terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Trânsitos de dezembro de 2019

Em dezembro, ocorrem os seguintes trânsitos:

04.12 Mercúrio ingressa escorpião.
11.12 ocorre um apasavya-graha-yuddha entre Vênus e Saturno à 24º de sagitário, com Vênus sendo o vencedor.
15.12 Vênus ingressa capricórnio.
16.12 dhanu-saṁkrānti (Sol ingressa sagitário).
25.12 Mercúrio ingressa sagitário e Marte ingressa escorpião.
26.12 ocorre um eclipse solar anular à 10º de sagitário.
27.12 ocorre uma conjunção entre Sol e Júpiter à 11º de sagitário.

Algumas das minhas inferências sobre essas configurações são:

(1) O signo de sagitário segue bastante ativo ao longo do mês, com Júpiter, Saturno, Vênus e Ketu o ocupando, sendo que Vênus sai de sagitário no dia 15, mas já no dia seguinte temos o ingresso do Sol no signo, e no dia 25 Mercúrio é que ingressa sagitário. No dia 26 teremos um eclipse solar anular também em sagitário, seguido no dia 27 de uma conjunção exata entre o Sol e Júpiter.

O que se deve notar, nesse caso, é o que sagitário representa no seu próprio mapa. Pois sem dúvida esses temas serão ativados, especialmente se estiver vivendo o período de algum dos grahas que estarão transitando o signo. Desses, Júpiter é naturalmente o mais importante, por ser o senhor do signo e, portanto, o dispositor de todos os demais que o transitam. Inclusive, como Júpiter fica combusto em boa parte do mês, note como isso afetará de forma negativa os temas a que ele se relaciona em seu mapa natal, especialmente porque isso se somará as conjunções com Saturno e Ketu, dois maléficos.

Um exemplo ilustrativo, envolvendo alguém cujo ascendente é touro, seria o de um problema envolvendo a família da esposa, os recursos dela ou mesmo uma doença se desenvolvendo ao longo desse período, afinal a configuração se daria no oitavo signo com uma confluência maléfica reforçada ainda pelo eclipse solar e a combustão do senhor do oitavo signo. Porém, esse também pode ser um indicativo de heranças ou obtenção de outros benefícios envolvendo recursos de outras pessoas, o que só pode ser definido a partir das próprias especificidades do mapa, obviamente.

Outro exemplo seria o de alguém cujo ascendente é áries, com a configuração se dando no nono signo. Nesse caso, algum tipo de problema envolvendo o relacionamento do indivíduo com seus professores ou mesmo um problema para um de seus professores ou a uma pessoa mais velha de sua família pode se dar. Talvez, inclusive, nem seja o caso de algo negativo ser ativado, mas sim algo positivo em meio a circunstâncias mais árduas ou agitadas, uma vez que nem sempre a ativação de um tema carrega consigo uma temática negativa simplesmente por envolver os maléficos. Isso se dá porque a condição dos planetas no mapa natal modifica os efeitos desses em seus trânsitos, isso para não falar também de como suas regências modificam o impacto que geram em um trânsito, ou como a própria daśā vigente é importante, uma vez que prioriza certas coisas.

(2) Em relação ao eclipse solar anular que se dará no dia 27, ele só será visível na Ásia e na Austrália, logo, em termos de medini-jyotiṣa (astrologia mundial), o impacto significativo se dará nessas regiões. Como Júpiter estará a 11º, enquanto os luminares estarão a 10º, e Saturno no 24º, a expectativa geral é de que esse eclipse traga mais benefícios.

A literatura clássica pontua que quando Júpiter domina um eclipse, há paz, prosperidade, fertilidade, felicidade e abundância no país. A justiça pode se tornar mais eficaz, os governantes mais generosos, o clima mais agradável e propício para a agricultura e, além disso, a população pode vir a se desenvolver mais em número.

Por outro lado, como o eclipse envolve um signo de fogo e Júpiter estará combusto, ainda que digno, isso pode apontar para a morte de pessoas eminentes na região. Essas podem ser ligadas ou ao meio político e a nobreza, ou mesmo ao meio intelectual e religioso. 

A nível de astrologia natal (jātaka), como esse eclipse envolve Ketu, diferente dos que ocorrem com Rāhu, ele pode conduzir a libertação de algo que já perdeu o seu sentido. Portanto, pode vir acompanhado de perdas ou renúncias em relação a coisas que se tornaram obsoletas, e que nesse caso guardam relação com os temas de Júpiter no mapa ou do ponto afetado, incluindo a casa onde se dá. Uma vez que envolve uma lunação de fase nova, só que mais enfática, devido ao eclipse, isso pode representar o início de algo ligado aos temas de Júpiter e da casa onde o eclipse se dá.

Partindo de regras básicas do jyotiṣa, mas mais generalistas, o eclipse em questão tende a ser mais positivo para aqueles que possuem o ascendente em aquário, câncer e libra. Seus efeitos tendem a ser sentidos dentro dos seis meses seguintes, embora não haja consenso quanto ao tempo de duração dos efeitos de um eclipse, mas apenas várias teorias.

(3) Marte ingressará escorpião no dia 25, o que lhe dará força para manifestar seus significados (dinamicidade, agressão, combatividade e coragem). Inclusive, como segue oriental ao Sol, isso lhe torna ainda mais efetivo e poderoso. Portanto, note em que casa ele estará em seu mapa e se ativará alguma configuração natal. Obviamente, esse trânsito de Marte será mais relevante para aqueles que vivem o seu período, ou o período do graha que ele afeta com o seu trânsito, ou que o tem como senhor do ano em um varṣa-praveśa (ingresso anual – revolução solar).

Tal trânsito tende a ser mais positivo e construtivo para aqueles cujo ascendente é gêmeos, virgem, capricórnio e aquário, enquanto os demais podem acabar experimentando os frutos mais negativos, mas menos acentuados talvez pelo fato de Marte deter dignidade e reforçar os temas de sua regência.

Marte permanecerá em escorpião até o dia 7 de fevereiro, ou seja, por pouco mais de um mês.

(4) Em relação ao contexto das eletivas, observando apenas as combinações de vāra (dia da semana), tithī (dia lunar) e nakṣatra¸ denominados vāra-tithī-nakṣatra yogas, os dias impróprios para iniciar atividades benéficas[1] seriam os dias 3, 7, 8, 12, 14, 25, 28 e 29, além dos dias 22-26, que correspondem a fase mais escura e fraca do ciclo lunar (kṛṣṇa-ekādaśī à śukla-pratipada), com os dias 24-25, kṛṣṇa-chaturdaśī amāvāsya, sendo os mais negativos. Como o eclipse ainda se dá no dia 26, isso só agrava o malefício desses dias, pois numa faixa de 3 dias antes e depois de um eclipse deve-se evitar iniciar qualquer atividade benéfica, que vise expansão e durabilidade. Logo, 23-29 é um período impróprio para eleger bons muhūrtas.

Para a escolha de um bom muhūrta também é recomendável que se consulte a posição da Lua no dia e os aspectos que essa forma com outros grahas para se saber se o dia em questão será bom ou não. Evite configurações tensas envolvendo a Lua, como por exemplo a conjunção dela a Saturno e Ketu, que se dá entre os dias 26-27, dias já apontados anteriormente como críticos, inclusive.

Em casos onde não se pode evitar o início de uma atividade benéfica em um dia negativo, uma das melhores opções é escolher um horário no qual Júpiter ocupa a cinco ou a nove do lagna do momento, pois esse é um bhanga (fator que nulifica males) para configurações negativas em um muhūrta.
* * *

Uma observação importante é de que as predições acima estão baseadas no zodíaco sideral (
nirāyaṇa), particularmente no Lahiri ayanāṁśa e, uma vez que são predições gerais e mais ilustrativas, devem ser encaradas com cautela. Deve-se também notar que essa leitura não é como a dos horóscopos modernos e visa apenas dar uma ideia de quais trânsitos devem ser observados no mês, seja a nível de jātaka (astrologia natal), muhūrta (eletiva) ou medini (mundial).

Inclusive, as nuances de muhūrta, em especial, só podem ser compreendidas por um estudo mais detalhado e profundo. Se tem dúvidas sobre se um dia é ideal para um determinado tipo de atividade, consulte-se com alguém de sua confiança, especialmente se o dia em que planeja iniciar uma atividade foi assinalado aqui como um dia impróprio para atividades benéficas em geral.

oṁ tat sat  




[1] Casamentos, celebrações, atividade sexual visando engravidar, início de empreendimentos, compra de imóveis, viagens, etc. Geralmente, os dias que não são bons para atividades como essas, são bons para atividades desagradáveis ou que envolvem libertar-se de coisas obsoletas ou negativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário