sábado, 14 de dezembro de 2013

Nakṣatras de acordo com o Nārada Purāṇa

Os nakṣatras são de imprescindível importância na definição do caráter de um nativo, pois vemos que de certa forma todo o mapa costuma se harmonizar e convergir para aquele determinado nakṣatra. Muitos tomam o nakṣatra lunar  para descreverem a personalidade de alguém. Porém Satyāchārya e alguns outros autores como Pṛtthuyaśas também atribuem importância ao nakṣatra do lagna, caso detenha mais força do que a Lua. Para definir qual dos dois é mais importante devemos tomar aquele que possui mais planetas consigo e em kendras

Há várias descrições dos nakṣatras nos textos antigos como Bṛhat Saṁhittā de Varahāmihira, Jātaka Pārījāta de Vaidyanātha e também no Nārada Purāṇa de Devaṛṣi Nārada, além de interpretações contemporâneas que também possuem seu valor, como as presentes no Ligh on Life de Robert Svoboda e Hart de Fouw que considero excelente tanto para iniciantes quanto para praticantes mais avançados. Porém, é muito importante tomar como referência o que os antigos dizem, pois são concisos e precisos em suas colocações, o que te possibilita ter alguns poucos mas significativos adjetivos para definir cada nakṣatra 

Abaixo segue uma tabela com as descrições encontrados no Nārada Purāṇa que considero a melhor dentre a descrições astrológicas dos nakṣatras.

Descrições dos Nakṣatras presentes no Nārada Purāṇa
Nativos de Ashvini são charmosos, afortunados, habilidosos, inteligentes, apreciadores de ornamentos, mulheres, e valorosos. Estes são os adjetivos usados por Narada.
Nativos de Bharani são habilidosos em atos sexuais, verdadeiros, resolutos em seus empreendimentos, desprovidos de doenças, afortunados e comem limitados alimentos.
Nativos de Krittika são esplendorosos, inteligentes, liberais, ávidos comedores, afeiçoados pelo sexo oposto, sagazes, habilidosos e honráveis.
Nativos de Rohini são charmosos em aparência, firmes em sua disposição, honráveis, desfrutam de prazeres, apreciam o licor, são afáveis na fala, habilidosos e brilhantes.
Nativos de Krittika são esplendorosos, inteligentes, liberais, ávidos comedores, afeiçoados pelo sexo oposto, sagazes, habilidosos e honráveis.
Nativos de Rohini são charmosos em aparência, firmes em sua disposição, honráveis, desfrutam de prazeres, apreciam o licor, são afáveis na fala, habilidosos e brilhantes.
Nativos de Mrigashira são entusiastas, instáveis, tímidos, ricos, amantes da paz, buscam pureza, altivos, instruídos em ciências secretas e habilidosos.
Nativos de Ardra são peritos em rituais mágicos, aventureiros, habilidosos em comércio, ferozes e ingratos.
Nativos de Punarvasu são mesquinhos, belos, pacientes, felizes, satisfeitos e caminham rapidamente.
Nativos de Pushya são afortunados, famosos, aventureiros, gentis, caridosos, ricos, possuem gosto pelas artes, luxuriosos e de estatura baixa.
Nativos de Ashlesha são maliciosos, cruéis, licenciosos, astutos, coluna ereta, dados a vícios, buscam conter-se e cobiçam as propriedades e mulheres de outros.
Nativos de Magha são corpulentos com proeminentes bochechas, abdome protuberante, temperamento irascível, habilidades oratórias, muito pacientes, radiantes, honram aos deuses e aos preceptores.
Nativos de Purva Phalguni são brilhantes, viajantes, caridosos, adeptos das artes e da dança, perspicazes e habilidosos.
Nativos de Uttara Phalguni são vitoriosos (subjugam inimigos), felizes, desfrutam de prazeres, são passionais, poéticos e artísticos, verdadeiros e eruditos.
Nativos de Hasta são instruídos, ladrões, entusiastas, servis, viajantes que vivem no exterior, valorosos e viciados em sexo.
Nativos de Chitra são instruídos em kama sutra, esplendorosos, ricos, desfrutam de prazeres, eruditos na aparência e ainda glamorosos usando as mais finas jóias e roupas.
Nativos de Swati são corretos, eloquentes, valorosos, comerciantes peritos, licenciosos, altamente celebrados ou instruídos, auto-controlados e bem educados.
Nativos de Vishaka são extremamente invejosos, magros, mestres em muitas línguas, ferozes para os inimigos, controladores dos sentidos, espiritualmente inclinados, ricos e avarentos.
Nativos de Anuradha prestam serviço real (ao governo), são heroicos, viajam e vivem no exterior, amados por todos, charmosos, secretos e fulvos.
Nativos de Jyeshta são gastões, aflitos, licenciosos, odiosos e podem amaldiçoar, são cruéis, mentirosos e ricos.
Nativos de Mula são honráveis, ricos, capazes, sabem manejar crises, distorcem os fatos e podem mentir, são licenciosos, magros e podem causar muitos problemas para os outros.
Nativos de Purva Ashada são sexualmente apegados a sua esposa, habilidosos, firmes em disposição, aflitos, heroicos e honráveis.
Nativos de Uttara Ashada são gratos, direitos, heroicos, modestos, podem encantar a qualquer um, abençoados com excelente esposa e muitos filhos.
Nativos de Shravana são ilustres com uma igual ou mais competente esposa, instruídos em muitos escrituras, oradores, ricos, autores, poéticos, peritos em kama sutra e grandes provedores.
Nativos de Dhanishta são geralmente filantrópicos mas mesquinhos a alguns, atormentados por vícios, peritos dançarinos, desfrutam de música e da sociedade, insistem em métodos pacíficos para trabalho, esplendorosos e heroicos.
Nativos de Shatabhishaj são heróicos, viciados, cruéis, suas fortunas são flutuantes e dispõem de ricas fortificações (segurança, propriedades).
Nativos de Purva Bhadra são infelizes, perpetuamente em prantos pelo amor ou amigo perdido, vencidos por mulheres, astutos, sempre culpando outros, hipócritas, impacientes e heroicos.
Nativos de Uttara Bhadra são filantrópicos, grandes discursistas, derrotam inimigos, felizes, sempre satisfeitos, de objetivos e metas claras e firmes, eternamente licenciosos e abençoados com progênie.
Nativos de Revati são muito desejáveis, ricos, desfrutam de prazeres, eruditos, orgulhosos, heroicos, viajam e vivem no exterior ou isolados.


Om tat sat

3 comentários:

  1. Olá. Sou uma nativa de Revati do 4º pada. Já me disseram que é mau ter este pada, mas não sei o que significa possuir a Lua neste Nakshatra e, especialmente, neste pada. Como sou do sexo feminino,
    encontro maiores dificuldades em pesquisar informações de como o meu nakshatra me pode influenciar. pode-me ajudar ?

    ResponderExcluir