quinta-feira, 20 de junho de 2019

Guru (Júpiter) nas casas

Na Índia, Júpiter é chamado de Guru, que superficialmente significa "professor". O seu significado mais profundo, no entanto, é expresso na Advayatārakopaniṣad, que diz:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
गुशब्दस्त्वन्धकारः स्यात् रुशब्दस्तन्निरोधकः
अन्धकारनिरोधित्वात् गुरुरित्यभिधीयते १६॥
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“A sílaba ‘gu’ significa escuridão e ‘ru’, aquele que dissipa. Portanto, quem tem tal poder de dissipar a escuridão da ignorância é um guru”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Logo, alguém capaz de guiar um indivíduo da treva de tamas (inércia, escuridão ou ignorância) à luminosidade de sattva(bondade, equilíbrio ou conhecimento) pode ser chamado de guru. No entanto, guru também pode se referir a alguém que remove nossas dúvidas quanto a um determinado ramo de conhecimento, não necessariamente espiritual, pois de um ponto de vista mundano, qualquer pessoa que tenha vasta experiência e conhecimento em um determinado tema também pode ser considerado um guru, ou seja, um mestre.

Outra tradução da palavra guru é "pesado", referindo-se ao fato de um guru deter vasto conhecimento e estar firmemente alicerçado na verdade absoluta, ou seja, ele é um tattva-darśī (um vidente da verdade). Astrologicamente, Júpiter é quem personifica todas essas características. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sendo o regente do akāśa-tattva, o elemento éter/espaço, Guru também é responsável por harmonizar e oferecer o espaço necessário para que cada coisa seja acomodada apropriadamente. Isso também nos leva a compreender que Guru aumenta a capacidade do que influencia de acomodar mais coisas em si, expandindo as possibilidades dos pontos influenciados, dando-lhes maior liberdade, ou seja, um efeito que é oposto ao de Śani (Saturno), que restringe as possibilidades do que afeta.

Guru é considerado forte quando:
(1.1) Ocupa câncer, sagitário, peixes ou signos amigos no mapa natal ou nos vargas. No caso, quanto maior o número de divisões ideais ocupadas por Guru, melhor.
(1.2) Se encontra retrógrado (vakra).
(1.3) Está sob a influência de saumya grahas (Śukra, Budha ou Chandra) ou cercado por esses.
(1.4) Em uma situação onde o seu dispositor, tanto do rāśi quanto do navāṁśa, detém força.
(1.5) O nascimento se dá no seu dia ou durante a sua hora.
(1.6) Seu ṣaḍ-bala é superior a 390 virūpas.

Guru ainda ganha força quando ocupa os kendraskoṇas, a dois e a onze, enquanto que nas demais casas tende a manifestar maus resultados, salvo exceções. Abaixo você pode encontrar descrições de Guru em cada uma das doze casas: 

Guru no lagna (asc.)
Todos os clássicos elogiam o posicionamento de Guru na um como um dos melhores, senão o melhor posicionamento a ser ter em um horóscopo. O lagna corresponde ao ponto onde Guru obtém máximo dig-bala (força direcional), além de ser a casa que representa o indivíduo em si. Logo, Guru nessa casa outorga sorte, proteção, fortuna, saúde, erudição, beleza, tolerância, longevidade, sabedoria, compaixão, religiosidade, moralidade, nobreza, inteligência e uma boa oratória aqueles que nascem sob seus auspícios.

Nos clássicos é dito que o indivíduo será versado nos śāstras (escrituras), terá um bom número de filhos, será feliz e já cedo alcançará êxito na vida. No entanto, se Guru estiver enfraquecido, aflito por maléficos, etc., então o indivíduo se mostrará vil, pecaminoso, hipócrita, soberbo, ingrato, desrespeitoso para com seus parentes e preceptores, avaro e terá todos os demais bons resultados de Guru no lagna prejudicados de alguma forma.

No que se refere a saúde, Guru na um outorga longevidade e uma boa saúde, porém, predispõem a corpulência, especialmente com a idade. Além disso, se Guru ou/e o senhor do lagna estiver de alguma forma aflito, então o indivíduo pode vir a sofrer de desequilíbrios de kapha, como obesidade, por exemplo. Não só, ele também pode ter problemas de fígado, baço, diabetes e outras doenças relacionadas a Guru.

Guru na dois
Quando Guru ocupa a dois, o indivíduo obtém prosperidade econômica, é educado, eloquente, versado nos śāstras, detém sabedoria, é veraz, solidário, virtuoso, caridoso e dedicado a prática de mantras/orações. Bhṛgu diz que esse é um posicionamento para alguém capaz de antever o futuro, ou seja, ideal para um astrólogo ou alguém que lide com algum outro oráculo.

Outros resultados descritos nos clássicos envolvem uma bela face, família próspera e o prazer de se ter sempre bons pratos à mesa. Além disso, o indivíduo também pode vir a desenvolver apreço pela poesia e habilidade com temas administrativos, de acordo com Nārāyaṇa Bhatta.

Em uma má situação, no entanto, Guru aponta um mentiroso, ladrão, imoral, cuja fala é vulgar e que sofre com vícios. Ainda mais, tal indivíduo trará problemas para sua família, se envolverá com a esposa dos outros e sofrerá com doenças na região da garganta.

Guru na três
Embora a três se beneficie da ocupação de Guru, esse é prejudicado por sua posição em um triṣaḍāya. Nos clássicos é salientado que o indivíduo perderá muitas das virtudes que Guru carrega consigo. No caso, o mesmo se mostrará avaro, malicioso, ingrato, pecaminoso e egoísta. Além disso, é dito que o indivíduo enfrentará humilhações, será dominado pelo sexo oposto e não terá um amigo sequer, uma vez que seus relacionamentos serão baseados apenas em interesses pessoais. Isso tudo vai ser especialmente verdadeiro se Guru ainda estiver fraco e aflito.

No que se refere aos irmãos, é dito que esses serão prósperos e proeminentes. Inclusive, a depender de outros fatores, o indivíduo pode vir a ter muitos irmãos, especialmente homens. Desses, o irmão seguinte ao indivíduo se mostrará espirituoso, moral e benevolente, inclusive para com o indivíduo. Em más condições, no entanto, Guru na três gera desarmonia no relacionamento com irmãos, vizinhos e servos.

Uma vez que Guru beneficia os temas da três, o indivíduo pode vir a se tornar um escritor, pregador ou alguém envolvido de alguma forma com os meios de comunicação. Se Guru estiver forte, então o indivíduo se provará valente e capaz de atingir suas metas.

Guru na quatro
Como ocorre com todos os kendras, a disposição de Guru na quatro é um posicionamento elogiado nos clássicos. Diz-se que o indivíduo obterá felicidade no que tange a família, a mãe e até mesmo a vida conjugal. Ele deterá terras, propriedades espaçosas, veículos e viverá em meio a muitos confortos. Além disso, herdará riquezas, será exitoso na carreira, jubiloso, de um coração generoso, sábio, muito inteligente e bem-comportado.

Se Chandra (Lua) também estiver ocupando um kendra (1, 4, 7 ou 10), então o indivíduo terá uma família ampla, será um líder generoso, polido e cuja reputação perdurará mesmo após a sua morte. 
Em uma situação desfavorável, Guru na quatro apontará problemas legais ou outros envolvendo propriedades, relação desarmoniosa com a mãe e os familiares, hipocrisia religiosa, obstruções nos estudos, riscos de acidentes envolvendo veículos e outros prejuízos para os temas relativos a quatro.

Guru na cinco
Na cinco, Guru torna o indivíduo muito inteligente, além de expressivo, eloquente, sábio, otimista, glorioso, entusiasmado, religioso, generoso, favorecido por seus superiores, próspero, feliz, tolerante e, a depender, esse pode ser um indicativo favorável também para a erudição, o envolvimento com o ramo da educação, filosofia, espiritualidade ou mesmo da escrita e da arte. Outros resultados possíveis são o êxito em especulações financeiras, obtenção de autoridade e prosperidade súbita, assim como também um forte senso de propósito e a capacidade de antever eventos.

Embora seja dito que Guru na cinco nega filhos, isso não é correto. Os resultados, na verdade vão variar conforme a disposição da cinco, de seu senhor e demais elementos relacionados. O indivíduo pode tanto vir a ter muitos filhos como nenhum, mas se vier a tê-los, então especialmente o primeiro pode ser pródigo.

Se Guru estiver em más condições na cinco, então o indivíduo não terá filhos ou sofrerá com os mesmos, além disso, ele terá uma mente desequilibrada, complexo de superioridade, poderá vir a sofrer com problemas estomacais, excessos, obesidade, fracasso em especulações financeiras e nos planejamentos que vier a realizar.

Guru na seis
Guru sofre na seis, uma vez que se trata de um dusthāna-bhāva. No caso, os filhos do indivíduo podem ser hostis ou mesmo doentes. Se há aflições severas, filhos podem ser negados ou perdidos. Uma vez que Guru trata dos nossos mestres e da relação que temos com a religião, esse é um posicionamento que geralmente leva a apatia ou a hostilidade para com esses, o que aponta para uma vida mais desafortunada, de maneira geral.

Nos clássicos é dito que Guru na seis, por outro lado, nega inimigos ou faz do indivíduo triunfante sobre os mesmos, o que nem sempre será verdade a depender do caso. Outra coisa dita pelos autores de outrora é que o indivíduo será preguiçoso e inativo. Minha prática pessoal corrobora isso e, diria mais, é comum os vermos sofrendo com algum tipo de vício ou mau hábito.

Como a partir da seis Guru lança olhares as casas dois e dez, esse é um posicionamento que, no entanto, pode beneficiar a carreira e as finanças. No caso, o envolvimento profissional pode se dar com a área legal, educacional, com bancos, psicologia, filosofia, saúde, artes marciais, yoga, etc. Se outros saumya-grahas (benéficos) ocuparem upachayas (3, 6, 10 e 11), então um vasumati yoga se formará, garantindo ao indivíduo êxito econômico.

Em termos de saúde, esse posicionamento de Guru é desfavorável, podendo indicar doenças do fígado, alergias, diabetes e outras enfermidades relacionadas ao mesmo, especialmente se ele estiver aflito.

Guru na sete
Sendo a sete um kendra, Guru outorga bons resultados nesta casa. O indivíduo nascido com esta configuração é diplomático, tolerante, belo, popular, feliz, saudável, compassivo, exitoso nos negócios, afortunado e muito inteligente. Os clássicos ainda dizem que o indivíduo é superior ao seu próprio pai em termos de generosidade e outras qualidades. Tais resultados, no entanto, só serão verdadeiros se Guru estiver bem-disposto, enquanto o regente da sete também se encontra em bom estado.

No que tange a vida afetiva, Guru na sete favorece um casamento estável, feliz e que se provará uma fonte de progresso e boa fortuna para o indivíduo, inclusive a nível econômico. A esposa (ou esposo) é casta, bela, afortunada, devotada, tem um bom caráter e muitas virtudes. Além disso, ela também pode ser uma pessoa religiosa e espiritualizada ou no mínimo intelectualmente refinada. Em uma má situação, no entanto, Guru na sete negará tais resultados, gerando divórcios, traições e outros infortúnios.

Guru na oito
Quando Guru ocupa a oito, o indivíduo geralmente se beneficia de heranças, pensões, dinheiro da esposa ou de outras pessoas, basicamente. Se outros fatores também contribuírem, essa é uma configuração que predispõem a uma vida longa e uma morte pacífica. Nārāyaṇa Bhatta, inclusive, diz que o indivíduo alcançará os céus após a morte, o que certamente depende de muitos outros elementos para se dar.

Bhṛgu também exalta o aspecto espiritual de Guru na oito, pois diz que, se esse estiver forte e livre de aflições, o indivíduo se tornará um sādhu (santo) muito versado nos śāstras (escrituras). Isso se deve a esse ser um mokṣa-bhāva, uma casa que trata da transcendência, o que também favorece a intuição do indivíduo, assim como o seu interesse por temas metafísicos e ocultos, incluindo a astrologia, por exemplo. Por outro lado, também é dito por Bhṛgu e outros autores clássicos que, se Guru estiver em condições adversas, o indivíduo será vulgar e dado a atividades pecaminosas, tais como relações sexuais ilícitas com viúvas, pois afinal, a oito trata de adharma.

Outros maus resultados descritos nos śāstras a respeito de Guru na oito são de que o indivíduo será pobre ou obterá dinheiro a partir de seus próprios e árduos esforços, estará sujeito a servir outras pessoas, se afastará ainda cedo da casa de seu pai, será humilhado e irreligioso. Ele também pode vir a sofrer com problemas de saúde envolvendo o fígado, pâncreas, tumores, obesidade, diabetes, etc.

Guru na nove
O posicionamento de Guru na nove é elogiado pelos astrólogos em geral, pois torna o indivíduo piedoso, sábio, humano, filosófico, inclinado as atividades religiosas, belo, generoso, longevo, justo, versado e sortudo. Não só, é dito que o mesmo logrará posições de poder, seja como um líder ou mesmo como ministro, preceptor, professor, conselheiro, etc., em virtude de suas muitas qualidades que o tornam querido por seus superiores e pelas pessoas em geral, incluindo familiares.

Em termos materiais, esse também é um bom posicionamento, podendo tornar o indivíduo muito abastado, se outros fatores confirmarem isso. Inclusive, viagens a países estrangeiros são também favorecidas por Guru na nove, que pode conduzir o indivíduo a tais locais por motivos religiosos ou educacionais, principalmente.

Em uma má situação, no entanto, Guru na nove tornará o indivíduo hipócrita e, no pior dos casos, blasfemo. Por sinal, embora o mesmo siga uma filosofia de vida equivocada e não demonstre as qualidades necessárias para ensinar os demais, em virtude de sua arrogância ele se portará de forma doutrinária e hostil a verdade. Seu relacionamento com preceptores e com os mais velhos não será harmoniosa e o mesmo pode vir a trair os seus, motivado por orgulho e ingratidão.  

Guru na dez
De acordo com os astrólogos antigos, Guru na dez torna o indivíduo religioso, dedicado a atos piedosos, sacrifícios, ao estudo dos śāstras, lhe outorga fama e respeito entre as massas, além de beneficiá-lo em termos financeiros ou materiais, de forma geral.

Guru na dez cora de êxito as atividades do indivíduo, o qual se provará generoso e interessado no bem-estar da sociedade. Ele pode inclusive vir a ser um filantropo, religioso, astrólogo, professor, acadêmico, juiz, alguém importante dentro do governo ou mesmo um grande líder.

Contudo, se Guru estiver fraco e aflito, assim como também o senhor da dez, o idealismo, a moralidade e a piedade do indivíduo não se sustentarão e, pelo contrário, ele se mostrará vil e dúplice, além de estar sujeito a má fama e a enfrentar problemas profissionais. Não só, ele também pode acabar sujeito a punições do governo ou das autoridades.

Guru na onze
Em termos financeiros e materiais, Guru na onze é uma grande bênção, pois o indivíduo é abençoando com inúmeras oportunidades de lucro e expansão nesta área da vida. Não só, os temas de cinco também são beneficiados pelo olhar de Guru, que promete filhos e uma boa educação, desde que esteja forte e livre de maiores aflições.

No que se refere aos amigos, esse posicionamento aponta para amizades com pessoas inteligentes, religiosas e de boa conduta. O indivíduo pode ter amigos influentes e que lhe ajudarão de inúmeras maneiras. Ele pode inclusive vir a participar de grupos com propósitos sociais, acadêmicos ou mesmo espirituais, demonstrando inclusive um certo orgulho neste sentido. Como a onze também trata dos irmãos mais velhos, esse posicionamento os favorece com as qualidades e bênçãos de Guru.

Sob aflições e fraco, Guru na onze é um impedimento para o sucesso no tema filhos e educação, embora não necessariamente negue ganhos. Porém, os ganhos tendem a ser obtidos de forma questionável e o indivíduo, além de oportunista, será também egoísta e orgulhoso.

Guru na doze
Sendo a doze uma casa maléfica, Guru é prejudicado por sua posição na mesma. O indivíduo com tal posicionamento terá seus recursos limitados, será pobre ou dado a gastar grandes quantias, podendo inclusive ter perdas e despesas significativas se Guru estiver aflito.

O tema filhos também sofre em função deste posicionamento, que pode tanto negar quanto também destruir ou afastar os filhos do indivíduo a nível emocional ou mesmo geográfico. De maneira similar, o caráter e as virtudes sofrem, de acordo com os textos clássicos, sendo que o indivíduo pode ter maus hábitos, ser malquisto, preguiçoso, pecaminoso, irreligioso, vulgar na sua fala, tolo e amargo com as pessoas em geral, o que minha prática corrobora em muitos casos. Inclusive, Varāhamihira diz que este posicionamento pode até mesmo gerar um vilão.

No entanto, em boas condições e com o suporte de yogas espirituais, Guru na doze pode tornar o indivíduo muito espiritualizado, introspectivo, capaz de tolerar grandes sacrifícios, além de beneficiá-lo com um destino elevado após a morte. Inclusive, é comum vermos indivíduos com esse yoga se interessando por religiões estrangeiras e travando contato com mestres de outros países. Porém, se não há yogas espirituais, enquanto Guru ainda detém uma boa condição, então o indivíduo pode encontrar seu êxito em países estrangeiros ou terras distantes, ser muito caridoso e também reservado.

oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário