quarta-feira, 30 de maio de 2018

A elegibilidade necessária para estudar e praticar o jyotiṣa, de acordo com Parāśara

O que Parāśara tem a dizer sobre as qualificações necessárias para se estudar e praticar o jyotiṣa?

"Elegibilidade necessária para predições de sucesso: Ó Maitreya, as palavras daquele (1) que alcançou a habilidade na matemática, (2) se dedicou a adquirir o conhecimento da gramática, (3) que possui ciência da justiça, (4) é inteligente, (5) detém conhecimento sobre geografia, espaço e tempo, (6) que conquistou seus sentidos, (7) é hábil em estimações lógicas e (8) favorável ao jyotiṣa, sem dúvida alguma serão verdadeiras."

"...não ensine os conhecimentos desse śāstra àquele que é insignificante, que calunia os demais, nem àquele que não é inteligente, mas que é cruel e desconhecido a você. Ensine esse jyotiṣa śāstra somente àquele que (9) é gentil, (10) amigável, (11) devotado, (12) veraz, (13) brilhante e (14) que você conhece muito bem."

Claro, é bastante raro encontrar alguém com todas essas quatorze qualidades. Eu mesmo não tenho toda a qualificação necessária. No entanto, é possível, por conquista gradual ou seja, estudo e 
sādhanadesenvolver esse adhikāra (elegibilidade), desde que hajam indicações favoráveis no próprio horóscopo. Inclusive, pode-se resumir as qualidades necessárias como sendo ética e qualificação intelectual. Obviamente, haverá astrólogos medíocres, medianos e superiores, conforme o grau que possuem dessas qualidades.

om tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário