segunda-feira, 20 de maio de 2019

Budha (Mercúrio) nas casas

Enquanto Chandra representa a mente, Budha guarda relação com a inteligência intelectual (buddhi), cuja função é organizar, analisar e exprimir pensamentos por meio da comunicação, outro de seus talentos naturais.

Budha também é o graha que se encontra mais próximo de Sūrya, sendo raramente visível do ponto de vista terrestre. Logo, não é de se estranhar que esse seja um graha detentor de jovialidade e inteligência ímpares, além de ser aquele que, na qualidade de um mensageiro, realiza o intermédio entre o mundo do espírito e da matéria. Foi provavelmente em função disso que os ṛṣis de outrora relacionaram Budha à Śrī Viṣṇu, que de tempos em tempos se manifesta sobre a Terra para reestabelecer os princípios do dharma.

Em um horóscopo, a posição de Budha nos ajuda a determinar a qualidade da comunicação do indivíduo, os assuntos por que se interessa, sua inteligência e capacidade de aprendizado, temas esses modificados pelas influências que Budha recebe de outros grahas, que como foi pontuado na tradição, é facilmente influenciável, como uma criança.

Budha é considerado forte quando:

(1.1)Ocupa virgem, gêmeos ou signos amigos no mapa natal ou nos vargas. No caso, quanto maior o número de divisões ideais ocupadas por Budha, melhor.
(1.2) Se encontra retrógrado (vakra).
(1.3) Está sob a influência de saumya grahas (Guru, Śukra, Budha ou Chandra) ou cercado por esses.
(1.4) Em uma situação onde o seu dispositor, tanto do rāśi quanto do navāṁśa, detém força.
(1.5) O nascimento se dá no seu dia ou durante a sua hora.
(1.6) Seu ṣaḍ-bala é superior a 420 virūpas.

Budha ainda ganha força quando ocupa os kendras, koṇas, a dois e a onze, enquanto que nas demais tende a manifestar maus resultados, salvo exceções. Abaixo você pode encontrar descrições de Budha em cada uma das doze casas: 

Budha no lagna (asc.)
No lagna, Budha detém dig-bala (força direcional), logo, esse é um posicionamento excelente para o mesmo. A aparência do indivíduo nascido sob essa configuração é jovial e bela, além dele ser inteligente, instruído, comunicativo, astuto, hábil com línguas, ágil, adaptável, amigável, versado em diversas artes, respeitado, saudável e longevo.

Bhṛgu diz que o indivíduo com Budha no lagna será afeito a ouvir recitações das escrituras sagradas, gostará de viajar, será inclinado às disciplinas espirituais e poderá vir a desenvolver interesses pela astrologia, especialmente se outro saumya graha (benéfico) influir sobre Budha.

Em função do olhar de Budha à sete, o indivíduo é favorecido com uma vida afetiva agradável, podendo inclusive vir a se casar cedo. No entanto, se Budha estiver aflito a vida afetiva será marcada por inconstâncias, possíveis traições e dois ou mais casamentos.

Uma vez que Budha é influenciável, se krūra grahas (maléficos) estiverem conjuntos ao mesmo ou a olhá-lo, o indivíduo será enganador, dúplice, malicioso, briguento, nervoso, inconstante, fofoqueiro, de uma inteligência maligna e poderá sofrer com problemas de pele ou mesmo com dificuldades digestivas.

Budha na dois
Quando Budha ocupa a dois, o indivíduo nascido demonstra determinação, generosidade e outras boas qualidades, ele é versado nos śāstras, bem reputado, abastado, um bom orador, mas falante, tem um bom número de filhos, é exitoso a nível acadêmico, poético, de uma voz doce, goza diariamente de boas preparações e se mostra afeito a uma vida luxuosa.

Financeiramente, o indivíduo com Budha nessa casa ganha por meio de sua oratória, inteligência ou por lidar com papeladas e burocracia. Já a nível familiar, esse também se mostra um bom posicionamento, favorecendo uma vida familiar feliz.

Em más condições, Budha na dois torna a fala do indivíduo áspera, prejudica sua educação, o faz ardiloso, cobiçoso e dado a trapaça. Ele também pode ser a causa de doenças de vāta, gagueira e outros problemas ligados a fala. No que se refere a vida familiar, o indivíduo sofrerá com muitas brigas e desarmonias.

Budha na três
Na três, Budha favorece um bom número de irmãos, além de apontar a felicidade desses e no relacionamento com os mesmos, desde que outros fatores contribuam para isso. Esse posicionamento também favorece o progresso econômico, outorga moralidade, desprendimento, astúcia, boas qualidades e faz do indivíduo um trabalhador eficiente, detentor de muitas habilidades.
Envolvimento na área literária e/ou artística é também bastante comum quando Budha ocupa a três. Além disso, o indivíduo se mostra afeito a viajar, está sempre em movimento, é bem-humorado, pode vir a se dar bem com negócios, mídias e outros meios de comunicação.
Aflito, Budha na três torna o indivíduo inquieto, nervoso, instável, perturbado, afeito a discussões, prejudica sua relação com os irmãos e vizinhos, gera problemas de ouvido, garganta, dores nos braços e mãos, o sujeita a ter de trabalhar arduamente sem grandes retornos e o faz incapaz de satisfazer seus desejos.

Budha na quatro
Budha na quatro torna o indivíduo instruído, afortunado e feliz, além de garantir a obtenção de propriedades, veículos e outros confortos, desde que esteja forte e sob boas influências. Sabedoria, boa relação com a mãe, um amplo círculo de amizades, capacidade de introspecção e a obtenção de favores de seus superiores são outros resultados comuns.

Por sinal, no que se refere a mãe, essa pode gozar de uma boa longevidade, ser educada e comunicativa. Mas se Budha sofre aflições e está fraco, então a mãe do indivíduo enfrentará uma série de adversidades e o indivíduo terá uma relação inamistosa com ela. Não só, em função de sua má situação, Budha indicará dificuldades com propriedades e veículos, ausência de amigos, além de tornar o indivíduo ansioso, nervoso, cínico, dúplice e infeliz.

Esse é um bom posicionamento para um psicólogo, conselheiro, para alguém que trabalha com meios de comunicação, tecnologia, etc.

Budha na cinco
Sendo a cinco relacionada aos filhos e Budha um graha eunuco, seu posicionamento nessa casa pode negar, dificultar a obtenção de um filho ou mesmo indicar uma adoção, desde que hajam outros fatores negativos, do contrário, se há fatores de suporte, então Budha não negará filhos. Por sinal, se o indivíduo vier a ter filhos, esses serão inteligentes, comunicativos, artísticos e bem-humorados.

Esse posicionamento também favorece a inteligência do indivíduo, outorgando a ele um raciocínio afiado, sabedoria, eloquência, progresso acadêmico e o conhecimento sobre mantras e outras disciplinas espirituais. Bom caráter, refinamento intelectual e cultural, natureza piedosa, o interesse em atividades piedosas e em conhecimento sagrado, assim como também habilidade natural com as artes são outros resultados comuns a Budha na cinco.

Inclusive, uma vez que a cinco guarda relação com a expressão pessoal e com talentos que desenvolvemos por paixão, Budha nessa casa pode indicar um escritor, assim como também alguém versado na lei, em filosofia, astrologia, nos princípios do yoga e em outros temas relacionados. Não só, o indivíduo também pode se mostrar muito criativo e original em função desse posicionamento, o que lhe outorgará títulos, posição social e reconhecimento público.

Em más condições, Budha na cinco tornará o indivíduo volátil, precipitado, inconstante, nervoso, desonesto, ansioso e avoado. Além disso, não só o tema filhos será negativamente afetado, como também os estudos, as especulações financeiras e as relações afetivas.

Budha na seis
Na seis, Budha favorece a eminência do indivíduo sobre seus inimigos, embora também aponte para uma natureza afeita ao conflito e a discussões. Bhṛgu descreve os indivíduos com esse posicionamento como orgulhosos e exibicionistas, o que sem dúvida está relacionado ao fato de serem intelectual e verbalmente competitivos. Por sinal, podem se mostrar muito inteligentes, embora enfrentem dificuldades em seus estudos, o que é mais comum quando Budha sofre aflições.

Nos clássicos é dito que o indivíduo com Budha na seis também será preguiçoso, enfrentará humilhações, ganhará a vida por meio de seus próprios esforços e se expressará de maneira desagradável, embora não seja uma pessoa de natureza irada.

Em termos de saúde, essa posição de Budha pode gerar problemas de pele, de intestino, desordens nervosas, doenças de fundo psicológico ou que envolvam a fala, por exemplo.

Profissionalmente, esse é um posicionamento que favorece o interesse por esportes e pela área da saúde, embora também possa indicar que a carreira do indivíduo estará relacionada a alguma atividade burocrática, intelectual ou que envolva a comunicação.

Budha na sete
Quando na sete, Budha denota uma natureza comunicativa, beleza, jovialidade, inteligência, boa fortuna, honra, bom humor e habilidade com diversas artes e ciências. Inclusive, o indivíduo pode se mostrar hábil com negócios, mídias, relações sociais e ter êxito com algum tipo de atividade intelectual. Como a sete é a quatro da quatro, ele também pode ser favorecido com propriedade, veículos, confortos e uma boa relação com a sua mãe. Tudo isso, no entanto, depende de Budha estar bem e livre de aflições.

Como a sete trata dos relacionamentos, esse posicionamento pode fazer do indivíduo tanto uma pessoa sexualmente apática e impotente, quanto também curiosa, educada nos temas sexuais e potencialmente inconstante, a depender de outros elementos. Além disso, a esposa geralmente é expressiva, bela, muito inteligente, bem-humorada e em alguns casos pode ser até mesmo mais jovem. Sob aflições, no entanto, Budha na sete leva a múltiplas relações, caracterizadas por pouco envolvimento emocional, o que pode incluir até mesmo relações com prostitutas. No que se refere ao caráter da esposa, se há aflições a Budha, esse será questionável. A mesma será dada a enganar, se mostrará inconstante, briguenta, áspera e emocionalmente desapegada do indivíduo. Em boas condições, no entanto, Budha na sete promete uma relação feliz, onde há amizade e uma interação saudável entre o casal.

Em termos de saúde, esse posicionamento favorece problemas na região da virilha, mas isso quando Budha se encontra de alguma forma aflito. Além do mais, impotência, falta de virilidade sexual e outros desequilíbrios envolvendo a libido, inclusive promiscuidade, também podem se dar.

Budha na oito
Ainda que soe estranho, praticamente todos os autores clássicos atribuíram bons resultados a Budha na oito, o que parecer ter relação com o fato de Budha ser um graha neutro e adaptável. No caso, é dito que o indivíduo gozará de uma vida longa, será aclamado, detentor de muitas boas qualidades, afortunado, instruído, alcançará um cargo respeitável e oferecerá suporte aos seus. Muitos desses bons resultados, sem dúvida alguma se devem ao fato de Budha influenciar a dois por meio de seu olhar (dṛṣṭi).

Pessoalmente, também notei que Budha na oito confere ao intelecto do indivíduo uma capacidade investigativa. Não a toa vemos aqueles que nascem com esse posicionamento se voltando para os mistérios da vida, tornando-se cientistas, pesquisadores, psicólogos, astrólogos e até mesmo místicos. Inclusive, no que se refere a fala, noto que tendem a ser enigmáticos e persuasivos, isso quando não são também manipuladores, invasivos e cruéis.

Em uma má situação, Budha na oito prejudicará a longevidade, tornará o indivíduo sorrateiro, vil, pecaminoso, cobiçoso e dado a ladroagem. Além disso, são mal falados, irreligiosos, indecentes, tímidos, briguentos, desagradáveis na forma como se expressam, enfrentam dificuldades nos estudos, não possuem êxito material e vivem mentalmente perturbados.

Problemas de saúde envolvendo a garganta, o intestino grosso e o órgão excretor são indicações possíveis quando Budha se situa na oito. Além disso, dificuldades envolvendo a fala, problemas nervosos e doenças mentais ou que se relacionem com algum tipo de dificuldade cognitiva também devem ser considerados.

Budha na nove
Com Budha na nove, o indivíduo sob tal configuração se mostrará hábil em compreender e discorrer sobre temas religiosos, filosóficos ou mesmo legais, será dedicado a disciplinas espirituais, refinado, eloquente, talentoso, paciente, afortunado, sábio e dedicado a atos piedosos. Além disso, o mesmo viajará por outros países, se excederá nos estudos, terá filhos, se mostrará proficiente em sua carreira e será abençoado por seus professores e mestres ao longo da vida.
Outro resultado interessante de Budha na nove é a facilidade com a escrita, o que pode tornar o indivíduo um escritor, se outras indicações favoráveis a isso estiverem presentes.
Em más condições, Budha na nove envolverá o indivíduo em discussões com seus professores e mestres, o tornará arrogante, crítico, um proponente de ideias distorcidas, alguém avesso a verdade, de conduta irreligiosa e que se mostra afeito a retórica. O mesmo também pode vir a enfrentar dificuldades com seus estudos e ter problemas com viagens a países estrangeiros.

Budha na dez
Budha confere muitos bons resultados na dez. No caso, o indivíduo é instruído, poderoso, muito inteligente, bem-sucedido em suas atividades, piedoso, tolerante, eloquente, solidário e respeitado tal qual uma autoridade. Sua carreira é exitosa, versátil e pode estar relacionada aos negócios, atividades intelectuais, que envolvam comunicação ou mesmo a escrita.

Em virtude do olhar de Budha a quatro, o indivíduo também é feliz e obtém êxito nos estudos, adquire propriedades, veículos e outros confortos ao longo da vida.

Sob aflições, enfraquecido, etc., Budha na dez será causa de inúmeras mudanças profissionais, má fama, o envolvimento do indivíduo em intrigas e controvérsias, sua dedicação a atos vis e outros infortúnios.

Budha na onze
Na onze, Budha garante desenvolvimento econômico e a satisfação dos desejos do indivíduo, desde que esteja forte. Em uma situação como essa, o indivíduo também se mostrará brilhante, hábil, instruído, terá muitos amigos inteligentes e refinados, se provará exitoso em especulações financeiras e alcançará prestígio social ao longo da vida.

O olhar de Budha à cinco pode influir sobre o tema filhos negando, atrasando, outorgando gêmeos ou mesmo indicando adoções. Porém, se outros elementos contribuem para com as indicações da cinco, então o indivíduo certamente terá filhos sem qualquer dificuldade.

Em uma má situação, Budha na onze tornará o indivíduo inescrupuloso, oportunista, ganancioso, dado a se envolver com pessoas trapaceiras e vis, além de prejudicar suas condições econômicas. Além disso, como a onze trata dos irmãos mais velhos, a relação com esses será problemática.

Budha na doze
Se Budha ocupa a doze, mas está livre de aflições, o indivíduo será generoso, solidário, introspectivo, poderá se beneficiar de negociações ou contatos estrangeiros e será dado a gastar seus recursos em coisas auspiciosas, como atividades religiosas, educacionais ou sociais. No entanto, embora Budha possa beneficiar os temas de doze, ele mesmo acaba tendo os seus temas prejudicados, pois essa é uma casa maléfica. Isso significa que o indivíduo pode ser desorganizado, enfrentar dificuldades com os estudos, ter uma mente perturbada, sofrer com problemas de memória e também relacionados a fala.

Em uma situação mais grave, Budha na doze conduz o indivíduo a degradação, o torna fracassado, iletrado, pobre, preguiçoso, vil e humilhado. Não só, ele também pode sofrer com problemas nervosos, distúrbios psicológicos, problemas de pele e outros.

oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário