagitário, por exemplo, podem desfrutar de um rāja yoga (yoga para eminência) passageiro em função da oposição entre Júpiter e o Sol, ao passo que os indivíduos cujo lagna é peixes podem se mostrar mais competitivos, ásperos, briguentos e até mesmo propensos a desenvolver problemas de saúde, em função do ariṣṭa yoga (yoga para doenças e outras misérias) formado entre Júpiter e o Sol. Dessa forma, considerando as regências dos grahas envolvidos a partir de cada lagna e considerando onde cada um deles cai, é possível realizar certas predições.

(3) Marte ingressará a sua debilitação, câncer, no dia 22, onde permanecerá até o dia 8 de agosto. Logo, o que estiver no signo de câncer, em geral será prejudicado por este trânsito. Um exemplo: para indivíduos com o lagna ou a Lua em sagitário, este pode ser um momento complicado para os filhos, para a família do esposo ou mesmo para questões envolvendo finanças, especialmente conjuntas, uma vez que a partir de sagitário Marte rege a cinco, a doze e estará na oito.

(4) Indivíduos cujo lagna é gêmeos ou virgem irão se deparar com certos desconfortos e problemas ao longo do mês, uma vez que Mercúrio passará por várias situações desagradáveis. Entre os dias 15 e 18, Mercúrio formará conjunções e oposições exatas com três maléficos (Rāhu, Marte e Saturno), porém, como ele segue sob as influências desses ao longo de todo o mês, independente das conjunções e oposições exatas, isso torna esse trânsito complicado para os temas que Mercúrio rege em um mapa. Notavelmente, indivíduos cujo lagna é gêmeos ou virgem tendem a ser mais diretamente afetados, seja com doenças, inimizades, perdas e outros problemas. 

A nível de medini (astrologia mundial), a severa aflição que Mercúrio sofrerá ao longo do mês no eixo gêmeos-sagitário, no qual residem os nodos, Marte e Saturno, representa potenciais tensões envolvendo os meios de comunicação, estudantes e jovens, além de também não ser bom para as viagens, por exemplo.

(5) Em relação ao contexto das eletivas, observando apenas as combinações de vāra (dia da semana), tithī (dia lunar) e nakṣatra¸ denominados vāra-tithī-nakṣatra-yogas, os dias impróprios para iniciar atividades auspiciosas seriam os dias 3, 5, 7, 10, 11, 14, 16, 18, 19, 26 e 27. Obviamente, essa é uma observação mais generalista da natureza dos dias e sua influência sobre as eleições de momentos auspiciosos, logo estou ignorando por completo outras configurações que não sejam as de vāra, tithī e nakṣatra.


* * *

Uma observação importante é de que as predições acima estão baseadas no zodíaco sideral (nirāyaṇa) e, uma vez que são gerais, devem ser encaradas com cautela. Deve-se também notar que essa leitura não é como a dos horóscopos modernos e visa apenas dar uma ideia de quais trânsitos devem ser observados no mês, seja a nível de jātaka (astrologia natal), muhūrta (eletiva) ou medini (mundial).

Inclusive, as nuances de muhūrta, em especial, só podem ser compreendidas por um estudo mais detalhado e profundo. Se tem dúvidas sobre se um dia é ideal para um determinado tipo de atividade, consulte-se com alguém de sua confiança, especialmente se o dia em que planeja iniciar uma atividade foi assinalado aqui como um dia impróprio para atividades auspiciosas em geral.

oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário