terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Como determinar o guṇa predominante em uma natividade

          Os três guṇas da natureza material são rajas (paixão), sattva (bondade) e tamas (ignorância). Esses guṇas estão presentes em toda a manifestação cósmica, e em tudo que a habita, incluindo nós, seres humanos. Os guṇas são responsáveis por toda a trama dentro da natureza material, visto que toda ação advém deles e não do espírito encarnado, o ātman. No seguinte verso da gītā isso fica bastante claro:

O espírito encarnado, senhor da cidade de seu corpo, não cria atividades, nem induz as pessoas a agirem, e nem cria os frutos da ação. Tudo isto é designado pelos modos da natureza material. – 14.5 Bhagavad-gītā

Portanto, os guṇas são os verdadeiros atores dentro da natureza material, e o astrólogo pode identificar em um mapa qual guṇa predomina sobre um nativo. Para isso deve-se considerar o seguinte:

(1)  Sol, Lua e Júpiter são sattva guṇa.
(2)  Vênus e Mercúrio são rajas guṇa.
(3)  Marte, Saturno, Rāhu e Ketu são tamas guna.

Com base nisso deve-se observar quais planetas predominam em força, assim como observar as relações dos planetas com o ascendente e o senhor do ascendente, pois tudo isso influenciará no guṇa predominante. Parāśara, no capítulo 77 determina quatro grupos baseado nos guṇas:

(1)  Uttama (brāmana), o superior que tem predominância de sattva.
(2)  Madhyama (kṣatriya), o mediano que tem predominância de rajas.
(3)  Adhama (śūdrā), o baixo que tem predominância de tamas.
(4)  Udāsīna (vaisya), o misto.

A descrição dada a esses é:

Os atributos naturais das pessoas uttama (sattva guṇa) são o controle sobre os órgãos de percepção e a mente, simplicidade, veracidade, paciência e satisfação.

Valor, esplendor, paciência, inteligência, não recuar diante da guerra e proteger  os  homens  santos são  os  atributos naturais  do  madhyama  (raja guṇa).

Ganância,  falsidade,  estupidez, preguiça  e  estar  sujeito a  servir  a outros são os atributos inatos daqueles que pertencem a classe adhama (tamas guṇa).

Engajamento na agricultura e nos negócios, proteção ao gado e falar ambas verdades e mentiras são as características inatas dos que pertencem a classe udāsīna (guṇa mista). – ślokas 5 a 8 do capítulo 77

Na minha prática tenho percebido que definir o guṇa predominante de uma natividade ajuda a definir que tipo de profissão a pessoa pode vir a se engajar, visto que os guṇas geram os varṇas (classes sociais) de brāhmana, kṣatriya, vaiṣya e śūdrā, cada um com suas qualificações profissionais específicas. Tal estudo deve ser feito se valendo do mapa natal.


Acima temos o mapa de Śrīla Bhakti Rakṣak Śrīdhara Mahārāja. Júpiter encontra-se exaltado no lagna como regente de nove e a Lua situa-se domiciliada conjunto a Júpiter como regente do ascendente. Saturno olha Lua e Júpiter, porém sua exaltação não lhe conferiu uma influência tamásica, mas apenas determinou seu firme estabelecimento como um acharya (mestre que ensina pelo exemplo), pois nesse caso também podemos definir as dignidades em termos de guṇas, sendo a exaltação de uma influência mais sattvica e a debilitação, tamásica, etc. Portanto, com base na força de Lua e Júpiter, dois planetas sattva a influenciar o  ascendente e seu senhor, além do aspecto de um Saturno exaltado, Śrīdhara Mahārāja demonstra as qualificações e sintomas de um uttama, conforme descritos por Parāśara Muni. Dessa forma se deve proceder quanto a determinação dos guṇas em uma natividade.


Hari Om Tat Sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário