terça-feira, 13 de novembro de 2018

Observações tradicionais sobre Budha

Estudando os principais textos de jyotiṣa, notei que na caracterização de Budha (Mercúrio), incluí-se, além de atributos já bem conhecidos, como a habilidade com a oratória e sua vasta educação, também o apreço pelo sexo oposto e uma natureza janota, isso é, que se preocupa em excesso com suas vestes.

Essas características não são, em geral, esperadas de um graha como Budha, mas sim de Śukra (Vênus). No entanto, relembrando alguns casos, vejo que há sim bastante coerência no que é dito entre os autores clássicos. Possivelmente esses atributos de Budha estariam relacionados ao fato dele ser, dentre os grahas, aquele que representa os príncipes (já arquetipicamente pomposos), além de ser também, assim como Śukra, um graha de natureza rajasika, ou seja, cuja natureza é apaixonada e egocêntrica.

Balabhadra, por exemplo, em seu Horā ratna diz que o lagna situado no triṁśāṁśa de Budha tornaria o indivíduo altamente egoísta e dado a sensualidade. Ele inclusive diz que aquele que nasce com tal lagna-triṁśāṁśa seria "interessado em mulheres divinas, ornamentos, flores e aromas".

Um exemplo interessante é David Bowie[1], o qual possuía o lagna à 10º de capricórnio, ou seja, no triṁśāṁśa de Budha, o qual também é ocupado por Chandra (Lua), Śukra (Vênus), Sūrya (Sol) e Maṅgala (Marte) em seu jātaka, ou seja, todos os significadores pessoais (lagna, Chandra e Sūrya), fora os dois significadores sexuais (Śukra e Maṅgala). David Bowie era bissexual, viveu incontáveis relações sexuais e sempre esteve em meio ao luxo e ao glamour, além de deter também outras das características naturais de Budha, como a eloquência, a educação, a habilidade artística, a jovialidade, o bom humor e o raciocínio rápido e aguçado.

Outro exemplo é o cantor Prince[2], que possuía o lagna no drekkāṇa e triṁśāṁśa de Budha, o qual, por sinal, ocupa seus próprios signos no drekkāṇa, dvādaśāṁśa e triṁśāṁśa. Assim como David Bowie, Prince também era bissexual, janota e uma estrela da música, enfim, alguém que representava muito bem uma série de características arquetípicas de Budha.

oṁ tat sat



[1] Nasc.: 08.01.1947 às 08:59 em Brixton, Londres.
[2] Nasc.: 07.06.1958 às 18:17 em Minneapolis, Minnesota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário