Arte de Sol Luckman. |
Um estudo cuidadoso dos jyotiṣa-śāstras revela que, para que um
indivíduo tenha êxito na vida, seja na área que for, ele precisa,
principalmente, do lagna, lagneśa, de Chandra e do dispositor de
Chandra bem colocados. Isso é imanente em vários textos e explícito na
Phaladīpikā de Mantreśvara, autor esse que considero o mais conciso e
inteligente dentre os principais nomes do jyotiṣa
que vieram após o grande Varāhamihira.
Não é difícil de entender
porque lagna e Chandra devem estar
bem, pois após o lagna, o segundo
elemento mais importante para a prosperidade geral de um jātaka é justamente Chandra. Consequentemente, os senhores tanto do
lagna quanto de Chandra também são de
suma importância, pois qualquer ponto de um jātaka
só vai realmente prosperar quando o seu senhor estiver bem colocado, do
contrário seus resultados serão no máximo mistos.
Situações onde esses
quatro pontos ou a maior parte deles está em más condições, apontam para
fraqueza moral, debilidade física, infelicidade, inquietude mental, tolice,
incapacidade de se suceder bem diante de desafios e, no pior dos casos, leva a
uma vida obscura ou na qual o indivíduo apenas não realiza nada de
significativo e nem atinge qualquer posição notável, seja no âmbito que for.
Claro que isso pode ser rebatido por certos yogas
ou mesmo pela própria boa disposição dos dispositores destes pontos, como fica
claro em yogas como kāhala, parvata e kalpadruma,
assim como pela linha de raciocínio fortemente presente no Sarvārtha chintāmaṇi
a respeito da importância dos dispositores. Porém, em geral, as condições do lagna, de Chandra e de seus dispositores
acabam sendo decisivas, podendo tanto ampliar os resultados dos bons yogas e diminuir as aflições dos maus yogas, como também realizar o contrário.
Abaixo apresento alguns
exemplos que deixam isso bastante claro:
O mapa acima pertence a
um criminoso hediondo, Dennis Allen, o qual morreu com apenas 35 anos. Notem que o lagneśa se encontra na cinco, mas se aplicando aos olhares
de Shani (Sat) e de Mangala (Mar), sequencialmente.
Maṅgala, o dispositor do lagneśa, está junto de Ketu, o que não é
nada positivo, ainda mais por que isso se dá na terceira casa, o que somado ao
fato de leão ser um signo krūra,
assim como escorpião, signo ocupado por Budha, só reforçou sua natureza
violenta e desequilibrada.
Agora, notem como Chandra
ocupa um signo inimigo na oito, enquanto se aplica a Rāhu e ao olhar de Maṅgala.
Por si só, essa já é uma péssima indicação para a sua vida como um todo. As
coisas pioram pelo fato de Śani, o dispositor de Chandra, estar conjunto a um graha debilitado na oito de Chandra e a
sofrer um pāpakartari yoga (cerco de
maléficos).
Dennis Allen realizou os
mais diversos crimes e acabou morrendo na prisão, devido a um infarto. Sua vida
foi marcada por todos os tipos de perturbações e obscuridades que se possa
imaginar. A situação toda é facilmente compreensível pelo estudo da situação do
lagna, de Chandra e dos dispositores
desses.
Vejamos agora um caso
completamente oposto:
Este é o mapa de B. V.
Raman, o grande astrólogo indiano. Notem que o lagna, aquário, recebe os olhares de Budha, Śukra (Vên), Śani e Maṅgala,
porém, Budha e Śani é que o olham mais pontualmente, o que é bom, pois Budha é
um benéfico funcional e Śani é o próprio senhor do lagna.
O lagneśa, Śani, ocupa a quatro, em signo de grande amigo e conjunto a
Chandra, senhor de seis e um maléfico, por conta de sua fase minguante. Porém,
Chandra está em mūlatrikoṇa e Śani
ainda recebe o olhar de Guru, participando assim de um gaja kesari yoga. As condições gerais são muito mais positivas do
que negativas, tanto para o lagneśa
quanto também para Chandra. Isso fez de B. V. Raman um homem introspectivo, de uma disposição piedosa, mas também austera.
Por fim, temos o
dispositor de Chandra e do lagneśa,
Śukra, ocupando a sete conjunto a Budha retrógrado, o que constitui, neste caso, um rāja yoga (config. para eminência social). Maṅgala está muito
distante de Śukra, para o seu benefício. As configurações são mais uma vez
predominantemente positivas, pois assim como o lagneśa e Chandra, Śukra também se encontra sob a influência de um
benéfico e ocupa um kendra. Isso contribuiu para a sua vasta educação e boa repercussão pública, principalmente.
B. V. Raman foi um
astrólogo destacado, tendo gozado de muitos privilégios e
conquistas ao longo de seus 86 anos de vida. Ele viveu um casamento estável,
teve uma família ampla, boa saúde, bom desenvolvimento econômico e acadêmico,
além de ter demonstrado uma boa conduta moral e religiosa. Notavelmente, em seu
jātaka, todos os quatro pontos: lagna, Chandra e seus senhores, estão
envolvidos em bons yogas (gaja kesari, śaṅkha, chāmara, rāja, etc.), além de se situarem todos
em kendras.
oṁ
tat sat
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