sábado, 30 de março de 2019

Sūrya (Sol) nas doze casas

Resultado de imagem para sunDentre os grahas, Sūrya é o rei. Assim, ele representa todo tipo de poder centralizador ou básico, como a ossatura em relação ao corpo, o ātman em relação ao ser, o governante em relação a um país, etc. Toda forma de princípio está relacionado a Sūrya, que é de onde todas as coisas se desenvolvem e na qual elas se sustentam, o que inclui, por exemplo, a própria percepção do princípio espiritual unifi­cador que liga todas as coisas e que é o objetivo último de toda busca espiritual.

Como só pode ser visto durante o dia, Sūrya representa a vida pública, o princípio masculino original, ativo e criador. Trata-se do único graha que realmente detém luz, enquanto os demais apenas refletem a sua luz, o que o relaciona diretamente à sustentação da vida e a própria consciência, assim como também ao carisma e ao brilho pessoal de um indivíduo.

Sūrya é considerado forte quando:
(1.1) Ocupa áries, leão ou signos amigos, seja no rāśi, drekkāṇa, navāṁśa, saptāṁśa, dvādaśāṁśa ou triṁśaṁśa. Quanto maior o número de divisões ideais ocupadas por Sūrya, melhor.
(1.2) Está sob a influência de saumya grahas (Guru, Śukra, Budha ou Chandra) ou cercado por esses.
(1.3) Em uma situação onde o seu dispositor, tanto do rāśi quanto do navāṁśa, detém força.
(1.4) O nascimento se dá no seu dia ou durante a sua hora, assim como quando o nascimento é diurno, particularmente próximo ao meio dia.
(1.5) Seu ṣaḍ-bala é superior a 390 virūpas.

Além disso, Sūrya outorga bons resultados quando ocupa o lagna, a três, seis, dez e onze. Em cinco e nove seus resultados também podem ser positivos, desde que outros fatores cooperem para isso. Abaixo descrevo os resultados de Sūrya nas doze casas:

Sūrya (Sol) no lagna (ascendente)
Quando Sūrya ocupa o lagna, o indivíduo está inclinado a sofrer com doenças oculares, acidez estomacal e outros desequilíbrios de pitta, embora goze de vigor. Sua testa geralmente é alta, o cabelo fino e no caso dos homens, há a tendência a calvície precoce. Em termos de constituição física, esse posicionamento aponta um corpo alto, quadrado e que será do magro para o forte.

Em termos de qualidades, Sūrya nessa casa outorga sabedoria, uma fala comedida, boa conduta, poder, valentia, capacidade de liderança, moralidade, senso de justiça, franqueza, popularidade, autoconfiança, expressividade e um temperamento otimista. Isso é especialmente verdadeiro quando Sūrya detém força e está sob boas influências, cercados por grahas benéficos, etc.

Dos defeitos, Sūrya na um aponta para orgulho, crueldade, temperamento irritadiço, arrogância, vaidade, inveja, autoritarismo, hedonismo, natureza extrema, teimosa e impaciente, o que se acentua quando Sūrya sofre algum tipo de aflição, está fraco, etc.

Esse posicionamento geralmente também distancia o indivíduo de sua terra natal e pode indicar, ao longo da vida, várias mudanças de residência, cidade ou até mesmo país. Suas finanças tendem a ser flutuantes e a vida familiar, marcada por dificuldades e pesados encargos. Não raro tais indivíduos assumem cargos de poder ou são beneficiados por autoridades.

Sūrya (Sol) na dois
Na dois, Sūrya gera problemas dentários, doenças da boca e da face. O indivíduo também está propenso a sofrer punições do governo que o levarão a ter perdas financeiras. Isso, é claro, quando há aflições ou Sūrya se encontra enfraquecido.

Por sinal, em tais más condições, Sūrya também afeta a fala, gerando gagueira ou algum outro tipo de problema. Além disso, traz instabilidade financeira, gera perdas, roubos, nega educação, modéstia, harmonia familiar e também conjugal. O indivíduo ainda se mostra cruel, ingrato, teimoso, rabugento, descrente, envolvido em um círculo de más amizades, é dado a lucrar por meios questionáveis, não tem moradia fixa, é sexualmente insatisfeito e se expressa de forma ríspida e desagradável.

Em boas condições, Sūrya na dois outorga riqueza por meios honestos, aponta favores do governo, bom nome, fama, eloquência, uma natureza independente e esforçada, habilidade com retórica e uma oratória impactante, que transmite autoridade. O indivíduo também goza de uma família ampla, conquista uma boa educação, faz uso diligente e generoso de seus recursos e é bem quisto pelas pessoas em geral.

No que se refere ao seu pai, esse pode ser abastado e muito educado quando Sūrya está forte e sob boas influências. Fraco, indicará o contrário, além de ser um dos sinais a apontarem uma vida curta para o mesmo.

Sūrya (Sol) na três
Com Sūrya na terceira casa, o indivíduo pode vir a sofrer com algum problema auditivo, assim como também com dores nos ombros, braços ou mãos. Porém, será vigoroso e resistente se Sūrya estiver detendo força, do contrário, se mostrará frágil e sua vitalidade será baixa.

Nos clássicos se diz que o indivíduo não terá irmãos ou se tiver, serão poucos e a relação com esses se mostrará difícil. A situação geral da três, seu regente e Maṅgala (Marte), nesse caso, é o que realmente vai definir se haverão ou não irmãos e se esses serão poucos ou numerosos.

Como os krūra-grahas (maléficos) se dão bem em casas upachaya (3, 6, 10 e 11), Sūrya aponta para um indivíduo valente, de boa reputação, que alcançará riqueza, felicidade e uma vida agradável. Além disso, tal posicionamento outorga força física, impacto pessoal, habilidade intelectual, instrução, destreza, boa aparência, vitória sobre inimigos, eloquência, determinação, astúcia, uma natureza paciente, nobreza, a capacidade de perdoar e um interesse por atos piedosos, austeridades, práticas religiosas, estudo escritural e audição de sermões.

Em uma má situação, Sūrya na três, além de gerar as dificuldades de saúde e prejudicar o tema irmãos, como descrito mais acima, também fará o indivíduo vil, inamistoso com seus familiares, violento, incapaz de ouvir os demais, dado a tagarelar coisas desagradáveis, criar intrigas e gerar desentendimentos entre os demais.

Outro ponto notável sobre Sūrya nessa casa é de que pode apontar para uma singular habilidade artística, o interesse pela literatura, atividades que envolvam habilidade manual, capacidade inventiva ou comunicativa.

Sūrya (Sol) na quatro
Na quatro, Sūrya predispõem a uma constituição pitta e a doenças cardíacas. Além disso, pode apontar acidentes envolvendo veículos, isso quando há aflições adicionais a quatro, seu regente e a Śukra, especialmente.

Forte, Sūrya na quatro outorgará cargos elevados, fará do indivíduo respeitado, introspectivo, patriota, recluso, detentor de excelentes veículos, propriedades e terras, além de apontar para o seu envolvimento em assuntos políticos, assim como também em estudos filosóficos e esotéricos. Porém, em geral, o posicionamento de Sūrya na quatro tende a ser negativo em termos de vivências familiares e emocionais, podendo, inclusive, representar incontáveis mudanças de residência, estadia no exterior, dificuldades de convivência com a mãe, desarmonia doméstica e inquietude emocional.

Em situações mais adversas, Sūrya na quatro apontará acentuado egoísmo, um coração duro, natureza soturna e questionável, infelicidade, ingratidão, rancor, instabilidade econômica, dependência dos outros no que se refere a moradia e locomoção, interesse em conflitos e discórdia, ausência de amigos e do contato com parentes, perturbação mental, sujeição a um governante ou empregador cruel, o gosto por causar ou ver o sofrimento dos demais, incontáveis mudanças de residência, o confisco de seus bens pelo governo, a perda da herança paterna, o apreço por relações ilícitas com o sexo oposto, o insucesso em casos litigiosos e a insatisfação dos familiares para com o indivíduo.

Como todos os krūra-grahas (maléficos), Sūrya não se dá bem na quatro, exceto quando detém força, está sob boas influências e com o seu senhor bem colocado no mapa. Inclusive, a quatro corresponde ao local onde Sūrya detém dig-bala (força direcional) mínimo, pois o nascimento de algum com esse posicionamento se dá justamente próximo da meia noite.

Sūrya (Sol) na cinco
O indivíduo que nasce com Sūrya na cinco está propenso a sofrer de doenças estomacais, cardíacas, problemas de fígado, vesícula e desequilíbrios de pitta em geral. Inclusive, no que se refere ao porte, tende a corpulência.

Bem posicionado, sob boas influências, Sūrya na cinco fará do indivíduo alguém sábio, brilhante, devotado a religião, corajoso, despreocupado, carismático, satisfeito tal qual um sādhu, entusiasmado, autoconfiante, expressivo, generoso, de presença marcante, afeito a solidão e influente, em virtude de seu vasto conhecimento. Além disso, de acordo com os śāstras, o indivíduo apreciará vagar por montanhas e florestas, mostrando-se afeito a uma vida de contemplação e indagação espiritual/filosófica.

No que se refere aos filhos, Sūrya na cinco nega, destrói ou limita o número desses. Sob influências severas e enfraquecido, aponta para abortos e outras infelicidades em relação ao tema. Já em uma situação onde Sūrya detém força e está sob boas influências, a indicação é de que não só haverá filhos como esses terão vida longa e prosperidade. A relação com esses, no entanto, pode ser marcada por diferenças pessoais e certo distanciamento.

Sūrya também pode afetar de maneira negativa outros temas, caso esteja aflito e fraco. No caso, em tais condições, o indivíduo se verá privado de riqueza, perderá seu pai cedo ou não terá contato com o mesmo, terá sua vida encurtada, se mostrará fisicamente fraco e sujeito a alguma doença ou infortúnio severo, terá uma infância infeliz, viverá na casa de outras pessoas, será impaciente, dado a realizar atos vis, de um coração duro, desprovido de afeto, preso a vícios e de uma soberba que o sujeitará a muitas adversidades e riscos desnecessários.

Sūrya na seis
Na seis, Sūrya gera acentuada acidez estomacal, problemas envolvendo os olhos, ossatura, dores nas pernas, na lombar, predispõem a acidentes, vícios e a ataques de inimigos e animais. Severamente aflito vai gerar muitas dificuldades em termos de saúde, ao passo que forte aponta para um indivíduo resistente, de um corpo magro, belo e que detém boa saúde, em virtude de seu excelente jaṭharāgni (poder digestivo).

Financeiramente, esse posicionamento favorece um bom desenvolvimento, além de trazer também boa reputação, força, coragem, conquistas, heroísmo, uma natureza muito passional e trabalhadora, modéstia, inclinações ao asceticismo, grande determinação, natureza hospitaleira e o êxito em seus empreendimentos. Os autores clássicos, inclusive, pontuam que o indivíduo terá a disposição de um yogī, será glorioso, detentor de fama e um comportamento encantador.

Uma vez que a seis trata dos inimigos, Sūrya nessa casa, se estiver forte, enquanto o senhor da seis está fraco, aponta vitória sobre os mesmos, enquanto o contrário o faz subjugado por seus inimigos, especialmente se Sūrya ainda estiver sob influências maléficas.

Por sinal, em condições adversas, Sūrya tornará o indivíduo muito preocupado, sempre estressado com seus encargos, desprovido de conhecimento, atormentado por parentes maternos e inimigos, enganador, sujeito a muitas misérias, inflexível e oriundo de uma classe inferior.

No que se refere ao pai, esse pode passar por muitas dificuldades, partir cedo, ter má fama ou ser subjugado por seus inimigos. Também é comum vermos o indivíduo ou seu pai envolvidos com a agricultura ou mesmo áreas legal, de saúde, defesa, veterinária, etc.

Sūrya na sete
Ocupando a sete, Sūrya influí com desequilíbrios de vāta, predispõem a uma saúde frágil, um corpo fraco e desprovido de brilho, em virtude de atividade sexual desregrada. Isso, é claro, quando outras indicações confluem para o mesmo, pois a sete trata da vida sexual e Sūrya não se dá bem aqui, por ser também a casa que equivale ao poente, onde Śani (Saturno), o antagonista de Sūrya, ganha força.

Casamento tardio, lascívia, relações ilícitas, divórcios, infelicidade na vida conjugal, relações com pessoas de caráter questionável, autoritárias, dominadoras e que são dadas a humilhar, etc., são alguns dos resultados negativos que se podem esperar de Sūrya na sete, especialmente quando há outras aflições e fatores que apontem para dificuldades. Do contrário, quando Sūrya detém força e está sob boas influências, em um signo benéfico, etc., a vida conjugal será mais harmoniosa, podendo ocorrer, inclusive, um único casamento. Porém, mesmo com Sūrya em áries ou leão, o indivíduo vivencia dificuldades em sua vida afetiva, como traições, lascívia, etc., ainda que seja próspero e goze de mais harmonia na vida conjugal.

Outros resultados comuns envolvem o indivíduo vivenciar dificuldades com o governo e com as autoridades, vagar a esmo de um local a outro, não ser dado a respeitar as injunções alimentares de sua religião ou cultura, sofrer com uma mente instável, ser humilhado, rebelde, dado a ações anti-sociais e imorais, viver preocupado, enfrentar perdas nos negócios, ter dificuldades com o sono, poucos amigos, interesse em culturas estrangeiras e em viver distante de onde nasceu, sofrer com perdas por conta de mulheres e viver irritado em função de sua perturbadora luxúria.

Nas melhores condições, Sūrya na sete pode inclusive apontar vasta influência social, uma vez que se mostra presente em muitos mapas de políticos e reis influentes. Esse também é um posicionamento que pode levar o indivíduo a desenvolver a capacidade de compreender a natureza humana, ainda que haja uma forte tendência a impor sua perspectiva limitada sobre o outro. Por sinal, na sete, Sūrya enfraquece a personalidade, tornando-a suscetível a buscar aprovação social, desenvolvendo também dependências afetivas e a incapacidade de se afirmar plenamente ou de se libertar das influências sociais. No melhor dos casos, esse posicionamento representará uma entrega ao outro, compaixão e a capacidade de enxergar a interdependência existente entre os seres em geral.

Sūrya (Sol) na oito
Com Sūrya na oito, o indivíduo sofrerá com problemas de vista, além disso, está propenso a doenças crônicas, problemas envolvendo os órgãos genitais, a cabeça, o coração e os ossos. Esse ainda é um posicionamento que aponta para uma saúde mais frágil e possíveis problemas com vícios.

Nos clássicos, diz-se que o indivíduo terá um número limitado de filhos, condição financeira medíocre, prejuízos materiais em geral, perderá amigos e pessoas queridas, transmitirá um ar de insatisfação e viverá muitas dificuldades. Não só, o indivíduo também é descrito como indecente, mal vestido, sujeito a cargos inferiores, dado a viver longe de sua terra de nascimento, sofrerá com muitos inimigos, será extremamente colérico, tolo, desprovido de afeto e enfrentará adversidades na velhice. Isso, é claro, quando há fatores convergindo para um quadro mais negativo.

Em uma situação mais favorável, Sūrya na oito outorgará uma natureza magnética, poderosa e misteriosa, trará habilidade com assuntos metafísicos, a capacidade de desvelar mistérios, inclinações ascéticas e místicas, eloquência, resiliência e benefícios financeiros por meio de heranças ou recursos de outras pessoas.

Sūrya (Sol) na nove
Na nove, Sūrya outorga beleza física, uma mentalidade religiosa, boa fortuna, filhos e esposa, faz do indivíduo devotado a práticas religiosas, aos brāhmaṇas e devas, virtuoso, solidário com seus parentes, longevo, famoso, querido e favorecido por seus superiores, inteligente, nobre, constante no cumprimento de seus deveres, veraz, ascético, patriota, moralmente forte, filosófico e interessado em culturas estrangeiras. Porém, tais resultados dependem de Sūrya estar livre de aflições, forte e sob boas influências, enquanto o senhor da nove também goza de força.

Em uma situação contrária, isso é, com Sūrya enfraquecido, aflito e com o seu dispositor mal colocado, o indivíduo se mostrará avesso e ofensivo aos brāhmaṇas e preceptores, desviará dos princípios tradicionais, será cruel, tolo, moralmente fraco, arrogante, desafortunado, mentalmente perturbado, hostil em relação ao seu pai - o qual também será tolo e contrário aos princípios religiosos -, incapaz de cumprir com votos e atividades religiosas, inclinado a crenças distintas das de sua cultura local e dado a vagar a esmo.

Obviamente, é raro encontrar uma situação completamente negativa ou positiva. Geralmente, os resultados que um graha manifesta em uma casa são mistos, com alguma predominância positiva ou negativa.

Sūrya na dez
Este posicionamento de Sūrya, na dez, faz do indivíduo forte e saudável, embora possa afetar negativamente os joelhos. Geralmente, esse posicionamento outorga longevidade.

Uma vez que Sūrya detém dig-bala (força direcional) máximo nessa casa, seus resultados são excelentes. No caso, bravura, favorecimento por parte do governo e de seus superiores, boa reputação, a dedicação a atos piedosos, poder, sucesso profissional, autoridade, nobreza, sabedoria, prosperidade econômica, modéstia, um comportamento louvável, virtude, boa educação, natureza justa, meritória e benevolente, personalidade magnética, sucesso em terras distantes, determinação, elevado valor moral e ético, êxito nos empreendimentos, independência, generosidade e a capacidade de trabalhar arduamente e com foco bem definido são alguns dos resultados de um Sūrya bem colocado na dez. Inclusive, esse é o posicionamento típico de um líder e, não a toa, diz-se que os reis nascem ao meio-dia, que corresponde justamente ao período em que Sūrya está na dez, geralmente.

Fraco e sob más influências, Sūrya fará do indivíduo uma pessoa cruel, de natureza autoritária e punitiva, que se dedicará a atos vis, se deparará com obstruções em sua carreira e terá seu nome manchado. Não só, a mãe do indivíduo será uma pessoa doente, sua família se defrontará com oposição governamental e o próprio indivíduo sofrerá nas mãos das autoridades. Mesmo no que se refere a moradia, o indivíduo está inclinado a mudar-se inúmeras vezes e a viver distante de sua terra natal.

Em relação ao pai, esse terá alguma posição de destaque na sociedade, será um homem de conduta reta e bem-visto, desde que Sūrya esteja bem. Do contrário, o pai será um homem poderoso, mas vil e cuja má fama será bem conhecida pelas pessoas em geral.

Sūrya (Sol) na onze
Sūrya na onze favorece a saúde e a longevidade, no entanto, pode apontar para problemas envolvendo as pernas, calcanhares ou mesmo os ouvidos.

Em termos materiais, se Sūrya estiver forte, esse pode ser considerado um excelente posicionamento. No caso, prosperidade econômica, ganhos por meio do governo, obtenção de imóveis e veículos, sucesso nos empreendimentos, êxito em especulações financeiras e ambição são alguns dos resultados desse posicionamento.

Poucos filhos e infelicidade no que se refere a esses, obtenção crescente de poder ao longo da vida, elevado status, habilidade em temas sexuais, múltiplas relações, o apreço pela música, impaciência, integridade, sagacidade, ganhos súbitos, favorecimento por parte de autoridades e pessoas influentes, popularidade, natureza competitiva, firmeza nas palavras, sabedoria, capacidade de comando e êxito sobre os adversários também são outros resultados possíveis. Inclusive, no que se refere ao pai, esse geralmente goza de autoridade e êxito material.

Em uma condição indesejável, Sūrya sujeitará o indivíduo a muitas infelicidades em relação a filhos, além de também indicar dificuldades com amizades e grupos, insucesso com seus planos e empreendimentos, ganância desmedida, oportunismo, problemas financeiros, lascívia e o envolvimento com pessoas corrompidas por poder, riqueza, etc.

Sūrya (Sol) na doze
Na doze, Sūrya é prejudicado. No caso, o indivíduo tem uma saúde frágil, pode partir cedo, ter um membro defeituoso, problemas oculares, corpo magro, aparência desagradável, recorrentes problemas de saúde e injúrias ou doenças envolvendo os pés.

Outros resultados comuns e que são descritos nos clássicos são despesas e gastos excessivos, envolvimento com más companhias, natureza vil, hipócrita, tola, libidinosa, escapista, vulgar, fraca e insegura, inclinação a apostasia, a ideias inaceitáveis e a má conduta, o que geralmente os faz serem negligenciados e excluídos. Também costumam enfrentar perdas, insucesso profissional, serem dados a vagar a esmo, a perder poder, se envolver em atividades ilícitas, intoxicação, promiscuidade e, na pior das situações, podem acabar até mesmo presos ou se verem forçados a fugir de uma região ou país, seja por vergonha, perseguição ou outras misérias.

No melhor dos casos, esse posicionamento vai apontar para tendências ascéticas, reclusão, aguçada sensibilidade, o interesse por práticas contemplativas, ardente desejo pela transcendência, progresso em terras estrangeiras e, inclusive, pode indicar que o indivíduo se recolherá em um āśrama ou mesmo que estará sempre servindo em locais isolados, onde há pessoas abandonadas ou que sofrem, como hospitais, asilos, orfanatos, etc.

Em relação ao pai, esse tende a ser doente, apagado, degradado ou no mínimo distante do indivíduo, seja emocional ou mesmo fisicamente. Em alguns casos, esse posicionamento apontará para a morte precoce do pai ou sua completa ausência, ao ponto do indivíduo nem sequer tê-lo conhecido, por exemplo. 

oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário