segunda-feira, 29 de abril de 2019

Trânsitos de maio de 2019

Fiquei sem escrever sobre o mês de abril, pois fiquei bem ocupado, mas estou hoje retomando a descrição dos trânsitos do mês, no caso, do mês de maio. Seguem abaixo os movimentos deste próximo mês:

03.05 Mercúrio ingressa áries.
05.05 ocorre uma oposição entre Marte e Júpiter à 29º de touro-escorpião.
06.05 Marte ingressa gêmeos.
10.05 Vênus ingressa áries.
15.05 vṛṣabha saṁkrānti (ingresso do Sol em touro).
18.05 Mercúrio ingressa touro.
30.05 ocorre uma oposição entre Mercúrio e Júpiter à 26º de touro-escorpião.

O que eu noto, a respeito dessas posições, é:

(1) Júpiter enfrenta duas oposições, a primeira de Marte em 05.05 e a segunda de Mercúrio em 30.05. Essa primeira é negativa e representa, a nível de medini (astr. Mundial), prejuízos aos temas de Júpiter, ou seja: a religião, as universidades, templos, professores, religiosos, crianças, etc. No caso, violência, protestos ou atividades radicais são típicas manifestações de Marte.

Em astrologia natal, essa oposição afetará com energia, entusiasmo, competitividade e uma atitude expansiva e aventureira o eixo do mapa em que estiver se dando. Pode-se considerar que alguns dias antes e depois da oposição seus efeitos seguem se dando.

(2) O ingresso de Mercúrio em áries no dia 03.05, seguido do de Marte em 06.05 constituirá um parivartana yoga entre ambos, o que perdura até 18.05 apenas. Deve-se observar que temas esses afetarão para cada um dos doze ascendentes. No caso, para os ascendentes touro, câncer, virgem, escorpião e capricórnio, esse parivartana tende a atuar de maneira negativa, pois é um dainya parivartana. Para os demais lagnas a tendência natural é que os resultados do parivartana sejam positivas, afinal, se tratará de mahā ou kāhala parivartana.

(3) Embora Marte saia do signo de touro agora no dia 06.05, esse será ativado novamente em 15.05 pelo ingresso do Sol e em seguida, em 18.05, pelo ingresso de Mercúrio. Note que casa do mapa o trânsito em questão afeta, se há grahas ali e a partir disso faça suas inferências. Para os ascendentes gêmeos, libra e sagitário, por exemplo, esse trânsito se dará nos dusthānas, as casas cruéis; para leão corresponderá a um bom trânsito pela dez, com ambos os grahas formando um dhana yoga (configuração que leva a ganhos econômicos), etc.

(4) Dos ingressos do mês, o de Vênus e Mercúrio são breves, ao passo que o mais longo é o de Marte no signo de gêmeos, que vai de 06.05 à 22.06, sendo que ele se encontrará com Rāhu em 12.06, ao mesmo tempo em que estará se opondo à Saturno em sagitário, uma configuração tensa, mas que só falarei mais a respeito no mês seguinte.

Por hora, o que pode ser dito é que esse trânsito de Marte pelo signo de gêmeos tende a ser mais vantajoso para aqueles cujo ascendente é áries, leão ou capricórnio. Indivíduos cujo ascendente é gêmeos, escorpião ou sagitário tendem a ser mais prejudicados, pois para gêmeos o trânsito se dará no ascendente; para escorpião, na oito e envolvendo o senhor do ascendente (Marte); já para sagitário o trânsito se dá na sete, que Marte afeta por meio de seu olhar, o que tende a agravar as aflições que Saturno e Ketu já vem exercendo sobre sagitário no momento.

(5) Os dias 11, 12, 14, 18, 20, 24 e 30 de maio são especialmente afetados por vāra-tithī-nakṣatra yogas negativos, ao passo que os demais dias contam com yogas razoáveis ou bons para se iniciar atividades auspiciosas em geral. Obviamente, essa é uma observação mais generalista da natureza dos dias e sua influência sobre as eleições de momentos auspiciosos.

Uma observação importante é de que as predições acima estão baseadas no zodíaco sideral (nirāyaṇa) e, uma vez que são gerais, devem ser encaradas com cautela. Deve-se também notar que essa leitura não é como a dos horóscopos modernos e visa apenas dar uma ideia de quais trânsitos devem ser observados no mês, seja a nível de jātaka (astrologia natal), muhūrta (eletiva) ou medini (mundial). Inclusive, as nuances de muhūrta, em especial, só podem ser compreendidas por um estudo mais detalhado e profundo. Se tem dúvidas sobre se um dia é ideal para um determinado tipo de atividade, consulte-se com alguém de sua confiança.

oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário