sábado, 22 de dezembro de 2018

Em março, curso online de fundamentos básicos do jyotiṣa

Entre os dias 11-15 de março abrirei uma turma para o curso online de fundamentos básicos do jyotiṣa, focando no método descrito por Varāhamihira em seu Bṛhat jātaka e que foi expandido na Sārāvalī, Phaladīpikā e Jātaka pārījāta, os quais integram os quatro principais textos de jyotiṣa. No entanto, complementaremos o estudo também com outras referências e textos que estejam de acordo com a tradição exposta nesses clássicos.

O curso terá extensão de cinco meses e abrangerá os seguintes tópicos:

1. Introdução ao jyotiṣa
2. Karma, reencarnação e destino (daiva)
3. Os doze signos (rāśis) e o āyanāṁśa (precessão dos equinócios)
4. Os nove planetas (grahas)
5. Olhares dos planetas (graha-dṛṣṭis)
6. Avaliando a força dos planetas (graha-bala)
7. As divisões de um signo (vargas)
8. As doze casas (bhāvas)
9. Kendras (1, 4, 7 e 10) & koṇas (5 e 9)
10. Upachayas (3, 6, 10 e 11), dusthānas (6, 8 e 12) & mārakas (2 e 7)
11. Natureza funcional dos planetas para cada ascendente
12. O processo de interpretação
13-19. Aulas práticas
20. Pacificação dos planetas (graha-śāntiḥ)

Com esse curso, o aluno poderá compreender como o cálculo e a delineação de um mapa são feitos, tornando-se assim apto a interpretar um horóscopo. No entanto, o aspecto preditivo, isso é, determinar quando um evento identificado na delineação se manifestará, não será abordado nesse curso, mas sim em um curso futuro, extensão desse.

Interessados no curso devem me comunicar via email (jyotishabr@gmail.com) até no máximo os últimos dias de fevereiro. O valor do curso é de R$ 1600,00 à vista ou 5x de R$ 350,00. As aulas são semanais, dadas via plataforma de vídeo conferência (gobrunch.com), serão todas gravadas em áudio e enviadas por email. Além disso, o curso inclui PDFs e mapas para exemplificação.

A data de início do curso ficará entre os dias 11-15, justamente porque iremos escolher um dia e horário que seja compatível para todos, no entanto, quem não puder comparecer as aulas online, como foi dito acima, receberá as gravações, logo, não é estritamente necessário comparecer as aulas.

Serão incluídas também no curso referências bibliográficas, artigos diversos, outros tipos de materiais complementares ao ensino, grupo no face e um chat para esclarecimentos de dúvidas. Além disso, enviarei a todos um arquivo contendo os principais textos clássicos em PDF para consultas ao longo do curso.

oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário