quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Ingresso de Guru (Jup) em escorpião no dia 11 de outubro de 2018

Dia 11 de outubro deste ano, Guru ingressará escorpião (vṛśchika). Ele segue transitando esse rāśi até 28 de março de 2019, quando então adentra sagitário (dhanu), mas devido a sua retrogradação, retorna a escorpião em 23 de abril de 2019, permanecendo no signo até 4 de novembro de 2019. Ou seja, por aproximadamente um ano inteiro teremos Guru transitando escorpião.

A tendência natural é que as pessoas busquem por respostas fáceis quanto ao impacto desse trânsito sobre suas vidas. No entanto, não há respostas fáceis. Cada caso é completamente singular e só pode ser interpretado levando-se em consideração uma grande gama de fatores, como por exemplo:

(1) A casa transitada por Guru à partir de Chandra (Lua), sendo que os trânsitos dele pela dois, cinco, sete, nove e onze são considerados auspiciosos. Em outras palavras, Guru em escorpião tende a dar bons resultados para aqueles que possuem Chandra em touro, câncer, libra, capricórnio e peixes.

(2) A casa transitada por Guru à partir do lagna (asc.), onde os trânsitos pela um, dois, quatro, cinco, seis, sete, nove, dez e onze são tidos como auspiciosos. Ou seja, as pessoas que possuem lagna em touro, gêmeos, câncer, leão, libra, escorpião, capricórnio, aquário e peixes estão inclinados a se beneficiar desse trânsito.

(3) Os dṛṣṭis (olhares) que Guru lança as casas cinco, sete e nove a partir de si mesmo, ou seja, sobre os signos de touro, câncer e peixes, os quais serão agraciados com seu olhar e, portanto, tendem a ser beneficiados. Um exemplo: se Guru transita a seis do lagna, isso quer dizer que ele lançará dṛṣṭis as casas dois, dez e doze, logo, essas casas tendem a se beneficiar disso, uma vez que Guru é um benéfico natural e traz consigo oportunidades, expansão e otimismo sobre aquilo que influencia.

(3) A combinação do trânsito de Guru tanto a partir de Chandra quanto do lagna, o que faz com que esses trânsitos sejam especialmente benéficos para quem possui ambos os lagnas ocupando touro, câncer, libra, capricórnio ou peixes. No caso, Chandra pode estar em touro e o lagna em libra ou Chandra em capricórnio e o lagna em peixes, etc., qualquer variação é válida.

(4) Os trânsitos negativos, ou seja, que se dão para aqueles que possuem outros lagnas que não os anteriormente mencionados. Para esses há maiores chances de Guru trazer problemas em seu trânsito por escorpião. Além disso, se Guru for senhor das casas seis, oito ou doze a partir do lagna ou de Chandra, seu trânsito pode causar problemas àquilo que for afetado.

(5) O estudo do trânsito de Guru a partir não só de Chandra e do lagna, como também a partir de Sūrya, Maṅgala, Budha, Guru, Śukra e Śani. No caso, tal estudo pode ser feito de maneira simples por considerarmos o aṣṭakāvarga, o qual leva em conta se o trânsito será benéfico a partir de todos esses oito pontos de referência. Caso Guru detenha em seu próprio BAV (bhinnāṣṭakavārga) uma pontuação de 4 rekhās, seu trânsito será neutro, enquanto abaixo ou acima disso, ele passa a ser considerado inauspicioso ou auspicioso, respectivamente.

(6) Se há algum graha ocupando escorpião, pois Guru o influenciará. Considerando-se sua natureza benéfica, a tendência natural é que ele manifeste os bons frutos do graha afetado, ativando não só o kārakatva (significados) do graha como também os temas das casas que o graha em questão rege. Um exemplo, se Śukra (Vênus) ocupa escorpião e rege as casas quatro e nove, durante tal trânsito de Guru o indivíduo pode vir a se casar ou iniciar um relacionamento, uma vez que Śukra é kāraka desses assuntos, além disso, sendo senhor de quatro e kāraka de veículos, o indivíduo pode vir a obter um veículo nesse período, etc.

(7) Se há algum graha em touro, câncer ou peixes, pois Guru estará lançando dṛṣṭi (olhar) a esses, ativando seus temas, tanto kārakatvas quanto também regências, assim como descrevi à respeito de Śukra no ponto anterior.

(8) Se há grahas ocupando os navāṁśas de câncer, escorpião ou peixes, uma vez que os trânsitos de Guru por um determinado signo ativam os kārakatvas e regências dos grahas que o ocupam no navāṁśa e que estão também em koṇas (5 ou 9) do mesmo, nesse caso, câncer e peixes. Um exemplo: se Maṅgala rege a quatro no mapa natal e ocupa os navāṁśas de câncer, escorpião ou peixes, durante esse trânsito de Guru por escorpião o indivíduo pode vir a adquirir uma propriedade, uma vez que Maṅgala além de kāraka do assunto também rege a quatro.

(9) Se há algum vedha (obstrução) aos trânsitos auspiciosos de Guru exclusivamente à partir de Chandra. No caso, seu trânsito pela dois sofre vedha de grahas transitando a doze de Chandra; o de cinco, por grahas transitando a quatro; o de sete, por grahas transitando a três; o de nove, por grahas transitando a dez; o de onze, por grahas transitando a oito. O resultado de tais vedhas, basicamente, envolvem o cancelamento dos efeitos benéficos de tais trânsitos de Guru a partir de Chandra. No entanto, esse cancelamento dura o tempo que o graha causador do vedha permanece no vedha-sthana (a casa que a partir de Chandra que gera o vedha). Por exemplo, para aqueles que possuem Chandra em touro, Guru sofrerá vedha desde o início de seu trânsito por escorpião até 23 de março de 2019, devido ao fato de Rāhu estar transitando câncer, situado na três de Chandra em touro, o vedha-sthana do trânsito de Guru pela sete de Chandra.

(10) A mahā-antardāśa que o indivíduo viverá ao longo de todo o trânsito de Guru por escorpião, pois toda análise preditiva leva em consideração não só os trânsitos como também as daśās. Se há uma confluência positiva tanto do trânsito quanto da daśā, pode se esperar resultados benéficos em tal período, ao passo que o contrário acentuará as dificuldades.

Além desses pontos, há outros que também podem ser levados em conta, como o trânsito de Guru pelos nakṣatras tanto a partir do sistema navatāra quanto também do sarvatobhadra-chakra e outros, etc., no entanto, esse artigo se restringe a demonstrar como o trânsito de Guru por escorpião deve ser avaliado considerando-se apenas a casa ocupada por ele, seu bhinnāṣṭakāvarga e os grahas ativados pelo mesmo tanto devido ao rāśi quanto também ao navāṁśa que ocupam.

Como se pôde ver, esses elementos todos que foram mencionados aqui já dão bastante trabalho tanto para serem analisados quanto também sintetizados. Logo, se quiser realmente compreender o impacto desse trânsito sobre a sua vida, siga esse passo a passo e faça a análise por si mesmo (se achar que é capaz) ou agende uma consulta com um astrólogo de sua confiança.

oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário