segunda-feira, 10 de junho de 2019

Curso em agosto: fundamentos básicos do jyotiṣa

No dia 14 de agosto abrirei uma turma para o curso online de fundamentos básicos do jyotiṣa, focando no método descrito por Varāhamihira em seu Bṛhat jātaka e que foi expandido na Sārāvalī, Phaladīpikā e Jātaka pārījāta, os quais integram os quatro principais textos de jyotiṣa. No entanto, também complementaremos o nosso estudo com outras referências clássicas, tais como o Bṛhat Parāśara horā śāstra e o Sarvārtha chintāmaṇi.
O curso terá extensão de cinco meses e abrangerá os seguintes tópicos:

1. Introdução ao jyotiṣa
2. Karma, reencarnação e destino (daiva)
3. Os doze signos (rāśis) e o āyanāṁśa (precessão dos equinócios)
4. Os nove planetas (grahas)
5. Olhares dos planetas (graha-dṛṣṭis)
6. Avaliando a força dos planetas (graha-bala)
7. As divisões de um signo (vargas)
8. As doze casas (bhāvas)
9. Kendras (1, 4, 7 e 10) & koṇas (5 e 9)
10. Upachayas (3, 6, 10 e 11), dusthānas (6, 8 e 12) & mārakas (2 e 7)
11. Natureza funcional dos planetas para cada ascendente
12. O processo de delineação
13-19. Aulas práticas
20. Pacificação dos planetas (graha-śāntiḥ)

Com este curso, o aluno poderá compreender como a delineação de um mapa deve ser realizada, o que o tornará apto a interpretar um horóscopo a um nível básico ou intermediário, a depender de seu empenho.
Este curso é complementado posteriormente com cursos mais avançados, como o curso que trata dos yogas, o curso sobre os vargas e também o que trata da predição em si, valendo-se das técnicas de daśās e trânsitos.
Interessados no curso devem me comunicar via email (jyotishabr@gmail.com) até no máximo o dia 5 de agosto. O valor do curso é de R$ 1600,00 à vista ou R$ 1750,00 parcelado via PAGSEGURO em até 12x. As aulas são semanais, dadas via Zoom (vídeo-confereência) e serão todas gravadas em áudio para que os alunos possam estuda-las posteriormente, o que é especialmente bom para aqueles que não podem comparecer com regularidade as aulas online. Além disso, o curso inclui PDFs riquíssimos e muitos mapas para exemplificação.
O dia e o horário dos encontros semanais serão combinados com os alunos, já com alguns dias de antecedência do início do curso. Por hora, no entanto, fica estabelecido que o início do curso será no dia 14.08 (quarta-feira) as 20hrs, sendo que nas demais semanas a proposta é manter as aulas nas quartas neste mesmo horário.

Serão incluídas também no curso referências bibliográficas, artigos diversos, outros tipos de materiais complementares ao ensino, grupo no face e um chat (Messenger e Whatsapp) para esclarecimentos de dúvidas. Além disso, enviarei a todos um arquivo contendo os principais textos clássicos em PDF para consultas ao longo do curso.

Obs.: este curso não forma profissionais, mas dá as bases necessárias para aqueles que querem se aprofundar mais no jyotiṣa, algo que também ofereço por meio de outros cursos, mas que demandam a conclusão do curso de fundamentos básicos, primeiramente. Interessados em se profissionalizar devem me contatar, pois assim posso dar informações mais detalhadas a respeito.

oṁ tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário