terça-feira, 7 de maio de 2019

Profissões relacionadas a cada um dos grahas

Cada graha encontra relação com certas profissões. Em geral, é a partir da dez, seu senhor e as influências que esses recebem que se determina a carreira que um indivíduo irá seguir. Porém, nos clássicos é dito que o senhor do navāṁśa ocupado pelo senhor da dez é especialmente importante para determinar a carreira, o que vejo corresponder muito bem, especialmente quando também consideramos a dez de Chandra e o senhor dessa casa, algo que é recomendado também pela tradição.

Abaixo apresento uma lista considerável de carreiras relacionadas a cada um dos nove grahas:

Sūrya: cargos administrativos ou governamentais (políticos, embaixadores, diplomatas, reis, etc.), banqueiros, financiadores, pessoas que trabalham em instituições ou organizações grandes, médicos, treinadores, terapeutas, atletas, atores, pessoas que trabalham na área legal, assim como também com perfumes, tecidos de lã, rubis, compostos químicos, venda de veículos, aconselhamento, preceptoria, viagens, produção de frutíferas, jogatina, recitação de mantras e a realização de yajñas; pessoas envolvidas em atividades escusas, como fraudes e também aqueles que trabalham com metais, em especial os ourives.

Chandra: que envolvem auxiliar os demais (enfermeiras, curandeiras, etc.), trabalhos ligados as mulheres, assim como também profissões como as de parteiras, babás, professores de jardim de infância, cozinheiros e outros que lidam com alimentos, trabalhos envolvendo o lar, psicólogos e outros que trabalham com a mente, filantropos, trabalhos sociais, profissões que envolvem ervas e outras plantas, pousadistas, trabalhos envolvendo laticínios, entretenimento, joias e pedras preciosas, prata, moda e roupas, produtos aquáticos, tapeçaria, viagens, etc.

Maṅgala: cargos militares, policiais, guarda-costas, posições administrativas e executivas, juristas, negociantes agressivos, engenheiros, pastores, veterinários, adestradores de animais, lutadores, atletas, carcereiros, oleiros, trabalhos que envolvam o fogo (bombeiros, ferreiros, metalúrgicos, etc.), instrumentos cortantes (cirurgiões, cozinheiros, serralheiros, açougueiros, etc.), ferramentas (mecânicos, técnicos, construtores, operadores de maquinários, etc.), metais, minerais, atos audaciosos ou escusos (roubo, tortura, execução, etc.), pessoas vis, investigação, eletricidade ou outras fontes de energia, ouro, cobre, cerveja, vinho e terras, etc.

Budha: astrólogos e astrônomos, poetas, oradores, acadêmicos, professores e educadores, jornalistas, linguistas, professores de yoga, etimologistas, fonoaudiólogos, geômetras, economistas, comerciantes, escritores, mímicos, contadores, avaliadores, comediantes, funções clericais, atividades que envolvem mantras e conhecimentos sagrados, trabalhos ligados a números, divinação, aconselhamento, avaliação de pedras e metais preciosos, enganação, plágio, falsificações e outras artimanhas, meios de comunicação diversos; artesões e outras profissões que demandam habilidade manual.

Guru: banqueiros, ourives, professores, pregadores, gurus, sacerdotes, pessoas que realizam trabalhos dignos ou profissões que demandam um grau de educação superior, acadêmicos, advogados, juízes, legisladores, gramáticos, administradores de negócios, filantropos, psicólogos, conselheiros, consultores, ministros, astrólogos, pessoas que trabalham com viagens, templos, divinação, crianças, itens preciosos, assim como aqueles que recebem suporte governamental. 

Śukra: ligadas a estética, design, arte, decoração, entretenimento, gastronomia e cosméticos; alfaiates, artesões, organizadores de eventos, vendedores e fabricantes de joias, fotógrafos, modelos, prostitutas, floricultores, pessoas que trabalham com hotelaria, botânica, terapias, quadrúpedes, mulheres, etc.

Śani: construtores, agricultores, garis, coveiros, peixeiros, marinheiros, pessoas que trabalho com ferro ou chumbo, escravos, carcereiros, pessoas responsáveis por execuções, torturas e demais atos vis, assim como aqueles que ganham às custas do dano alheio, por serviço árduo, inferior e ingrato, carregadores de peso, açougueiros, carpinteiros, aqueles que executam trabalhos manuais, que vivem do cultivo e da venda de raízes ou grãos de má qualidade, artesãos, pessoas que trabalham com servos, ladrões e pessoas de classe inferior, assim como também aqueles que trabalham com pedras, madeira e alimentos de má qualidade ou estragados; escultores, garimpeiros e pessoas que trabalham com coisas extraídas das profundezas da terra, como petróleo, minérios, etc.

Rāhu: engenheiros da computação, cientistas, pesquisadores, inventores, exploradores, mágicos, malabaristas, mímicos, políticos, espiões, ladrões, terroristas, pessoas envolvidas em atividades antissociais, crime, pirataria, manipulação de venenos ou intoxicantes, aqueles que trabalham com coisas estrangeiras, viagens, máquinas, ocultismo, fenômenos psíquicos e paranormais, etc.

Ketu: monges, freiras, sacerdotes, yogīs, astrólogos, filósofos, xamãs, pajés, mágicos, médicos e curandeiros, pesquisadores, linguistas, programadores; ocupações secretas, assim como também aquelas que envolvem lidar com minúcias, metafísica ou que são de natureza antissocial.

Obs. – o conteúdo acima, com as profissões de cada graha, é apenas uma parte da aula sobre os navagrahas que dou no curso de “Fundamentos básicos do jyotiṣa”.

oṁ tat sat

2 comentários:

  1. oi Gaura, me permite uma duvida? quando se fala " o senhor do navāṁśa ( divisao?) ocupado pelo senhor da dez achei confuso. estamos falando d ver no d-9 onde esta o senhor da 10 na rhasi, ou nada a ver. desculpe a diiculdade d interpretar textualmente p mim ficou confuso

    ResponderExcluir
  2. Olá! Na verdade a sentença está correta, só é difícil mesmo de interpretar se você não está habituado com as técnicas. Basicamente, você em primeiro lugar tem de notar qual o navamsha que o senhor da dez ocupa - no caso, o senhor da dez do rashi, sempre! Pois a ideia de que o navamsha e outros vargas tenham casas é equivocada -, em seguida, ver quem é o senhor desse navamsha ocupado pelo senhor da dez. Só isso... se quiser ter mais informações, observe a situação do senhor desse navamsha no mapa.

    Um exemplo: o senhor da dez de fulano é Marte, o qual ocupa áries no navamsha de touro. Nesse caso, Vênus é o regente do navamsha ocupado pelo senhor da dez. Veja agora como Vênus está no mapa, em que casa, signo, etc. Isso tudo te dará informações sobre a carreira.

    ResponderExcluir