sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Trânsitos de setembro de 2019

Agora em setembro, assim como em agosto, não há tantos ingressos e mudanças nos céus. Listo abaixo as mudanças desse mês:

02.09 ocorre uma conjunção entre Sol e Marte em 15º de leão.
03.09 ocorre um aṁśumardana graha-yuddha entre Mercúrio e Marte em 16º de leão, com Mercúrio sendo o vencedor.
09.09 Vênus ingressa virgem.
10.09 Mercúrio ingressa virgem.
17.09 kanyā saṁkrānti (Sol ingressa virgem)
18.09 a retrogradação de Saturno cessa à 19º de sagitário.

Dos eventos acima, minhas observações são as seguintes:

(1) Os principais movimentos do mês se dão nos signos de leão e virgem, sendo que a grande concentração de grahas em leão vai se transferindo para o signo de virgem entre os dias 9 e 17 do mês. Naturalmente, esses signos são mais ativados, evocando assim os temas a que se relacionam em cada horóscopo.

O que noto ser mais relevante, no entanto, é a conjunção exata de Sol e Marte nos 15º de leão. Indivíduos com grahas ou a cúspide de uma casa próxima a esse grau sentiram mais o impacto desse trânsito, o qual tem o poder de ativar os resultados relacionados ao ponto afetado, o qual ficará inflamado pela influência desses dois agni-grahas (grahas que presidem o fogo). Como se tratam de dois krūra-grahas, Sol e Marte podem também prejudicar o ponto afetado, criando conflitos, acidentes ou outros problemas ao ponto afetado, mas isso apenas se houver no horóscopo alguma confluência para isso.

Outro evento relevante é o encontro de Mercúrio e Marte no 16º de leão, onde esses entram em guerra, sendo que Mercúrio sai triunfante. Esse trânsito tende a ser mais relevante para aqueles que possuem o lagna (ascendente) em áries, gêmeos, virgem e escorpião, uma vez que envolverá o senhor do ascendente desses signos. Como Mercúrio é quem sai triunfante no graha-yuddha, a tendência natural é que aqueles com lagna em áries ou escorpião acabem sendo prejudicados, embora mesmo os com lagna em signos de Mercúrio também sofram de alguma forma, uma vez que Marte além de maléfico natural, tem Mercúrio por inimigo e rege dusthānas a partir desses ascendentes. Possíveis resultados para indivíduos com tais lagnas podem incluir problemas de saúde, acidentes, problemas com inimigos, má conduta, desentendimentos, casos litigiosos, etc., sendo que aqueles que tem lagna em signos de Mercúrio tendem a sair triunfantes de tais obstáculos, enquanto aqueles com lagna em signos de Marte estão mais propensos a sofrer prejuízos.

(2) Dos ingressos em virgem, podemos inferir uma série de coisas, conforme o lagna (ascendente) em questão. Por exemplo, um indivíduo com lagna em touro pode se beneficiar dos ingressos do Sol, Mercúrio e Vênus sobre o signo, uma vez que esses estarão formando um rāja/dhana yoga em sua quinta casa, o que pode apontar para sucesso nos estudos, progresso econômico, benefícios na carreira, etc. Já alguém cujo lagna é peixes pode se defrontar com dificuldades em sua vida afetiva e nas relações públicas, uma vez que Vênus rege sua oitava casa e o Sol a sexta, estando ambos a afetar a sua sétima casa e o regente dessa, Mercúrio.

(3) Saturno, que estava retrógrado já a alguns meses, finda sua retrogradação no dia 18, depois de passar alguns dias estacionário no 19º de sagitário. Logo, quem tiver qualquer graha ou ponto sensível próximo a esse grau pode vivenciar a ativação de suas promessas. Se os resultados serão positivos ou negativos, isso é algo que só pode ser determinado a partir da análise individual. Mas, vamos supor que alguém possua um rāja yoga entre dois grahas que estão bem próximos do 19º de sagitário. Em uma situação como essa, se o indivíduo ainda está a viver a mahādaśā de Saturno, tal trânsito irá ativar os resultados do rāja yoga em questão, trazendo algum tipo de êxito ao indivíduo. Se a configuração se dá em sua nona casa, isso pode ter relação com a sua formação acadêmica, com a sua atividade religiosa, com viagens, etc., mas se o yoga se situa na dois, isso pode estar relacionado a sua condição econômica, a questões envolvendo sua família, etc.

(4) Em relação ao contexto das eletivas, observando apenas as combinações de vāra (dia da semana), tithī (dia lunar) e nakṣatra¸ denominados vāra-tithī-nakṣatra-yogas, os dias impróprios para iniciar atividades auspiciosas seriam os dias 2, 6, 7, 12, 19, 20, 28 (amāvāsya) e 29. Obviamente, essa é uma observação mais generalista da natureza dos dias e sua influência sobre as eleições de momentos auspiciosos, logo estou ignorando por completo outras configurações que não sejam as de vāratithī e nakṣatra. Também é recomendável que se consulte a posição da Lua no dia e os aspectos que essa forma com outros grahas para se saber se o dia em questão será bom ou não. Evite configurações tensas envolvendo a Lua, como por exemplo a conjunção da mesma a Saturno e Ketu que se dará entre os dias 7-9. Dê preferência a momentos em que a Lua se aplica a benéficos, tal como se dá nos dias 15 e 24, em que ela se aplica a Júpiter.

Em casos onde não se pode evitar o início de uma atividade auspiciosa em um dia negativo, uma das melhores opções é escolher um horário no qual Júpiter ocupa a um, a cinco ou a nove do lagna do momento, pois esse é um bhanga (fator que nulifica males) para configurações negativas em um muhūrta.

* * *

Uma observação importante é de que as predições acima estão baseadas no zodíaco sideral (
nirāyaṇa), particularmente no Lahiri ayanāṁśa e, uma vez que são predições gerais e mais ilustrativas, devem ser encaradas com cautela. Deve-se também notar que essa leitura não é como a dos horóscopos modernos e visa apenas dar uma ideia de quais trânsitos devem ser observados no mês, seja a nível de jātaka (astrologia natal), muhūrta (eletiva) ou medini (mundial).

Inclusive, as nuances de muhūrta, em especial, só podem ser compreendidas por um estudo mais detalhado e profundo. Se tem dúvidas sobre se um dia é ideal para um determinado tipo de atividade, consulte-se com alguém de sua confiança, especialmente se o dia em que planeja iniciar uma atividade foi assinalado aqui como um dia impróprio para atividades auspiciosas em geral.

oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário