terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Yoga & Dasha

O que diferencia a Jyotisha de outros métodos astrológicos é sua ênfase em uma análise baseada em Yoga e Dasha. O astrólogo versado no método hindu se vale da análise dos diferentes Yogas presentes em um mapa e por meio dos Dashas vê quando estes irão dar seus resultados. Esta análise sistemática torna muito mais fácil não só interpretar um mapa como também dar o timming pra cada uma das promessas deste.
          Para facilitar a determinação dos efeitos dos planetas em um mapa, os sábios dividiram os Yogas em diferentes classificações como Raja (que conferem eminência), Dhana (conferem riqueza), Arishta (conferem misérias), Parivrajya (conferem asceticismo e renúncia) etc. Os planetas também são divididos entre os regentes de Kendras (ângulos), Konas (5, 9), Upachayas (3, 6, 10, 11), Dushtanas (6, 8 e 12) e Marakas (2, 7). Assim, conforme o período operante em um dado mapa e conforme a classificação do planeta como regente de Kendra, Kona etc e os Yogas que este forma com os demais planetas, podemos determinar que tipo de efeitos este gerará e o que ao certo isto afetará de acordo com a casa em questão.


          Por exemplo, o nativo do mapa ao lado é Jehan Alain, um compositor francês que morreu aos 29 anos em guerra. Porém, o que o levou a morrer tão cedo? Isto os Yogas esclarecem, assim como os Dashas operantes. Primeiro devemos saber qual a longevidade do nativo, se ele dispõem de vida curta (Alpayur, até 40 anos), média (Madhyayur, até 80 anos) ou longa (Purnayur, até 120 anos). Para isto, há inúmeros métodos, porém vamos nos restringir a análise de Ayur Yogas (Yogas de longevidade). Jehan possui o seguinte Yoga:

-O regente da oito a partir da Lua na doze da mesma, este é um dos Yogas que confere vida curta.

          E além deste Yoga há também as seguintes configurações em seu mapa:

-O grande benéfico Júpiter em um Dushtana profundamente aflito por maléficos sendo este dispositor do Lagnesh e da Lua (Subhapati).
-Saturno (significador da longevidade) está debilitado numa Dushtana com Rahu.
-O regente da oito em seu mapa é Mercúrio que está numa casa Maraka junto de Marte regente do Lagna e também da sexta casa, o que desfavorece sua longevidade.

          Os fatores que prolongam um pouco mais sua vida são Lua na quinta e Vênus na quarta, mas a aflição do maior de todos os benéficos, Júpiter é um fator bastante negativo, visto ser o regente do Lagna e da Lua, além da presença de um Yoga gerador de vida curta em seu mapa (regente da 8 da Lua na 12 da mesma).
          Determinada a longevidade, devemos então decidir qual dos planetas pode trazer a morte, e neste caso deve haver relação com as casas Marakas (2, 7) a partir do Lagna ou Lua. Para Jehan, Mercúrio, Marte, Júpiter, Vênus, Rahu, Ketu e Saturno podem atuar como Marakas. O último ponto a ser analisado é o Dasha que pode trazer a morte. Jehan viveria até os 40 anos os Dashas de Saturno, Mercúrio e Ketu. Todos estes possuem propriedades de Maraka, porém Mercúrio é mais significativo por ocupar a dois que de acordo com Parashara é a pior dentre as Marakas e ser também regente da oito (morte), que junto de Marte, regente do Lagna, da terceira do Arudha (circunstâncias da morte)e também da sexta indicam que o mesmo morreria em campo de batalha.
          De fato, o mesmo morreu no Dasha de Mercúrio e o Antardasha (sub-período) foi de Júpiter que além de ser Marakesha é também o dispositor do Yoga formado por Mercúrio e Marte, o que ativou o evento. Este Júpiter também encontra-se terrivelmente aflito e um dos nomes atribuídos a Júpiter é Jeeva, ou seja aquele que porta a vida.
          É desta forma que se analisa um mapa e a manifestação das promessas deste na Jyotisha. Os Yogas constituem as diferentes promessas e os Dashas indicam o momento em que seus resultados virão a tona (Karma Phala). Na realidade, toda astrologia funciona assim, com análises de combinações e o momento de manifestação destas, mas o diferencial da Jyotisha é a utilização de uma vasta classificação dos Yogas que facilita muito a determinação dos efeitos, juntamente dos Dashas que são variados e com uma aplicação extensiva e muito refinada.
            
Radhe Syam

Um comentário: