O lagna (ascendente)
é relacionado ao corpo, no entanto, esse não é o entendimento mais apropriado a
respeito, pois na verdade o lagna só se relaciona com o corpo
porque ele representa o crânio e o cérebro, a sede da inteligência, sem a qual
não podemos viver de forma saudável.
A totalidade do corpo é
descrita ao longo de todas as casas e não apenas do lagna. Por exemplo,
a face e o pescoço são estudados através da dois, os ombros, braços e mãos por
meio da três, etc.
No āyurveda é
dito que existem três formas pelas quais a saúde é afetada: kāla
parinama (mudanças relativa aos ciclos naturaism, como o das
estações, por exemplo), prajñāparadha (falhas de julgamento) e asatmyendriyartha (uso
nocivo dos sentidos).
O lagna descreve especialmente prajñāparadha,
ou seja, erros de julgamento que levam ao adoecimento, como ignorar os sinais
que o próprio corpo dá, por exemplo, cultivando hábitos e um estilo de vida
nocivo a saúde. É por conta disso que o lagna é relacionado a
saúde e não porque ele representaria o corpo como um todo.
Um graha fraco
e relacionado ao lagna indica prajñāparadha em
relação aos seus temas (órgãos, doṣa, etc.), um lagneśa (senhor do lagna)
fraco indicará o mesmo. Por exemplo, no mapa abaixo, Maṅgala (Marte) ocupa
o lagna e aflige também o senhor do lagna, Śani
(Saturno), por meio do seu olhar. Essa pessoa, portanto, está sujeita a pitta
doṣa, desequilíbrios da sua função metabólica, o que também se refletiria
em um humor irritadiço.
O mapa abaixo é outro
exemplo interessante. Nele, Guru ocupa o lagna, detendo força, o
que deu a essa pessoa inteligência e equilíbrio para lidar com a sua saúde. No
entanto, Śani, o lagneśa, ocupa a doze, junto a Ketu e sob o olhar
de Maṅgala. Essa configuração fala sobre as suas preocupações e ansiedades
gerando vata doṣa, o que tem efeito reflexo negativo sobre o seu
sono, energia vital e segurança pessoal. No caso, o impacto está relacionado a
irregularidade nesses aspectos, como insônia, variações de energia (atividade
excessiva seguida por períodos de estafa) e períodos de insegurança e
melancolia. Como Maṅgala olha o lagneśa, explosões de ânimo também
acabam por ocorrer esporadicamente. Tudo isso é fruto de um
desequilíbrio da própria função discriminativa associada ao lagna/lagneśa.
Baseado nesses dois
exemplos, podemos entender melhor como funciona a relação do lagna com
a saúde e o corpo. Basicamente, aflições ao lagna e ao lagneśa indicarão prajñāparādha,
enquanto a força dos mesmos denotará o contrário, ou seja, o indivíduo consegue
viver de forma equilibrada, tomando decisões inteligentes no que tange a sua
saúde.
Om tat sat
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