Os
três guṇas da natureza material são rajas (paixão), sattva (bondade) e tamas
(ignorância). Esses guṇas estão presentes em toda a manifestação cósmica, e em
tudo que a habita, incluindo nós, seres humanos. Os guṇas são responsáveis por
toda a trama dentro da natureza material, visto que toda ação advém deles e não
do espírito encarnado, o ātman. No seguinte verso da gītā isso fica bastante
claro:
O espírito encarnado, senhor da cidade de seu
corpo, não cria atividades, nem induz as pessoas a agirem, e nem cria os frutos
da ação. Tudo isto é designado pelos modos da natureza material. – 14.5
Bhagavad-gītā
Portanto, os guṇas são os verdadeiros atores
dentro da natureza material, e o astrólogo pode identificar em um mapa qual guṇa
predomina sobre um nativo. Para isso deve-se considerar o seguinte:
(1) Sol,
Lua e Júpiter são sattva guṇa.
(2) Vênus
e Mercúrio são rajas guṇa.
(3) Marte,
Saturno, Rāhu e Ketu são tamas guna.
Com
base nisso deve-se observar quais planetas predominam em força, assim como
observar as relações dos planetas com o ascendente e o senhor do ascendente,
pois tudo isso influenciará no guṇa predominante. Parāśara, no capítulo 77
determina quatro grupos baseado nos guṇas:
(1) Uttama
(brāmana), o superior que tem predominância de sattva.
(2) Madhyama
(kṣatriya), o mediano que tem predominância de rajas.
(3) Adhama
(śūdrā), o baixo que tem predominância de tamas.
(4) Udāsīna
(vaisya), o misto.
A
descrição dada a esses é:
Os
atributos naturais das pessoas uttama (sattva guṇa) são o controle sobre os
órgãos de percepção e a mente, simplicidade, veracidade, paciência e satisfação.
Valor,
esplendor, paciência, inteligência, não recuar diante da guerra e proteger os
homens santos são os
atributos naturais do madhyama
(raja guṇa).
Ganância, falsidade,
estupidez, preguiça e estar
sujeito a servir a outros são os atributos inatos daqueles que
pertencem a classe adhama (tamas guṇa).
Engajamento
na agricultura e nos negócios, proteção ao gado e falar ambas verdades e
mentiras são as características inatas dos que pertencem a classe udāsīna (guṇa
mista). – ślokas 5 a 8 do capítulo 77
Na
minha prática tenho percebido que definir o guṇa predominante de uma natividade
ajuda a definir que tipo de profissão a pessoa pode vir a se engajar, visto que
os guṇas geram os varṇas (classes sociais) de brāhmana, kṣatriya, vaiṣya e
śūdrā, cada um com suas qualificações profissionais específicas. Tal estudo
deve ser feito se valendo do mapa natal.
Acima temos o mapa de Śrīla Bhakti Rakṣak Śrīdhara Mahārāja. Júpiter encontra-se
exaltado no lagna como regente de nove e a Lua situa-se domiciliada conjunto a
Júpiter como regente do ascendente. Saturno olha Lua e Júpiter, porém sua exaltação
não lhe conferiu uma influência tamásica, mas apenas determinou seu firme estabelecimento
como um acharya (mestre que ensina pelo exemplo), pois nesse caso também podemos
definir as dignidades em termos de guṇas, sendo a exaltação de uma influência
mais sattvica e a debilitação, tamásica, etc. Portanto, com base na força de
Lua e Júpiter, dois planetas sattva a influenciar o ascendente e seu senhor, além do aspecto de
um Saturno exaltado, Śrīdhara Mahārāja demonstra as qualificações e sintomas de
um uttama, conforme descritos por Parāśara Muni. Dessa forma se deve proceder
quanto a determinação dos guṇas em uma natividade.
Hari
Om Tat Sat
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