Em seu Bṛhat jātaka, no capítulo que
trata dos vargas, Varāhamihira cita uma passagem curiosa de Satyācharya, onde esse diz
que aqueles que nascem com o lagna em aquário serão infelizes.
De acordo com Varāhamihira, no entanto, os yavanas (gregos)
diferiam de Satyācharya, pois eles opinavam que não era o lagna em
aquário o problema, mas sim o lagna no dvādaśāṁśa (D12)
de aquário, algo que o astrólogo Viṣṇugupta (e também Chakanya, de acordo com
Kalyāna) discordava. O interessante é que na tradição de Jaimini encontramos
uma citação onde, dentre os signos cruéis (áries, leão, escorpião, capricórnio
e aquário), aquário é considerado o mais cruel de todos.
Ponderando sobre isso, eu cheguei a
imaginar que talvez o fato de Śani (Saturno) - o mais vil dentre os grahas
- ter o seu mūlatrikoṇa nesse signo é o que lhe faria
mais negativo do que os demais signos de natureza cruel. Porém, essa ideia não
se sustenta bem em relação a outros exemplos citados na literatura. Outra
possibilidade é a dos astrólogos clássicos terem considerado que, por aquário
opor leão, o signo de regência do líder dentre os grahas, Sūrya
(Sol), ele seria o signo potencialmente mais vil. Mas, enfim, pode ser que essa
inferência dos astrólogos clássicos sobre aquário tenha se dado apenas a partir
de observações práticas. Inclusive, é notável que as descrições dadas por eles
a respeito do lagna aquário são predominantemente negativas.
Os exemplos abaixo já nos dão uma ideia disso:
Varāhamihira (séc. VI): o nascido com o lagna em aquário será inativo; de uma natureza
áspera; o mais velho em sua família; de um temperamento que fica entre o pitta
e o vāta; seu nariz terá o formato da flor do gergelim; perderá sua
riqueza; terá muitos servos; será odiado por seus parentes, preceptores,
inimigos e amigos; será afeito às vilanias; adquirirá muita propriedade; jamais
gastará em atos de caridade; se exibirá como virtuoso – sem o ser, de fato;
adorará aos devas; sofrerá de problemas fleumáticos que lhe afetarão os
órgãos na região do peito; seu fim se dará em função de dores na região da
barriga, vômitos e por drogas que lhe serão administradas por mulheres.
Kalyāna (séc. X):
aquele que nasce com o lagna em aquário se dedicará aos atos vis;
ele se destacará entre os seus; será tolo, vil, irascível e indolente; se
mostrará inclinado à inimizade; insatisfeito e áspero; afeito a jogatina e às
relações com mulheres vis; não se mostrará solidário com seus parentes; será
agitado; embora adquira riqueza, a sua prosperidade será flutuante; contará
mentiras; será astuto; sofrerá com a penúria; perderá seus parentes; será
proibido/censurado nos círculos sociais; de natureza desagradável; honrará os
mais velhos.
Mantreśvara (séc. XV): o nascido sob o lagna aquário cometerá atos vis secretamente; seu corpo terá a forma de um pote de água; ele será hábil em ferir os demais; é capaz de caminhar por longas distâncias; goza de recursos limitados; é ganancioso; não hesita em se valer da riqueza dos outros; suas finanças passam por altos e baixos; é afeito aos aromas dos perfumes e das flores.
Tais citações deixam claro que os astrólogos clássicos não tinham uma
opinião muito positiva sobre o lagna em aquário, algo que se replica em
maior ou menor grau em relação aos demais lagnas em signos cruéis (áries,
leão, escorpião e capricórnio, além de aquário).
A minha experiência pessoal com essa afirmação de Satyācharya citada por
Varāhamihira é de que talvez aquário seja mesmo um signo potencialmente mais
cruel. Porém, como há tantos outros fatores de modificação em um mapa, fica difícil
de averiguar a precisão dessa ideia. A única coisa que consigo afirmar com segurança
em relação a esse assunto é de que os signos potencialmente mais cruéis são os
de Maṅgala (Marte) e Śani (Saturno), ou seja, áries, escorpião, capricórnio e
aquário. Desses, creio que capricórnio, aquário e escorpião são especialmente mais
cruéis. Os signos de áries e leão, outros dois signos de natureza krūra (áspera),
por serem locais onde Sūrya obtém dignidade, na minha opinião não demonstram um
potencial tão negativo quanto os demais. Em Jaimini, inclusive, a ordem decrescente
de malefício dos signos é: aquário, capricórnio, escorpião, áries e leão. O
interessante nessa ordem é que os signos de Śani são considerados os mais
maléficos, seguidos então pelos signos de Maṅgala e, por fim, por leão, o signo
de Sūrya (Sol) - o menos maléfico dentre esses grahas. Sem dúvida, essa
organização soa coerente, pois se baseia na ordem natural de malefício dos grahas,
mas ainda assim não é tão simples afirmar qual signo é mais maléfico, devido
justamente às muitas permutações possíveis em um mapa, o que inviabiliza
separar por completo um signo de todas as demais configurações.
oṁ tat sat
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