Abrirei no mês de
fevereiro duas turmas online, uma para o curso de fundamentos básicos do jyotiṣa e outra para o curso de yogas, as configurações dos grahas. O curso de fundamentos básicos
começa no dia 10 de fevereiro, enquanto o de yogas tem início no dia 12. Interessados devem me contatar via
e-mail (jyotishabr@gmail.com) ou
whatsapp (12996242742) até no máximo o dia 7 de fevereiro, que é também a data
limite de pagamento.
Abaixo dou maiores
informações sobre cada um dos cursos separadamente, o que inclui valores:
FUNDAMENTOS BÁSICOS DO JYOTIṢA
Esse curso é focado
no método descrito por Varāhamihira em seu Bṛhat jātaka e que
foi expandido na Sārāvalī, Phaladīpikā e Jātaka pārījāta, os quais integram os
quatro principais textos de jyotiṣa. No entanto, também
complementaremos o nosso estudo com outras referências clássicas, tais como o
Bṛhat Parāśara horā śāstra e o Sarvārtha chintāmaṇi.
O curso tem extensão de cinco meses e abrange os seguintes tópicos:
1. Introdução ao jyotiṣa
2. Karma, reencarnação e destino (daiva)
3. Os doze signos (rāśis) e o āyanāṁśa (precessão dos equinócios)
4. Os nove planetas (grahas)
5. Olhares dos planetas (graha-dṛṣṭis)
6. Avaliando a força dos planetas (graha-bala)
7. As divisões de um signo (vargas)
8. As doze casas (bhāvas)
9. Kendras (1, 4, 7 e 10) & koṇas (5 e 9)
10. Upachayas (3, 6, 10 e 11), dusthānas (6, 8 e 12) & mārakas (2 e
7)
11. Natureza funcional dos planetas para cada ascendente
12. O processo de delineação
13-19. Aulas práticas
20. Pacificação dos planetas (graha-śāntiḥ)
Com este curso, o
aluno poderá compreender como a delineação de um mapa deve ser realizada, o que
o tornará apto a interpretar um horóscopo a um nível básico ou intermediário, a
depender de seu empenho.
O valor do curso é
de R$ 1600,00 à vista ou R$ 1680,00 parcelado via PAGSEGURO em até 12x. As
aulas são semanais, dadas via Zoom (vídeo-conferência) e serão todas gravadas
em áudio para que os alunos possam estuda-las posteriormente, o que é
especialmente útil para aqueles que não podem comparecer com regularidade as
aulas online. Além disso, o curso inclui PDFs riquíssimos e muitos mapas para
exemplificação.
O dia e o horário dos encontros semanais serão combinados com os alunos, já com alguns dias de antecedência do início do curso. Por hora, no entanto, fica estabelecido que o início do curso será no dia 10.02 (segunda-feira) às 19hrs, sendo que nas demais semanas a proposta é manter as aulas nas segundas neste mesmo horário.
Serão incluídas também no curso referências bibliográficas, artigos diversos, outros tipos de materiais complementares ao ensino, grupo no face e um chat (Messenger e Whatsapp) para esclarecimentos de dúvidas. Além disso, enviarei a todos um arquivo contendo os principais textos clássicos em PDF para consultas ao longo do curso.
YOGAS, AS
CONFIGURAÇÕES DOS GRAHAS
Yoga é um termo principalmente empregado dentro do contexto espiritual da
Índia e cujo significado é “união”, no caso, da ātmā ao
Paramātmā. Em jyotiṣa, a palavra yoga tem o mesmo
significado, de “união”, mas aplicado a configurações onde dois ou mais fatores
astrológicos se relacionam. Tais yogas podem ser formados por
permutações de relacionamentos entre os grahas (planetas) com outros grahas, bhāvas (casas), bhāveśas (senhores
de casas) ou mesmo rāśis (signos).
Todos os clássicos de jyotiṣa contém descrições de
diferentes yogas, embora nem todos os yogas sejam
explicitamente tratados como tal, uma vez que não foram nomeados, como é o caso
de yogas mais populares como gaja kesari, mahāpuruṣa
yoga, etc. Sem dúvida, a categorização dos yogas que
encontramos no jyotiṣa é uma de suas características
distintivas mais importantes e atraentes quando o comparamos com outros
sistemas de astrologia.
Para um jyotiṣi, identificar os yogas de um
horóscopo é absolutamente essencial, pois a delineação é, em outras palavras,
um processo de identificação de yogas e também de ariṣṭas (misérias).
No caso, yogas são as configurações positivas de um horóscopo,
ao passo que os ariṣṭas também são yogas, mas cujo
impacto é negativo. Todo horóscopo possui um misto de yogas e ariṣṭas,
porém, em alguns os ariṣṭas predominam em influência, ao passo
que em outros são os yogas que detém mais destaque.
Inclusive, embora os yogas sejam divididos em dois
grupos maiores: yogas e ariṣṭas ou śubha
yogas e aśubha yogas, há ainda categorias muito mais
específicas, como:
Nābhasa yoga: os nābhasa yogas são trinta e dois e levam em
consideração a distribuição dos sete grahas visíveis ao longo
dos bhāvas ou rāśis. Eles se subdividem em quatro
grupos: āśraya, dala, akṛti e sāṅkhya
yogas.
Pañcha mahāpuruṣa yoga: há cinco mahāpuruṣa yogas, os quais envolvem os cinco tāra-grahas (Maṅgala,
Budha, Guru, Śukra e Śani). Aqueles que nascem sob tais yogas tornam-se
grandes personalidades.
Rāja yoga: são yogas que outorgam eminência social ou mesmo poder
político. No passado eram usados especialmente para determinar quem se tornaria
um rei ou teria uma influência equiparável a de um rei.
Dhana yoga: os dhana yogas são configurações que outorgam riqueza e
confortos materiais em geral.
Ariṣṭa yoga: ariṣṭas são misérias, ou seja, configurações indesejáveis. Os clássicos fazem
menção a vários tipos de ariṣṭas como rāja yoga
bhanga (nulificação de rāja yogas), preṣya (servidão),
daridra (pobreza), aṅgahīna (deficiência
física), reka (inferioridade) e roga (doença) yoga.
Parivartana yoga: são as recepções mútuas ou trocas de posição, que de acordo com
Mantreśvara podem ser de três tipos: mahā (grandioso), dainya (miserável)
e kāhala (um tambor ou um som) yoga, conforme
os bhāvas envolvidos. No caso, há sessenta e seis parivartana
yogas, onde vinte e oito são mahā parivartana, trinta são dainya
parivartana e oito são kāhala parivartana.
Viśeṣa yoga: esses são os yogas distintivos ou especiais (viśeṣa)
e que carregam consigo nomes de divindades, armas, instrumentos musicais,
símbolos reais, etc. Tais yogas geralmente tem um impacto mais
abrangente sobre o jātaka, beneficiando-o em termos de status,
condição econômica, educação, longevidade, prazeres, etc.
Āyu yoga: consistem em yogas que determinam o āyus,
isso é, a longevidade do indivíduo. Tais yogas dividem-se
em balāriṣṭa (morte infantil), yogāriṣṭa (morte
até os 20 anos de idade), alpāyu (vida curta, dos 20 os
36), madhyāyu (vida média, dos 36 os 72) e pūrṇāyu/dīrghāyu (vida
longa, dos 72 aos 100 ou mais) yogas.
Pravrajyā yoga: os pravrajyā (mendicante errante) yogas tratam-se
de yogas raros, que impelem o indivíduo a uma vida ascética,
dedicada a disciplinas espirituais. Na linguagem clássica, são yogas que
tornam o indivíduo iniciado em uma tradição espiritual ou mesmo que o libertam
do ciclo do saṁsāra. Tais yogas são também
designados tapo (austeridade) ou sanyāsa (renúncia) yogas.
Bhāva yoga: consistem em yogas que determinam os resultados de
um bhāva e que podem ser tanto formações simples, como as de
um bhāveśa em um bhāva, quanto também mais
complexas, envolvendo permutações de bhāva, bhāveśa e kāraka.
Graha yoga: são basicamente permutações de conjunções entre os grahas.
No caso, os graha yogas podem ser conjunções envolvendo dois,
três, quatro, cinco ou mesmo seis grahas, pois uma conjunção de
sete grahas é, na verdade, um nābhasa yoga denominado gola
yoga. Rāhu e Ketu, tradicionalmente, são ignorados, porém, se os
consideramos então podemos ter um número maior de variações. Um exemplo popular
de graha yoga envolvendo os nodos é o chamado Guru chaṇḍāla
yoga, no qual Guru se encontra conjunto a Rāhu.
Neste curso que darei em fevereiro de 2020, você aprenderá tudo sobre
esses diferentes yogas, o que o habilitará a realizar delineações
muito mais precisas e profundas.
As aulas seguirão esta ordem:
1. Introdução aos yogas; bhāva & graha yoga
2. Nābhasa yoga
3. Āyu yoga (yogas de longevidade)
4. Ariṣṭa yoga (yogas para sofrimentos em geral)
5. Sūrya & Chandra yoga
6. Pañcha mahāpuruṣa yoga & rāja yoga (yogas para eminência)
7. Dhāna & daridra yoga (yogas para riqueza e pobreza)
8. Viśeṣa yoga (yogas distintivos)
9. Pravrajyā yoga (yogas para renúncia e asceticismo)
10. Delineando yogas (metodologia eficiente para a memorização e análise
dos yogas)
11-16. Aulas práticas
O curso é online, via Zoom, inclui gravações em áudio e PDFs para estudo
que são enviados por e-mail. O valor proposto é de R$ 1500,00 à vista, ou R$
1575,00 (incluí taxa do PagSeguro) podendo ser parcelado em até 12x via
PagSeguro. Sua duração é de quatro meses e, inicialmente, a ideia é inicia-lo
no dia 12.02, às 19hrs e manter as aulas todas as quartas, o que também poderá
ser modificado a depender das necessidades dos alunos. Inclusive, não é
necessário que todos compareçam a aula, pois terão acesso as gravações em áudio
de todas as aulas. Isso torna o curso acessível mesmo para aqueles que não tem
condições de comparecer aos encontros.
Obs.: para a realização deste curso é necessário ter antes realizado o
curso de fundamentos básicos do jyotiṣa ou no mínimo provar
que detém habilidade suficiente com os fundamentos.
oṁ tat sat
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