terça-feira, 29 de agosto de 2017

Desmistificando o Maṅgala doṣa

Resultado de imagem para indian weddingMaṅgala doṣa, também chamado de Kuja doṣa foi uma das primeiras coisas que li a respeito quando conheci o jyotiṣa. É dito que aqueles que possuem Maṅgala (Marte) em um, dois, quatro, sete, oito ou doze a partir do lagna viverão um matrimônio infeliz, se divorciarão ou ficarão viúvos.

É fácil de entender o porquê dessa afirmação, afinal, Maṅgala é um graha ígneo e dos maléficos, o mais cruel. Além disso, é dominador, individualista e naturalmente inclinado a agressividade e a arrogância. Em relacionamento algum essas características são apreciáveis, pois vão completamente de encontro com as características de Śukra (Vênus), o kāraka do matrimônio, que é diplomático, pacífico e agradável.

Resta, no entanto, saber qual seria a referência clássica para o Maṅgala doṣa, pois muitos acreditam que se trata de uma invenção moderna, o que não é verdade - exceto pelo fato de que a designação desse yoga enquanto um doṣa (uma desarmonia, tal qual nascer no penúltimo ou no último dia lunar, em eclipses, etc.) é fruto da liberdade tomada pelos astrólogos contemporâneos. Quem menciona o Maṅgala doṣa é Parāśara, o qual diz o seguinte (80.47-49, BPHS):

"Uma mulher que nasce com Maṅgala em doze, quatro, sete ou oito a partir do lagna, sem a influência de um benéfico se tornará viúva.

Esse yoga se aplica também aos homens. No entanto, se ambos, marido e mulher possuem o mesmo yoga, seus efeitos cessarão".

Essa afirmação está no cp. de strī jātaka, horóscopo feminino, do horā śāstra, o qual é inteiro dedicado a determinar as características femininas, pois na tradição védica o casamento idealmente só deve ocorrer uma vez na vida e, portanto, o homem deve saber escolher corretamente a mulher com quem irá se casar e vice-versa.
Não é considerado bom sinal casar-se com uma mulher ou homem que tenha Maṅgala doṣa em seu horóscopo, de acordo com Parāśara. Porém, notem que Parāśara não menciona Maṅgala nas casas um e dois, como fazem os astrólogos contemporâneos, o que faria metade das posições de Maṅgala no horóscopo causa de Maṅgala doṣa. Ele também diz que esse yoga só passa a ser efetivo se Maṅgala não estiver sob a influência de um benéfico, oque muitos ignoram, tornando o yoga presente em grande parte dos mapas que encontramos, sendo que quando aplicamos a regra, poucas pessoas sofrerão com o yoga. Quanto a questão de que se ambos forem mangliks o yoga é nulificado, isso não é verdadeiro. O que ocorre quando duas pessoas são mangliks é que o temperamento de ambos será semelhante e, portanto, há maiores chances de respeitarem um ao outro (isso não é garantido!).

Quando apenas um é manglik, aquele que não é sofre com os abusos de seu/sua parceiro/parceira, não sabendo se defender. Porém, para determinar tais efeitos só o Maṅgala doṣa não é suficiente, uma vez que também devemos analisar a casa sete, seu senhor, Śukra, o mapa navāṁśa, assim como o upapāda lagna (UL) e o dāra pāda (A7). Ignorar isso é o que torna tal yoga fraudulento na maior parte dos casos, uma vez que muitos o tomam como um "shortcut" para impressionar seus clientes e manter o seu business astrológico. Sem realizar essa análise detalhada do tema afetivo, não é possível realizar um julgamento preciso. A prática mostra como todos os yogas possuem inúmeras variações e bhangas (fatores de nulificação), o que torna o exercício de interpretar yogas muito mais complexo do que parece.

Os astrólogos do passado registraram uma grande variedade de yogas visando facilitar a interpretação do horóscopo, no entanto, isso não exclui a análise holística do mapa, as inúmeras variações de um mesmo yoga, etc. Todos esses fatores devem ser cuidadosamente notados, uma vez que nada é tão preto e branco assim quando o assunto é jyotiṣa.

Em uma pesquisa que fiz sobre o Maṅgala doṣa, notei que inúmeras pessoas que supostamente seriam mangliks tiveram casamento estável e filhos. Dos que se tornaram viúvos ou viveram divórcios, além de Maṅgala estar aflito, a casa sete, seu senhor, etc., também apontavam para o mesmo. Quanto as casas um e dois, Maṅgala nessas casas pode gerar todas as dificuldades do Maṅgala doṣa, uma vez que ele lança olhar a casa sete e oito quando ocupa a um, e a oito quando ocupa a dois, no entanto, tomar esse elemento isoladamente para prever tais eventos é enganar a si mesmo e aos outros. Inclusive, mesmo a ideia de que após os 28-29 anos de idade o Maṅgala doṣa deixa de surtir efeito é absurda, uma vez que uma configuração não deixa de funcionar por causa da idade. O que muda a expressão de um indivíduo são os trânsitos e daśās que vive. Portanto, se o Maṅgala doṣa estiver mesmo presente no mapa, ele dará efeitos independente da idade, o que demonstrará variações em seus efeitos apenas em função de trânsitos e daśās. 

Om tat sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário