segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Kartari yoga e a sua importância na predição

           No Jyotiṣa existe o conceito de kartari, onde kartari significa tesoura e é um yoga que ocorre quando uma casa ou planeta é cercado por outros planetas, ou seja eles devem ocupar as casas dois e doze a partir do ponto em questão.

Há dois tipos de kartaris:

     (1)  Śubha, que se dá quando formado por benéficos.

     (2)  Pāpa, que se dá quando formado por maléficos.

            Śubha kartari yoga traz prosperidade para o ponto em questão, e pāpa kartari yoga traz prejuízos. Para exemplificar como esse conceito é importante e decisivo em uma interpretação, vou dar o exemplo aqui do mapa de um rapaz que recentemente me perguntou se iria conseguir fixar-se em seu trabalho quando acabasse o período de teste pelo qual estava passando na empresa. Ele teria sua resposta após o dia 30 de novembro e me indagou por volta do meio de novembro. No caso, ele estava temeroso de que fosse perder o emprego, visto que alguns superiores estavam insatisfeitos com ele.

O mapa está logo abaixo: 


Minhas observações no dia foram:

(1)  Sol e Marte estão conjuntos na dois da fala e recebem olhar de Saturno, regente de nove e dez debilitado na doze. Tanto Saturno quanto Marte aspectam a nona, o que aponta atrito com os superiores e o consequente risco de perder o emprego. Marte estar combusto faz com que ele tente ocultar sua irritação.

(2)  O daśā que ele vivia no momento era de Rāhu-Sol (03.2014 – 02.2015) pelo viṁśottari. Rāhu ocupa um ângulo a partir do lagna e a onze a partir da Lua, portanto esse é um momento em que ele desfrutaria de oportunidades em sua própria cidade de nascimento. O Sol ocupa a onze de Rāhu, o que favorece aquisição de ganhos, porém o Sol também ativa a promessa indicada no ponto (1). Contando agora o jīva do daśāde Rāhu até o Sol temos onze casas, repetindo a contagem teremos áries, a décima segunda onde está Saturno regente de dez debilitado! Isso é grave e pode indicar demissão no período!

(3)  Aplicando agora o conceito de kartari vemos que tanto o Sol quanto Saturno estão cercados por planetas benéficos. Por conta disso, eu previ que ele não perderia o emprego, e que o período de teste seria concluído com sucesso, pois essas combinações maléficas não dariam o resultado que ele estava temendo.

Essa predição se provou verdadeira e ele continua trabalhando na empresa, felizmente. Portanto, devemos estar atentos aos kartaris, pois se ignoramos o ponto (3), as indicações do período seriam de demissão. Porém, os males que ele temia não vieram a se concretizar, e isso pode ser confirmado pelo seguinte śloka do Bṛhat Parāśara Horā Śāstra, que expõem a importância dos kartaris:

No caso de maléficos estarem posicionados entre benéficos, e benéficos ocuparem kendras (4-7-10) ou trikoṇas (1-5-9), tal combinação destruirá os males em breve e a casa em questão (ocupada pelos maléficos) não conferirá maus efeitos. – śloka 9, cp. 12


Hari Om Tat Sat

2 comentários: