sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Yogakārakas, os planetas auspiciosos

Yogakāraka é um termo que define os planetas que cooperam uns com os outros para conduzir a pessoa ao sucesso financeiro, aquisição de status, confortos e reconhecimento devido ao seu caráter. Parāśara define o yogakāraka[1] da seguinte forma:

(1)  Um planeta que rege kendra (1, 4, 7 ou 10) relacionado a outro que rege koṇa (5 ou 9).

(2)  No caso dos ascendentes touro, câncer, leão, libra, capricórnio e aquário, Saturno, Marte, Marte, Saturno, Vênus e Vênus são respectivamente yogakārakas naturais devido a serem regentes simultâneos de kendras e koṇas.

(3)  Quando um planeta rege simultaneamente, além da casa auspiciosa (1, 4, 5, 7, 9, 10) uma casa maléfica (3, 6, 8, 11), sua união com um regente de kendra ou koṇa não produzirá os efeitos de um yogakāraka, exceto se o outro regente for um yogakāraka natural como citado acima (2), nesse caso o infortúnio do outro Graha não predominará sobre ele de acordo com o Laghu Parāśarī.

Outra definição de Parāśara para um yogakāraka é:

(4)  Se dois planetas ocupam signo amigo, domicílio (svakera), mūlatrikoa ou exaltação (uccha), e ambos se encontram angulares (1, 4, 7, 10) em relação um ao outro, independente de ocuparem ou não kendras.

(5)  Desses planetas citados acima, o que ocupar a décima a partir dos demais é definido como o kāraka principal.  


Vejamos abaixo um exemplo:

J.R.R. Tolkien


        O escritor J.R.R. Tolkien foi apontado como comandante da ordem do império britânico pela rainha Elizabeth II em 28 de março de 1972[2]. Em seu mapa vemos que Marte é um yogakāraka natural, visto seu ascendente ser leão. Esse Marte ocupa a terceira dos conflitos, coragem e recebe o olhar de Júpiter, regente de 5 (auspiciosa) e 8 (inauspiciosa), porém como Marte é um planeta auspicioso o aspecto de Júpiter como regente de 8 não nega os resultados do yogakāraka. Em 28 de março de 1972 Tolkien vivia o chara daśā de libra, exatamente onde está Marte, ativando assim os resultados do yogakāraka.

Além de Marte, Tolkien também conta com Saturno como um yogakāraka, visto esse se encontrar angular em relação ao Sol, ambos ocupando signos amigos. Durante o viśottarī daśā de Saturno Tolkien desfrutou de comodidades, conquistas e pouco a pouco foi ganhando nome como escritor.


Rādhē Śyāmā


[1] Cp. 34 e 36 do BPHS
[2] http://en.wikipedia.org/wiki/J._R._R._Tolkien

Um comentário: