No Bhavārtha ratnakara de
Ramanuja há um verso que menciona a destruição da casa que é ocupada pelo seu kāraka (significador). P. e., Chandra na
quatro, Guru na cinco, Śukra na sete, Śani na oito, Sūrya na nove, etc. Isso
tem rendido muitas discussões entre os astrólogos, que dizem que o indivíduo
representado pela casa ocupada por seu kāraka
seria destruído ou afastado da vida da pessoa. No entanto, isso não é verdade,
pois já vi dezenas de mapas onde a regra não funciona, ou seja, pessoas com Śukra na sete que tiveram um único e duradouro casamento, Guru na cinco indicando muitos filhos, etc.
Então, porque Ramanuja
teria pontuado essa regra? Acredito, sinceramente, que ele se enganou ou
simplesmente generalizou. Porém, há algo relevante a se considerar: quando o kāraka ocupa a casa que lhe foi
designada, ao invés de termos três elementos (casa, senhor da casa e kāraka) para observar, teremos apenas
dois (a casa que já está ocupada pelo kāraka
e senhor da casa), no que tange aquele tema específico. Isso torna o tema
em questão muito mais sensível a qualquer tipo de influência, seja ela positiva
ou não.
Abaixo apresento dois
exemplos claros disso, envolvendo Guru na cinco, o que dizem negar filhos.
Este primeiro mapa é de
Johann W. Goethe, o qual teve cinco filhos, dos quais apenas um sobreviveu.
Notem que Guru ocupa a cinco, enquanto seu senhor e recebe os olhares de Maṅgala
e Śukra, sendo Śukra regente de doze (perdas). Nesse caso, não é o fato de Guru
ocupar a cinco que o fez perder seus filhos, mas sim as demais influências que
o graha, a casa e seu senhor recebem, de um maléfico e um regente de dusthāna debilitado, com o próprio Guru sendo um māraka.
Acima temos o mapa de
Joseph Abboud, o qual teve duas filhas. Guru ocupa a cinco, enquanto senhor de
três e seis e recebe os olhares de Śani, seu dispositor, e de Maṅgala. Notem
que, embora Śani seja um maléfico, ele é o dispositor da casa e, portanto,
garantiu a manifestação de seus temas.
As análises aqui feitas, embora simples, nos
dão uma ideia de como os efeitos benéficos ou maléficos dos kārakas vão depender completamente de
outras influências, considerando sempre que um benéfico isolado em uma casa (p. e., Guru na cinco ou Chandra na quatro) tende a beneficiar os seus temas, enquanto um maléfico (p. e., Maṅgala na três ou Sūrya na nove) geralmente o prejudica, uma vez que são esses os efeitos naturais dos grahas, conforme a sua natureza específica.
Om
tat sat
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