O śloka acima diz o seguinte:
"Grahas
ocupando um bhāva não podem progredir quando o seu senhor ocupa um dusthāna, está
asta (combusto), em nīcha (debilitado) ou śatru rāśi (signo inimigo). - Jātaka
pārījāta, 11.8"
Encontrei hoje esse śloka e ele apresenta um princípio muito
relevante, pois por vezes notamos que há um graha bem colocado em um bhāva, mas o bhāveśa (senhor do bhāva)
está mal colocado. Em tais situações as coisas podem até começar bem, mas não
progridem e seus efeitos declinam algum tempo depois.
P. e., se um śubha graha (benéfico) ocupa a nove, mas
o seu senhor está fraco em um dusthāna, o indivíduo pode iniciar um vrata (voto religioso) com entusiasmo e
êxito, mas ao final não é capaz de cumpri-lo.
Outro exemplo seria uma
mulher que conta com um śubha graha
na cinco, mas o seu senhor está mal colocado. Em tal situação a gravidez pode
até ocorrer, mas na seqüência a pessoa vive um aborto.
Em casos onde o bhāva está aflito, mas seu senhor bem
colocado, os temas começam mal, mas apresentam algum progresso, ou seja, o
contrário se dá, embora os resultados nesse caso não sejam plenos, pois isso
exigiria a boa condição do bhāva e de
seu senhor, isso para não mencionar também o kāraka (significador) do assunto em questão.
Om tat sat
Realmente não sei falar inglês bem , mas do jeito que eu compreendi o trecho, me pareceu que o bhavesa não poderia estar em dusthana do Graha em questão. Algo como Chandra em Leão na 2 e Surya na 7 (sexta de Dhana bhava).
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