domingo, 13 de novembro de 2016

Prāṇapada lagna e a retificação do horário de nascimento

Uma das melhores formas de retificar o horário de nascimento é através do prāṇapada, um dos lagnas especiais (viśeṣa lagna) que Parāśara ensina a respeito no viśeṣa-lagna-adhyāya do seu horā śāstra.

O prāṇapada é um lagna muito sensível ao horário de nascimento, pois ele muda de signo a cada seis minutos, ou seja, em uma hora e doze minutos ele percorre todo o zodíaco, sendo que ao longo de um dia ele realiza vinte desses ciclos. Devido a isso, esse é o lagna mais sensível dentre os que foram ensinados por Parāśara.

Para entendermos melhor o prāṇapada, é importante compreendermos o que significa prāṇa. Prāṇa é o ar vital, o qual absorvemos por meio da respiração e que é distribuído pelo corpo por meio dos batimentos cardíacos. Ele também pode ser considerado como sendo a força que move todos os nossos pensamentos.

O prāṇapada, portanto, é um lagna que revela onde o indivíduo está focando o seu prāṇa. Parāśara descreve os resultados do prāṇapada em cada uma das doze casas da seguinte forma:

Lagna: Fraco, doente, mudo, lunático, de um membro defeituoso, infeliz e magro.

Casa dois: Afortunado e dotado com muitos grãos, riquezas, servos e filhos.

Casa três: Cruel, arrogante, de uma fala severa, um ladrão e desrespeitoso para com os seus professores.

Casa quatro: Feliz, agradável, amado por seus amigos, devotado aos seus preceptores, frio e visará a verdade.

Casa cinco: Goza de felicidade, dado a iniciar bons atos, cheio de compaixão e possuirá tudo aquilo que deseja.

Casa seis: Sob o domínio de parentes e inimigos, afiado, de uma digestão fraca, desumano, inferior, doente, protegerá suas aquisições e possuirá uma vida curta.

Casa sete: Invejoso, luxurioso, intenso, de uma aparência feroz, difícil de derrotar e de um conhecimento deficiente.

Casa oito: Aflito com doenças, angustiado e sofrerá nas mãos do rei (governo), de seus parentes e filhos.

Casa nove: Terá filhos, possuirá riqueza e bons servos, será afortunado, agradável de se olhar e perspicaz.

Casa dez: Heróico, inteligente, talentoso, será hábil em cumprir com as ordens do rei (governo), instruído e plenamente devotado a adorar os devas.

Casa onze: Famoso, dotado de boas qualidades, inteligente, desfrutará dos prazeres, de compleição clara e devotado a sua mãe.

Casa doze: Vil, de uma natureza perversa, membros defeituosos, avesso a parentes e brāhmins (pessoas educadas e piedosas) e terá doenças oculares.

Além dessas descrições de Parāśara, Jaimini também acrescenta que o prāṇapada em áries faz do indivíduo forte, em leão, de uma aparência desagradável, em sagitário, honrado, em câncer, de uma vida curta, em virgem, de compleição rosada e em aquário confere boas maneiras mas uma natureza enganadora.

Baseando-se nessas descrições, podemos nos certificar se o horário de nascimento está correto ou não. Obviamente, apenas o prāṇapada pode ser insuficiente na retificação, mas quando combinado com outras técnicas como a de retificação dos vargas (mapas divisionais), passa a ser uma ferramenta de grande auxílio, especialmente em casos onde a dúvida em relação ao horário é de apenas alguns poucos minutos (entre cinco e quinze, aprox.).


Om tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário