sexta-feira, 28 de junho de 2019

Trânsitos de julho de 2019

Agora em julho, há uma série de movimentos interessantes ocorrendo no céu, os quais são:

02.07 ocorre um eclipse solar total à 16º de gêmeos.
07.07 Mercúrio retrograda a partir de 10º de câncer, o que perdura até 31.07, quando ele retoma o movimento direto em 29º de gêmeos.
08.07 ocorre um apasavya graha-yuddha entre Mercúrio e Marte à 10º de câncer, com Marte possivelmente sendo subjugado.
09.07 ocorre uma oposição entre o Sol e Saturno à 23º de gêmeos-sagitário.
16.07 ocorre um eclipse lunar parcial à 29º de sagitário; karka saṁkrānti (Sol ingressa câncer).
17.07 ocorre uma oposição entre Vênus e Saturno à 22º de gêmeos-sagitário e uma conjunção entre Vênus e Rāhu à 23º de gêmeos.
22.07 Vênus ingressa câncer.

Em síntese, o que podemos imaginar a partir desses movimentos é o seguinte:

(1) O eixo gêmeos-sagitário segue sendo afetado, assim como no mês de junho, mas agora o impacto é dos eclipses e também da oposição entre Sol e Saturno no dia 09.07 e entre Vênus e Saturno no dia 17.07.

Considerando-se que os maléficos seguem incidindo sobre o eixo ge-sg, o impacto naturalmente tende a ser mais negativo. Para cada lagna o impacto é distinto, naturalmente, uma vez que esse eixo vai se situar em casas específicas. Mas, segue a tendência natural a um impacto negativo, que afeta em especial aqueles que possuem o lagna, o lagneśa, a Lua ou o senhor da Lua em um desses signos. Em virtude da aflição que Vênus sofrerá no dia 17.07, o período próximo a esse dia, tanto antes quanto depois, será geralmente negativo para os seus temas.  

(2) Com a retrogradação de Mercúrio em câncer, a partir do dia 07.07 e estendendo-se até 31.07, naturalmente se dará uma revisão dos assuntos da casa em que esse trânsito se efetiva, assim como também dos grahas natais influenciados. Por exemplo, alguém cujo lagna é leão deve tomar cuidado com decisões precipitadas no que tange gastos/investimentos e viagens, embora seja também bem possível que investimentos inteligentes sejam feitos neste período, talvez em coisas que o indivíduo havia deixado temporariamente de lado. Já alguém cujo lagna é sagitário pode vivenciar algum tipo de revisão ou reviravolta nos seus relacionamentos ou mesmo na carreira durante esta retrogradação, o que pode ou não ser positivo a depender de fatores mais específicos.

No dia 08.07, Mercúrio e Marte formam uma conjunção exata, ou seja, um graha-yuddha (guerra planetária), o que pode representar problemas, especialmente aos temas de Marte, suponho, pois a determinação do vencedor em um graha-yuddha ainda é um assunto bastante controverso. Logo, se eu estiver certo sobre a vitória de Mercúrio, as pessoas que possuem significadores pessoais em áries ou escorpião podem ser mais significativamente afetados por este graha-yuddha. No caso daqueles com significadores em áries, os problemas podem ter relação com familiares, propriedades, saúde ou inimigos, enquanto que para aqueles com significadores em escorpião, os problemas tendem a envolver o pai, professores, a religiosidade, viagens, etc.

(3) Câncer, ao mesmo tempo que segue sendo transitado por Marte, o que não é positivo, também será ao longo do mês transitado por Vênus e Mercúrio, sendo que Júpiter ainda estará lançando seu olhar ao mesmo. Isso representa oportunidades e benefícios, mistos as situações potencialmente difíceis que o trânsito de Marte, em especial, aponta.

Um exemplo: se alguém possui algum significador pessoal em áries, embora haja o potencial para problemas envolvendo os temas que citei mais acima, isso pode ser justamente para que algum tipo de resolução positiva seja alcançada, como o sucesso em um caso judicial envolvendo uma propriedade. Outro exemplo interessante envolve significadores pessoais em virgem, o que pode apontar para ganhos diversos e maior interação social ao longo do mês.

(4) Em suma, gêmeos e câncer seguem sendo os signos mais ativados por trânsitos ao longo do mês. Naturalmente, os signos opostos, ou seja, sagitário e capricórnio, também são ativados. Note bem o que possui em tais signos e a partir disso pode vir a ter uma ideia de como tais trânsitos lhe afetarão. Pode-se dizer que os trânsitos por gêmeos tem um potencial mais negativo, em geral, enquanto que os trânsitos por câncer manifestam um potencial misto.

(5) Em relação ao contexto das eletivas, observando apenas as combinações de vāra (dia da semana), tithī (dia lunar) e nakṣatra¸ denominados vāra-tithī-nakṣatra-yogas, os dias impróprios para iniciar atividades auspiciosas seriam os dias 1, 2 (āmāvāsya), 4, 6, 16 e 25. Obviamente, essa é uma observação mais generalista da natureza dos dias e sua influência sobre as eleições de momentos auspiciosos, logo estou ignorando por completo outras configurações que não sejam as de vāratithī e nakṣatra. É recomendável que se consulte a posição da Lua no dia e os aspectos que forma com outros grahas. Evite configurações tensas, como por exemplo a conjunção da Lua aos maléficos em gêmeos que se dá entre os dias 1-4.

Em casos onde não se pode evitar o início de uma atividade auspiciosa em um dia negativo, uma das melhores opções é escolher um horário no qual Júpiter ocupa a um, a cinco ou a nove do lagna do momento, pois esse é um bhanga (fator que nulifica males) para configurações negativas em um muhūrta.

* * *

Uma observação importante é de que as predições acima estão baseadas no zodíaco sideral (
nirāyaṇa), particularmente no Lahiri ayanāṁśa e, uma vez que são predições gerais e mais ilustrativas, devem ser encaradas com cautela. Deve-se também notar que essa leitura não é como a dos horóscopos modernos e visa apenas dar uma ideia de quais trânsitos devem ser observados no mês, seja a nível de jātaka (astrologia natal), muhūrta (eletiva) ou medini (mundial).

Inclusive, as nuances de muhūrta, em especial, só podem ser compreendidas por um estudo mais detalhado e profundo. Se tem dúvidas sobre se um dia é ideal para um determinado tipo de atividade, consulte-se com alguém de sua confiança, especialmente se o dia em que planeja iniciar uma atividade foi assinalado aqui como um dia impróprio para atividades auspiciosas em geral.

oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário