Na Índia, Júpiter é chamado de Guru,
que superficialmente significa "professor". O seu significado mais
profundo, no entanto, é expresso na Advayatārakopaniṣad, que diz:
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गुशब्दस्त्वन्धकारः स्यात् रुशब्दस्तन्निरोधकः ।
अन्धकारनिरोधित्वात् गुरुरित्यभिधीयते ॥ १६॥
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“A sílaba ‘gu’ significa escuridão e
‘ru’, aquele que dissipa. Portanto, quem tem tal poder de dissipar a escuridão
da ignorância é um guru”.
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Logo, alguém capaz de guiar um
indivíduo da treva de tamas (inércia, escuridão ou ignorância) à luminosidade
de sattva(bondade, equilíbrio ou conhecimento) pode ser chamado de guru. No
entanto, guru também pode se referir a alguém que remove nossas dúvidas quanto
a um determinado ramo de conhecimento, não necessariamente espiritual, pois de
um ponto de vista mundano, qualquer pessoa que tenha vasta experiência e
conhecimento em um determinado tema também pode ser considerado um guru, ou
seja, um mestre.
Outra tradução da palavra guru é
"pesado", referindo-se ao fato de um guru deter vasto conhecimento e
estar firmemente alicerçado na verdade absoluta, ou seja, ele é um tattva-darśī
(um vidente da verdade). Astrologicamente, Júpiter é quem personifica todas
essas características. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sendo o regente do akāśa-tattva, o
elemento éter/espaço, Guru também é responsável por harmonizar e oferecer o
espaço necessário para que cada coisa seja acomodada apropriadamente. Isso
também nos leva a compreender que Guru aumenta a capacidade do que influencia
de acomodar mais coisas em si, expandindo as possibilidades dos pontos
influenciados, dando-lhes maior liberdade, ou seja, um efeito que é oposto ao
de Śani (Saturno), que restringe as possibilidades do que afeta.
Guru é considerado forte quando:
(1.1) Ocupa câncer, sagitário, peixes ou
signos amigos no mapa natal ou nos vargas. No caso, quanto maior o
número de divisões ideais ocupadas por Guru, melhor.
(1.2) Se encontra retrógrado (vakra).
(1.3) Está sob a influência
de saumya grahas (Śukra, Budha ou Chandra) ou cercado por
esses.
(1.4) Em uma situação onde o seu
dispositor, tanto do rāśi quanto do navāṁśa, detém
força.
(1.5) O nascimento se dá no seu dia
ou durante a sua hora.
(1.6) Seu ṣaḍ-bala é superior a 390 virūpas.
Guru ainda ganha força quando ocupa os kendras, koṇas, a dois e a onze, enquanto que nas demais casas tende a manifestar maus resultados, salvo exceções. Abaixo você pode encontrar descrições de Guru em cada uma das doze casas:
Guru ainda ganha força quando ocupa os kendras, koṇas, a dois e a onze, enquanto que nas demais casas tende a manifestar maus resultados, salvo exceções. Abaixo você pode encontrar descrições de Guru em cada uma das doze casas:
Guru
no lagna (asc.)
Todos os clássicos
elogiam o posicionamento de Guru na um como um dos melhores, senão o melhor
posicionamento a ser ter em um horóscopo. O lagna corresponde ao ponto onde
Guru obtém máximo dig-bala (força direcional), além de ser a casa que
representa o indivíduo em si. Logo, Guru nessa casa outorga sorte, proteção,
fortuna, saúde, erudição, beleza, tolerância, longevidade, sabedoria,
compaixão, religiosidade, moralidade, nobreza, inteligência e uma boa oratória
aqueles que nascem sob seus auspícios.
Nos clássicos é dito que
o indivíduo será versado nos śāstras (escrituras), terá um bom número de
filhos, será feliz e já cedo alcançará êxito na vida. No entanto, se Guru
estiver enfraquecido, aflito por maléficos, etc., então o indivíduo se mostrará
vil, pecaminoso, hipócrita, soberbo, ingrato, desrespeitoso para com seus
parentes e preceptores, avaro e terá todos os demais bons resultados de Guru no
lagna prejudicados de alguma forma.
No que se refere a saúde,
Guru na um outorga longevidade e uma boa saúde, porém, predispõem a
corpulência, especialmente com a idade. Além disso, se Guru ou/e o senhor do
lagna estiver de alguma forma aflito, então o indivíduo pode vir a sofrer de
desequilíbrios de kapha, como obesidade, por exemplo. Não só, ele também pode
ter problemas de fígado, baço, diabetes e outras doenças relacionadas a Guru.
Guru
na dois
Quando Guru ocupa a dois,
o indivíduo obtém prosperidade econômica, é educado, eloquente, versado nos
śāstras, detém sabedoria, é veraz, solidário, virtuoso, caridoso e dedicado a
prática de mantras/orações. Bhṛgu diz que esse é um posicionamento para alguém
capaz de antever o futuro, ou seja, ideal para um astrólogo ou alguém que lide
com algum outro oráculo.
Outros resultados descritos
nos clássicos envolvem uma bela face, família próspera e o prazer de se ter
sempre bons pratos à mesa. Além disso, o indivíduo também pode vir a
desenvolver apreço pela poesia e habilidade com temas administrativos, de
acordo com Nārāyaṇa Bhatta.
Em uma má situação, no
entanto, Guru aponta um mentiroso, ladrão, imoral, cuja fala é vulgar e que
sofre com vícios. Ainda mais, tal indivíduo trará problemas para sua família,
se envolverá com a esposa dos outros e sofrerá com doenças na região da garganta.
Guru
na três
Embora a três se
beneficie da ocupação de Guru, esse é prejudicado por sua posição em um triṣaḍāya.
Nos clássicos é salientado que o indivíduo perderá muitas das virtudes que Guru
carrega consigo. No caso, o mesmo se mostrará avaro, malicioso, ingrato,
pecaminoso e egoísta. Além disso, é dito que o indivíduo enfrentará
humilhações, será dominado pelo sexo oposto e não terá um amigo sequer, uma vez
que seus relacionamentos serão baseados apenas em interesses pessoais. Isso
tudo vai ser especialmente verdadeiro se Guru ainda estiver fraco e aflito.
No que se refere aos
irmãos, é dito que esses serão prósperos e proeminentes. Inclusive, a depender
de outros fatores, o indivíduo pode vir a ter muitos irmãos, especialmente
homens. Desses, o irmão seguinte ao indivíduo se mostrará espirituoso, moral e
benevolente, inclusive para com o indivíduo. Em más condições, no entanto, Guru
na três gera desarmonia no relacionamento com irmãos, vizinhos e servos.
Uma vez que Guru
beneficia os temas da três, o indivíduo pode vir a se tornar um escritor,
pregador ou alguém envolvido de alguma forma com os meios de comunicação. Se
Guru estiver forte, então o indivíduo se provará valente e capaz de atingir
suas metas.
Guru
na quatro
Como ocorre com todos os kendras, a disposição de Guru na quatro
é um posicionamento elogiado nos clássicos. Diz-se que o indivíduo obterá
felicidade no que tange a família, a mãe e até mesmo a vida conjugal. Ele
deterá terras, propriedades espaçosas, veículos e viverá em meio a muitos
confortos. Além disso, herdará riquezas, será exitoso na carreira, jubiloso, de
um coração generoso, sábio, muito inteligente e bem-comportado.
Se Chandra (Lua) também
estiver ocupando um kendra (1, 4, 7
ou 10), então o indivíduo terá uma família ampla, será um líder generoso,
polido e cuja reputação perdurará mesmo após a sua morte.
Em uma situação
desfavorável, Guru na quatro apontará problemas legais ou outros envolvendo
propriedades, relação desarmoniosa com a mãe e os familiares, hipocrisia religiosa,
obstruções nos estudos, riscos de acidentes envolvendo veículos e outros
prejuízos para os temas relativos a quatro.
Guru
na cinco
Na cinco, Guru torna o
indivíduo muito inteligente, além de expressivo, eloquente, sábio, otimista,
glorioso, entusiasmado, religioso, generoso, favorecido por seus superiores,
próspero, feliz, tolerante e, a depender, esse pode ser um indicativo favorável
também para a erudição, o envolvimento com o ramo da educação, filosofia,
espiritualidade ou mesmo da escrita e da arte. Outros resultados possíveis são
o êxito em especulações financeiras, obtenção de autoridade e prosperidade
súbita, assim como também um forte senso de propósito e a capacidade de antever
eventos.
Embora seja dito que Guru
na cinco nega filhos, isso não é correto. Os resultados, na verdade vão variar
conforme a disposição da cinco, de seu senhor e demais elementos relacionados.
O indivíduo pode tanto vir a ter muitos filhos como nenhum, mas se vier a
tê-los, então especialmente o primeiro pode ser pródigo.
Se Guru estiver em más
condições na cinco, então o indivíduo não terá filhos ou sofrerá com os mesmos,
além disso, ele terá uma mente desequilibrada, complexo de superioridade, poderá
vir a sofrer com problemas estomacais, excessos, obesidade, fracasso em
especulações financeiras e nos planejamentos que vier a realizar.
Guru
na seis
Guru sofre na seis, uma
vez que se trata de um dusthāna-bhāva. No caso, os filhos do indivíduo podem
ser hostis ou mesmo doentes. Se há aflições severas, filhos podem ser negados
ou perdidos. Uma vez que Guru trata dos nossos mestres e da relação que temos
com a religião, esse é um posicionamento que geralmente leva a apatia ou a
hostilidade para com esses, o que aponta para uma vida mais desafortunada, de
maneira geral.
Nos clássicos é dito que
Guru na seis, por outro lado, nega inimigos ou faz do indivíduo triunfante
sobre os mesmos, o que nem sempre será verdade a depender do caso. Outra coisa
dita pelos autores de outrora é que o indivíduo será preguiçoso e inativo.
Minha prática pessoal corrobora isso e, diria mais, é comum os vermos sofrendo
com algum tipo de vício ou mau hábito.
Como a partir da seis
Guru lança olhares as casas dois e dez, esse é um posicionamento que, no
entanto, pode beneficiar a carreira e as finanças. No caso, o envolvimento
profissional pode se dar com a área legal, educacional, com bancos, psicologia,
filosofia, saúde, artes marciais, yoga, etc. Se outros saumya-grahas
(benéficos) ocuparem upachayas (3, 6, 10 e 11), então um vasumati yoga se
formará, garantindo ao indivíduo êxito econômico.
Em termos de saúde, esse
posicionamento de Guru é desfavorável, podendo indicar doenças do fígado,
alergias, diabetes e outras enfermidades relacionadas ao mesmo, especialmente
se ele estiver aflito.
Guru
na sete
Sendo a sete um kendra,
Guru outorga bons resultados nesta casa. O indivíduo nascido com esta
configuração é diplomático, tolerante, belo, popular, feliz, saudável,
compassivo, exitoso nos negócios, afortunado e muito inteligente. Os clássicos
ainda dizem que o indivíduo é superior ao seu próprio pai em termos de
generosidade e outras qualidades. Tais resultados, no entanto, só serão
verdadeiros se Guru estiver bem-disposto, enquanto o regente da sete também se
encontra em bom estado.
No que tange a vida
afetiva, Guru na sete favorece um casamento estável, feliz e que se provará uma
fonte de progresso e boa fortuna para o indivíduo, inclusive a nível econômico.
A esposa (ou esposo) é casta, bela, afortunada, devotada, tem um bom caráter e
muitas virtudes. Além disso, ela também pode ser uma pessoa religiosa e
espiritualizada ou no mínimo intelectualmente refinada. Em uma má situação, no
entanto, Guru na sete negará tais resultados, gerando divórcios, traições e
outros infortúnios.
Guru
na oito
Quando Guru ocupa a oito,
o indivíduo geralmente se beneficia de heranças, pensões, dinheiro da esposa ou
de outras pessoas, basicamente. Se outros fatores também contribuírem, essa é
uma configuração que predispõem a uma vida longa e uma morte pacífica. Nārāyaṇa
Bhatta, inclusive, diz que o indivíduo alcançará os céus após a morte, o que
certamente depende de muitos outros elementos para se dar.
Bhṛgu também exalta o
aspecto espiritual de Guru na oito, pois diz que, se esse estiver forte e livre
de aflições, o indivíduo se tornará um sādhu (santo) muito versado nos śāstras
(escrituras). Isso se deve a esse ser um mokṣa-bhāva, uma casa que trata da
transcendência, o que também favorece a intuição do indivíduo, assim como o seu
interesse por temas metafísicos e ocultos, incluindo a astrologia, por exemplo.
Por outro lado, também é dito por Bhṛgu e outros autores clássicos que, se Guru
estiver em condições adversas, o indivíduo será vulgar e dado a atividades
pecaminosas, tais como relações sexuais ilícitas com viúvas, pois afinal, a
oito trata de adharma.
Outros maus resultados
descritos nos śāstras a respeito de Guru na oito são de que o indivíduo será
pobre ou obterá dinheiro a partir de seus próprios e árduos esforços, estará sujeito
a servir outras pessoas, se afastará ainda cedo da casa de seu pai, será
humilhado e irreligioso. Ele também pode vir a sofrer com problemas de saúde
envolvendo o fígado, pâncreas, tumores, obesidade, diabetes, etc.
Guru
na nove
O posicionamento de Guru
na nove é elogiado pelos astrólogos em geral, pois torna o indivíduo piedoso,
sábio, humano, filosófico, inclinado as atividades religiosas, belo, generoso,
longevo, justo, versado e sortudo. Não só, é dito que o mesmo logrará posições
de poder, seja como um líder ou mesmo como ministro, preceptor, professor,
conselheiro, etc., em virtude de suas muitas qualidades que o tornam querido
por seus superiores e pelas pessoas em geral, incluindo familiares.
Em termos materiais, esse
também é um bom posicionamento, podendo tornar o indivíduo muito abastado, se
outros fatores confirmarem isso. Inclusive, viagens a países estrangeiros são
também favorecidas por Guru na nove, que pode conduzir o indivíduo a tais
locais por motivos religiosos ou educacionais, principalmente.
Em uma má situação, no
entanto, Guru na nove tornará o indivíduo hipócrita e, no pior dos casos,
blasfemo. Por sinal, embora o mesmo siga uma filosofia de vida equivocada e não
demonstre as qualidades necessárias para ensinar os demais, em virtude de sua
arrogância ele se portará de forma doutrinária e hostil a verdade. Seu
relacionamento com preceptores e com os mais velhos não será harmoniosa e o
mesmo pode vir a trair os seus, motivado por orgulho e ingratidão.
Guru
na dez
De acordo com os
astrólogos antigos, Guru na dez torna o indivíduo religioso, dedicado a atos
piedosos, sacrifícios, ao estudo dos śāstras, lhe outorga fama e respeito entre
as massas, além de beneficiá-lo em termos financeiros ou materiais, de forma
geral.
Guru na dez cora de êxito
as atividades do indivíduo, o qual se provará generoso e interessado no
bem-estar da sociedade. Ele pode inclusive vir a ser um filantropo, religioso,
astrólogo, professor, acadêmico, juiz, alguém importante dentro do governo ou
mesmo um grande líder.
Contudo, se Guru estiver
fraco e aflito, assim como também o senhor da dez, o idealismo, a moralidade e
a piedade do indivíduo não se sustentarão e, pelo contrário, ele se mostrará
vil e dúplice, além de estar sujeito a má fama e a enfrentar problemas
profissionais. Não só, ele também pode acabar sujeito a punições do governo ou
das autoridades.
Guru
na onze
Em termos financeiros e
materiais, Guru na onze é uma grande bênção, pois o indivíduo é abençoando com
inúmeras oportunidades de lucro e expansão nesta área da vida. Não só, os temas
de cinco também são beneficiados pelo olhar de Guru, que promete filhos e uma
boa educação, desde que esteja forte e livre de maiores aflições.
No que se refere aos
amigos, esse posicionamento aponta para amizades com pessoas inteligentes,
religiosas e de boa conduta. O indivíduo pode ter amigos influentes e que lhe
ajudarão de inúmeras maneiras. Ele pode inclusive vir a participar de grupos
com propósitos sociais, acadêmicos ou mesmo espirituais, demonstrando inclusive
um certo orgulho neste sentido. Como a onze também trata dos irmãos mais
velhos, esse posicionamento os favorece com as qualidades e bênçãos de Guru.
Sob aflições e fraco,
Guru na onze é um impedimento para o sucesso no tema filhos e educação, embora
não necessariamente negue ganhos. Porém, os ganhos tendem a ser obtidos de
forma questionável e o indivíduo, além de oportunista, será também egoísta e
orgulhoso.
Guru
na doze
Sendo a doze uma casa
maléfica, Guru é prejudicado por sua posição na mesma. O indivíduo com tal
posicionamento terá seus recursos limitados, será pobre ou dado a gastar
grandes quantias, podendo inclusive ter perdas e despesas significativas se
Guru estiver aflito.
O tema filhos também
sofre em função deste posicionamento, que pode tanto negar quanto também
destruir ou afastar os filhos do indivíduo a nível emocional ou mesmo
geográfico. De maneira similar, o caráter e as virtudes sofrem, de acordo com
os textos clássicos, sendo que o indivíduo pode ter maus hábitos, ser
malquisto, preguiçoso, pecaminoso, irreligioso, vulgar na sua fala, tolo e
amargo com as pessoas em geral, o que minha prática corrobora em muitos casos.
Inclusive, Varāhamihira diz que este posicionamento pode até mesmo gerar um
vilão.
No entanto, em boas
condições e com o suporte de yogas espirituais, Guru na doze pode tornar o
indivíduo muito espiritualizado, introspectivo, capaz de tolerar grandes
sacrifícios, além de beneficiá-lo com um destino elevado após a morte.
Inclusive, é comum vermos indivíduos com esse yoga se interessando por
religiões estrangeiras e travando contato com mestres de outros países. Porém,
se não há yogas espirituais, enquanto Guru ainda detém uma boa condição, então
o indivíduo pode encontrar seu êxito em países estrangeiros ou terras distantes,
ser muito caridoso e também reservado.
oṁ
tat sat
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