sábado, 26 de agosto de 2017

A relação do lagna com o corpo

lagna (ascendente) é relacionado ao corpo, no entanto, esse não é o entendimento mais apropriado a respeito, pois na verdade o lagna só se relaciona com o corpo porque ele representa o crânio e o cérebro, a sede da inteligência, sem a qual não podemos viver de forma saudável.

A totalidade do corpo é descrita ao longo de todas as casas e não apenas do lagna. Por exemplo, a face e o pescoço são estudados através da dois, os ombros, braços e mãos por meio da três, etc.

No āyurveda é dito que existem três formas pelas quais a saúde é afetada: kāla parinama (mudanças relativa aos ciclos naturaism, como o das estações, por exemplo), prajñāparadha (falhas de julgamento) e asatmyendriyartha (uso nocivo dos sentidos). 

lagna descreve especialmente prajñāparadha, ou seja, erros de julgamento que levam ao adoecimento, como ignorar os sinais que o próprio corpo dá, por exemplo, cultivando hábitos e um estilo de vida nocivo a saúde. É por conta disso que o lagna é relacionado a saúde e não porque ele representaria o corpo como um todo.

Um graha fraco e relacionado ao lagna indica prajñāparadha em relação aos seus temas (órgãos, doṣa, etc.), um lagneśa (senhor do lagna) fraco indicará o mesmo. Por exemplo, no mapa abaixo, Maṅgala (Marte) ocupa o lagna e aflige também o senhor do lagna, Śani (Saturno), por meio do seu olhar. Essa pessoa, portanto, está sujeita a pitta doṣa, desequilíbrios da sua função metabólica, o que também se refletiria em um humor irritadiço.


O mapa abaixo é outro exemplo interessante. Nele, Guru ocupa o lagna, detendo força, o que deu a essa pessoa inteligência e equilíbrio para lidar com a sua saúde. No entanto, Śani, o lagneśa, ocupa a doze, junto a Ketu e sob o olhar de Maṅgala. Essa configuração fala sobre as suas preocupações e ansiedades gerando vata doṣa, o que tem efeito reflexo negativo sobre o seu sono, energia vital e segurança pessoal. No caso, o impacto está relacionado a irregularidade nesses aspectos, como insônia, variações de energia (atividade excessiva seguida por períodos de estafa) e períodos de insegurança e melancolia. Como Maṅgala olha o lagneśa, explosões de ânimo também acabam por ocorrer esporadicamente. Tudo isso é fruto de um desequilíbrio da própria função discriminativa associada ao lagna/lagneśa.


Baseado nesses dois exemplos, podemos entender melhor como funciona a relação do lagna com a saúde e o corpo. Basicamente, aflições ao lagna e ao lagneśa indicarão prajñāparādha, enquanto a força dos mesmos denotará o contrário, ou seja, o indivíduo consegue viver de forma equilibrada, tomando decisões inteligentes no que tange a sua saúde.


Om tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário