sábado, 2 de novembro de 2019

Trânsitos de novembro de 2019

Neste mês de novembro, os ingressos e trânsitos que chamam a atenção são os seguintes:

04.11 Júpiter ingressa sagitário.
07.11 Mercúrio ingressa libra, retrógrado.
10.11 Marte ingressa libra.
16.11 vṛśchika-saṁkrānti (Sol ingressa escorpião).
20.11 a retrogradação de Mercúrio cessa à 20º de libra e Vênus ingressa sagitário.

Disso, noto o seguinte:

(1) Logo no início do mês, Júpiter ingressa sagitário, seu próprio signo, onde permanecerá até março de 2020, para então retrogradar de capricórnio à sagitário em 29 de junho, onde permanecerá até 20 de novembro, data em que deixa definitivamente o signo de sagitário.

Como esse é o trânsito de um graha lento, ele é muito relevante para a realização de predições. No caso, indivíduos cujo ascendente é áries, gêmeos, leão, virgem, escorpião, sagitário, aquário e peixes tendem a ser especialmente beneficiados por esse trânsito, enquanto os demais (touro, câncer, libra e capricórnio) terão Júpiter transitando a três, seis, oito ou doze do lagna, o que torna esse um trânsito potencialmente negativo.

Quando Júpiter efetiva um trânsito positivo, isso assegura oportunidades, saúde, conforto, felicidade, novas aquisições, progresso na carreira, nos estudos e viagens. Em contrapartida, os seus trânsitos negativos são potencialmente capazes de trazer medo, preocupação, problemas de saúde, perda de status, muitas despesas, desânimo, falta de oportunidade, obstruções nos estudos, desarmonia no lar, etc. Desses trânsitos, o de Júpiter pela três tem um potencial especial de desgastar a saúde, desde que outros fatores, como a daśā vigente e os demais trânsitos, corroborem isso.

Os nakṣatras que Júpiter irá transitar, assim como o nakṣatra anterior e posterior ao de sua posição, serão beneficiados, assim como os koṇas desses. Logo, mūla-āśviṇī-maghā serão os primeiros a serem beneficiados, em seguida temos p. āśāḍha-bhāraṇī-p. phalguṇī sendo beneficiados e, por fim, u. āśāḍha-kṛttikā-u. phalguṇī.

Entre março e julho, como Júpiter passa pelo início de capricórnio, os nakṣatras śravaṇa-rohiṇī-hastā também serão beneficiados. Logo, se há algum graha em um desses nakṣatras, esse será ativado e, com isso, suas promessas natais. Não citei aqui os nakṣatras opostos aos da posição de Júpiter, mas também deve-se considerar que esses serão ativados. No caso, eles são: mṛgaśīra, ārdrā, punarvasu e puṣyā, os quais serão ativados exatamente nessa ordem, sendo que depois Júpiter retorna para sagitário e, passa então a influenciar novamente u. āśāḍha (e seus koṇas) e, por oposição, punarvasu.

Informações mais detalhadas sobre os efeitos do trânsito de Júpiter podem ser obtidas consultando o aṣṭakāvarga, o qual pode inverter os resultados aparentemente positivos ou negativos, uma vez que trata-se de uma ferramenta mais completa de análise do que a que leva em consideração os trânsitos a partir do ascendente ou da Lua.

Nos meses seguintes, vou acompanhar cada contato que Júpiter vier a efetivar com outros grahas, tais como Ketu e Saturno, com quem se encontrará em sagitário, além de outras conjunções e olhares que vier a formar. Portanto, basta acompanhar os posts para permanecer atualizado.

(2) Mercúrio segue retrógrado até o dia 20.11, quando então retoma o movimento direto nos 20º de libra. Portanto, até lá não é muito bom assinar contratos e efetivar negociações. O ideal é que tal período seja utilizado para reavaliar o que quer que seja indicado pela casa e/ou graha tocado por Mercúrio durante tal trânsito, para só então, quando esse retomar o movimento direto, tomar alguma atitude a respeito. Também é possível que logo durante a retrogradação certas atitudes sejam tomadas em relação aos temas afetados. Tais atitudes muito provavelmente envolverão algum tipo de reavaliação e, podem inclusive ser equivocadas.

(3) Marte ingressa libra no dia 10 desse mês, o que perdura até 25 de dezembro, logo, até lá os temas da casa e/ou graha afetado por Marte estarão recebendo uma carga extra de energia e dinamismo, mas também de agressividade e impulsividade. Por exemplo, indivíduos com ascendente em câncer podem acabar viajando mais durante esse período, mas também correm riscos de se acidentar ou enfrentar problemas com veículos. Outra possibilidade seria o indivíduo estar dedicado a construção ou aquisição de uma propriedade ou veículo, enquanto ao mesmo tempo vivencia problemas a nível familiar, como brigas, etc.

(4) Uma vez que Vênus ingressa sagitário no dia 20, sendo que Júpiter já estará no signo, isso ajudará a amenizar as influências maléficas de Saturno e Ketu sobre sagitário. Inclusive, certos bons resultados podem emergir do que sagitário estiver representando no mapa, assim como dos grahas que estiverem o ocupando no mapa natal.

(5) Em relação ao contexto das eletivas, observando apenas as combinações de vāra (dia da semana), tithī (dia lunar) e nakṣatra¸ denominados vāra-tithī-nakṣatra yogas, os dias impróprios para iniciar atividades benéficas[1] seriam os dias 2, 3, 5, 6, 9, 10 e 14, além dos dias 22-27, que correspondem a fase mais escura e fraca do ciclo lunar (kṛṣṇa-ekādaśī à śukla-pratipada), com os dias 25-26, kṛṣṇa-chaturdaśī e amāvāsya, sendo os mais negativos. Obviamente, essa é uma observação mais generalista da natureza dos dias e sua influência sobre as eleições de momentos auspiciosos, logo estou ignorando por completo outras configurações que não sejam as de vāratithī e nakṣatra

Para a escolha de um bom muhūrta também é recomendável que se consulte a posição da Lua no dia e os aspectos que essa forma com outros grahas para se saber se o dia em questão será bom ou não. Evite configurações tensas envolvendo a Lua, como por exemplo a oposição dela a Saturno e Ketu, somado a sua conjunção a Rahu, entre os dias 15-18. Dê preferência a momentos em que a Lua se aplica a benéficos, tal como se dá nos dias 10-11 e 19-20.

Em casos onde não se pode evitar o início de uma atividade benéfica em um dia negativo, uma das melhores opções é escolher um horário no qual Júpiter ocupa a cinco ou a nove do lagna do momento, pois esse é um bhanga (fator que nulifica males) para configurações negativas em um muhūrta.

* * *

Uma observação importante é de que as predições acima estão baseadas no zodíaco sideral (
nirāyaṇa), particularmente no Lahiri ayanāṁśa e, uma vez que são predições gerais e mais ilustrativas, devem ser encaradas com cautela. Deve-se também notar que essa leitura não é como a dos horóscopos modernos e visa apenas dar uma ideia de quais trânsitos devem ser observados no mês, seja a nível de jātaka (astrologia natal), muhūrta (eletiva) ou medini (mundial).

Inclusive, as nuances de muhūrta, em especial, só podem ser compreendidas por um estudo mais detalhado e profundo. Se tem dúvidas sobre se um dia é ideal para um determinado tipo de atividade, consulte-se com alguém de sua confiança, especialmente se o dia em que planeja iniciar uma atividade foi assinalado aqui como um dia impróprio para atividades benéficas em geral.

oṁ tat sat 



[1] Casamentos, celebrações, atividade sexual visando engravidar, início de empreendimentos, compra de imóveis, viagens, etc. Geralmente, os dias que não são bons para atividades como essas, são bons para atividades desagradáveis ou que envolvem libertar-se de coisas obsoletas ou negativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário