quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Kāraka bhāva nāśaya

No Bhavārtha ratnakara de Ramanuja há um verso que menciona a destruição da casa que é ocupada pelo seu kāraka (significador). P. e., Chandra na quatro, Guru na cinco, Śukra na sete, Śani na oito, Sūrya na nove, etc. Isso tem rendido muitas discussões entre os astrólogos, que dizem que o indivíduo representado pela casa ocupada por seu kāraka seria destruído ou afastado da vida da pessoa. No entanto, isso não é verdade, pois já vi dezenas de mapas onde a regra não funciona, ou seja, pessoas com Śukra na sete que tiveram um único e duradouro casamento, Guru na cinco indicando muitos filhos, etc.

Então, porque Ramanuja teria pontuado essa regra? Acredito, sinceramente, que ele se enganou ou simplesmente generalizou. Porém, há algo relevante a se considerar: quando o kāraka ocupa a casa que lhe foi designada, ao invés de termos três elementos (casa, senhor da casa e kāraka) para observar, teremos apenas dois (a casa que já está ocupada pelo kāraka e senhor da casa), no que tange aquele tema específico. Isso torna o tema em questão muito mais sensível a qualquer tipo de influência, seja ela positiva ou não.

Abaixo apresento dois exemplos claros disso, envolvendo Guru na cinco, o que dizem negar filhos.


Este primeiro mapa é de Johann W. Goethe, o qual teve cinco filhos, dos quais apenas um sobreviveu. Notem que Guru ocupa a cinco, enquanto seu senhor e recebe os olhares de Maṅgala e Śukra, sendo Śukra regente de doze (perdas). Nesse caso, não é o fato de Guru ocupar a cinco que o fez perder seus filhos, mas sim as demais influências que o graha, a casa e seu senhor recebem, de um maléfico e um regente de dusthāna debilitado, com o próprio Guru sendo um māraka.


Acima temos o mapa de Joseph Abboud, o qual teve duas filhas. Guru ocupa a cinco, enquanto senhor de três e seis e recebe os olhares de Śani, seu dispositor, e de Maṅgala. Notem que, embora Śani seja um maléfico, ele é o dispositor da casa e, portanto, garantiu a manifestação de seus temas.

As análises aqui feitas, embora simples, nos dão uma ideia de como os efeitos benéficos ou maléficos dos kārakas vão depender completamente de outras influências, considerando sempre que um benéfico isolado em uma casa (p. e., Guru na cinco ou Chandra na quatro) tende a beneficiar os seus temas, enquanto um maléfico (p. e., Maṅgala na três ou Sūrya na nove)  geralmente o prejudica, uma vez que são esses os efeitos naturais dos grahas, conforme a sua natureza específica.


Om tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário