sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Aquário, o mais maléfico dentre os signos?

Em seu Bṛhat jātaka, no capítulo que trata dos vargas, Varāhamihira cita uma passagem curiosa de Satyācharya, onde esse diz que aqueles que nascem com o lagna em aquário serão infelizes. De acordo com Varāhamihira, no entanto, os yavanas (gregos) diferiam de Satyācharya, pois eles opinavam que não era o lagna em aquário o problema, mas sim o lagna no dvādaśāṁśa (D12) de aquário, algo que o astrólogo Viṣṇugupta (e também Chakanya, de acordo com Kalyāna) discordava. O interessante é que na tradição de Jaimini encontramos uma citação onde, dentre os signos cruéis (áries, leão, escorpião, capricórnio e aquário), aquário é considerado o mais cruel de todos.

Ponderando sobre isso, eu cheguei a imaginar que talvez o fato de Śani (Saturno) - o mais vil dentre os grahas - ter o seu mūlatrikoṇa nesse signo é o que lhe faria mais negativo do que os demais signos de natureza cruel. Porém, essa ideia não se sustenta bem em relação a outros exemplos citados na literatura. Outra possibilidade é a dos astrólogos clássicos terem considerado que, por aquário opor leão, o signo de regência do líder dentre os grahas, Sūrya (Sol), ele seria o signo potencialmente mais vil. Mas, enfim, pode ser que essa inferência dos astrólogos clássicos sobre aquário tenha se dado apenas a partir de observações práticas. Inclusive, é notável que as descrições dadas por eles a respeito do lagna aquário são predominantemente negativas. Os exemplos abaixo já nos dão uma ideia disso:

Varāhamihira (séc. VI): o nascido com o lagna em aquário será inativo; de uma natureza áspera; o mais velho em sua família; de um temperamento que fica entre o pitta e o vāta; seu nariz terá o formato da flor do gergelim; perderá sua riqueza; terá muitos servos; será odiado por seus parentes, preceptores, inimigos e amigos; será afeito às vilanias; adquirirá muita propriedade; jamais gastará em atos de caridade; se exibirá como virtuoso – sem o ser, de fato; adorará aos devas; sofrerá de problemas fleumáticos que lhe afetarão os órgãos na região do peito; seu fim se dará em função de dores na região da barriga, vômitos e por drogas que lhe serão administradas por mulheres.

Kalyāna (séc. X): aquele que nasce com o lagna em aquário se dedicará aos atos vis; ele se destacará entre os seus; será tolo, vil, irascível e indolente; se mostrará inclinado à inimizade; insatisfeito e áspero; afeito a jogatina e às relações com mulheres vis; não se mostrará solidário com seus parentes; será agitado; embora adquira riqueza, a sua prosperidade será flutuante; contará mentiras; será astuto; sofrerá com a penúria; perderá seus parentes; será proibido/censurado nos círculos sociais; de natureza desagradável; honrará os mais velhos.  

Mantreśvara (séc. XV): o nascido sob o lagna aquário cometerá atos vis secretamente; seu corpo terá a forma de um pote de água; ele será hábil em ferir os demais; é capaz de caminhar por longas distâncias; goza de recursos limitados; é ganancioso; não hesita em se valer da riqueza dos outros; suas finanças passam por altos e baixos; é afeito aos aromas dos perfumes e das flores.

Tais citações deixam claro que os astrólogos clássicos não tinham uma opinião muito positiva sobre o lagna em aquário, algo que se replica em maior ou menor grau em relação aos demais lagnas em signos cruéis (áries, leão, escorpião e capricórnio, além de aquário).

A minha experiência pessoal com essa afirmação de Satyācharya citada por Varāhamihira é de que talvez aquário seja mesmo um signo potencialmente mais cruel. Porém, como há tantos outros fatores de modificação em um mapa, fica difícil de averiguar a precisão dessa ideia. A única coisa que consigo afirmar com segurança em relação a esse assunto é de que os signos potencialmente mais cruéis são os de Maṅgala (Marte) e Śani (Saturno), ou seja, áries, escorpião, capricórnio e aquário. Desses, creio que capricórnio, aquário e escorpião são especialmente mais cruéis. Os signos de áries e leão, outros dois signos de natureza krūra (áspera), por serem locais onde Sūrya obtém dignidade, na minha opinião não demonstram um potencial tão negativo quanto os demais. Em Jaimini, inclusive, a ordem decrescente de malefício dos signos é: aquário, capricórnio, escorpião, áries e leão. O interessante nessa ordem é que os signos de Śani são considerados os mais maléficos, seguidos então pelos signos de Maṅgala e, por fim, por leão, o signo de Sūrya (Sol) - o menos maléfico dentre esses grahas. Sem dúvida, essa organização soa coerente, pois se baseia na ordem natural de malefício dos grahas, mas ainda assim não é tão simples afirmar qual signo é mais maléfico, devido justamente às muitas permutações possíveis em um mapa, o que inviabiliza separar por completo um signo de todas as demais configurações.

 

oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário