terça-feira, 7 de novembro de 2017

A relevância do bhāveśa


O śloka acima diz o seguinte:

"Grahas ocupando um bhāva não podem progredir quando o seu senhor ocupa um dusthāna, está asta (combusto), em nīcha (debilitado) ou śatru rāśi (signo inimigo). - Jātaka pārījāta, 11.8"

Encontrei hoje esse śloka e ele apresenta um princípio muito relevante, pois por vezes notamos que há um graha bem colocado em um bhāva, mas o bhāveśa (senhor do bhāva) está mal colocado. Em tais situações as coisas podem até começar bem, mas não progridem e seus efeitos declinam algum tempo depois.

P. e., se um śubha graha (benéfico) ocupa a nove, mas o seu senhor está fraco em um dusthāna, o indivíduo pode iniciar um vrata (voto religioso) com entusiasmo e êxito, mas ao final não é capaz de cumpri-lo.

Outro exemplo seria uma mulher que conta com um śubha graha na cinco, mas o seu senhor está mal colocado. Em tal situação a gravidez pode até ocorrer, mas na seqüência a pessoa vive um aborto.

Em casos onde o bhāva está aflito, mas seu senhor bem colocado, os temas começam mal, mas apresentam algum progresso, ou seja, o contrário se dá, embora os resultados nesse caso não sejam plenos, pois isso exigiria a boa condição do bhāva e de seu senhor, isso para não mencionar também o kāraka (significador) do assunto em questão.

Om tat sat

Um comentário:

  1. Realmente não sei falar inglês bem , mas do jeito que eu compreendi o trecho, me pareceu que o bhavesa não poderia estar em dusthana do Graha em questão. Algo como Chandra em Leão na 2 e Surya na 7 (sexta de Dhana bhava).

    ResponderExcluir